Curiosidade 03 Mai
O brasileiro que puder fazer o pedido de aposentadoria por idade não precisará mais sair de casa. A partir da próxima segunda-feira, 21, o INSS deixará de aceitar agendamentos para a solicitação da aposentadoria por idade, que deverá ser feita pela internet ou por telefone, seguindo o sistema implantado no ano passado.
O segurado já pode fazer o pedido pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135. Todo o acompanhamento será realizado por meio de um número de protocolo, sem necessidade de comparecer a um posto de atendimento, exceto no caso de haver alguma pendência, quando será solicitado o comparecimento para entregar documentos que estejam faltando, por exemplo.
Ao entrar no site, o usuário deve fazer um cadastro com usuário e senha. O pedido será registrado e um número de protocolo será emitido, pelo qual será possível acompanhar o andamento. Segundo o INSS, a aprovação vai ser automática, com a análise feita por computadores.
Para ter direito à aposentadoria por idade, é necessário ter 15 anos de contribuições ao INSS e 60 anos (mulheres) ou 65 anos (homens). Você pode saber quanto tempo falta para poder fazer o pedido por uma calculadora do governo. Sem a necessidade de comparecimento, o órgão espera que os pedidos sejam agilizados.
Além dos pedidos de aposentadoria por idade, a liberação do salário-maternidade também será realizado automaticamente.
Mesmo com o pedido sendo feito e aprovado via internet ou telefone, o INSS ainda deverá enviar uma carta de concessão da aposentadoria para o segurado, de acordo com o presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), Roberto de Carvalho Santos. O documento contém informações sobre os cálculos usados pelo INSS e sobre a data de pagamento do primeiro benefício.
Comentários