LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: alemães paralisaram carros protestando contra preços de combustível?

24 de maio de 2018 16

A greve dos caminhoneiros em grande parte do Brasil nesta semana tem causado consequências em diversos setores. Além dos postos lotados, para que os carros sejam abastecidos antes de faltar combustível, outros problemas apareceram, como suspensão de postagens dos Correios pelo Sedex e falta de pão em unidades do McDonald’s.

Fora dos estabelecimentos físicos, a internet também tem respondido ao ato, com diversas postagens favoráveis ou contrárias, além de tags nos trends do Twitter. No entanto, no meio de tantos comentários, surgem informações e imagens que nem sempre procedem. Foi o que aconteceu com uma foto supostamente tirada de um protesto semelhante na Alemanha. Teria sido verdade? Confira a seguir:

Repercussão da foto nas redes

Uma imagem começou a ser divulgada no Facebook e logo se espalhou para outras mídias sociais, como o Twitter e o WhatsApp, com vários caros paralisados em uma rua. A foto já atingiu mais de 300 mil compartilhamentos em um dia.

Na legenda da foto, a mensagem dava conta de uma possível manifestação na Alemanha contra o aumento dos preços de combustível. De acordo com a corrente, um milhão de carros foram abandonados nas ruas e avenidas alemãs, fato que obrigou o governo a voltar atrás e baixar os valores da gasolina.

Imagem: Reprodução

“Na Alemanha o governo subiu preço de combustível. Em apenas uma hora de tempo as pessoas abandoram seus carros nas ruas e avenidas e foram a pé para casa. Mais de um milhão de carros abandonados. Tiveram que baixar o preço. Quando o povo é inteligente os corruptos não conseguem concretizar seus objetivos.”

Isso realmente aconteceu?

Diferente do que é divulgado, não houve qualquer paralisação de veículos na Alemanha nos últimos tempos, muito menos ligada a problemas de combustível no país. A agência regulatória ligada ao Ministério da Fazenda alemão emitiu uma nota para desmentir o caso:

“Não temos conhecimento desses protestos. Além disso, o preço da gasolina na Alemanha não teve qualquer aumento.”

Apesar de o preço do litro da gasolina ser elevado no país europeu – cerca de R$ 5,39 (já convertidos), segundo o site globalpetrolprices.com –, não houve qualquer reajuste nem protesto a respeito do assunto.

De que se trata a imagem?

O retrato dos carros, na verdade, trata-se de um congestionamento ocorrido em 2012, na cidade de Shenzhen, na China. A foto foi capturada pela agência Rex e publicada no periódico britânico The Telegraph.

No início do seu texto, o tabloide da “Terra da Rainha” começa com a seguinte afirmação: “Quando 1,3 bilhão de pessoas saem todas para um feriado, um pequeno caos é esperado”. Veja a publicação original:

Imagem: The Telegraph

A imagem já havia sido repercutida em novembro do ano passado. Na ocasião, ela foi creditada como uma manifestação de imigrantes asiáticos na Alemanha, algo também inverídico.

Desta maneira, o suposto caso de paralisação de carros no país alemão contra alta de preços é mais um a entrar para a lista de Fake News.

Você chegou a ver essa foto repercutida nas redes sociais? Conte para a gente nos comentários abaixo.


16

Comentários

Detetive TudoCelular: alemães paralisaram carros protestando contra preços de combustível?
  • realmente teve paralisação na Alemanha mais não foi por isso materia falsa ja morei lah e tenho família que mora, o combustível sempre foi barato e nunca teve aumento não é atoa que a policia anda de v8 todos os dias

      • Vamos criar polêmica! Talvez o preço da gasolina não esteja caro, mas talvez seja o povo ganhando pouco?

          • Verdade gasolina. Tudo mais caro ,
            Tbm ICMS, tbm se vários impostos

              • Tem que ser muito inocente para acreditar nisso... nem li os comentários quando recebi isso no WhatsApp. Parem para pensar, mais de cem pessoas fora do carro e nenhum loirinho se quer... lógico, só podia ser na Alemanha. %uD83D%uDE04

                  • Na Alemanha Japonesa pararam sim , a imagem não é Fake !!!

                      • Legal esse tipo de matéria. Parabéns editor .

                          • O detalhe é que na Alemanha, a gasolina é de verdade, pura, tipo a premium, podium, vendida em alguns postos no brasil. No restante, e alcolina de péssima qualidade.

                              • k k k k k k k

                                  • Como podemos ver, tem aproveitadores de todos os lados, tem gente ainda jogando a culpa no governo da Dilma. Lembrando que, mesmo uma empresa com dívidas, ela precisa pagar suas contas, mas não é aumentando preços para repôr e sim sabendo administrar direito. Como a FCA que tem altas dívidas, mas, vem investindo e mantido os preços dos seus carros para poder competir e voltar a ser uma empresa com lucro, já que o lucro, segundo o que li, é para pagar as dívidas. Este aumento na gasolina não tem na a ver com o governo anterior, e sim com o atual que mudou a forma de aumenta o preço, tornando o aumento flutuante, ou seja, depende agora do dólar e do preço do barril, no governo anterior não era assim, aliais, vários países de primeiro mundo interferem nos preços dos combustíveis como o governo anterior fazia, o povo achava errado, agora, terão que viver com isso, dólar alto e barril alto, o preço irá aumentar, mas lembro que no ano passado quando o dólar estava próximo dos 3 reais, não vi o governo baixar o preço dos mesmo. Isso é mais ganância, e tende a piorar, já que o pré-sal esta sendo loteado para empresas estrangeira explorar, e com certeza elas enviaram o petróleo para suas refinarias em seus países de origem e vender o produto pronto mais caro no Brasil. Isso se chama privatização, todo mundo acha lindo privatizar, no Brasil as telefônicas foram privatizadas, claro que todo mundo passou a ter acesso a telefones, mas isso não mostra que qualidade existe, vide internet e ligações que são caras aqui.

                                      • Vai ocorrer isso mesmo, mais não por culpa da privatização, mas por conta do monopólio, pois como só há a Petrobrás como refinaria, ela cobra o preço que desejar e a população que pague, pois não há concorrência

                                          • O monopólio é um problema, mas vejo como uma parte muito pequena neste caso, se você observar os preços divulgados que saem das refinarias verá que estão abaixo de 2 reais, e pura ainda (Tipo A), ou seja, a carga tributário é elevadíssima (um pouco mais de 1 real por litro pra imposto federal e um pouco mais de 1 real pra imposto estadual), fora estes impostos tem toda uma indústria do álcool por tras que tira grandes lucros com seus 27% na Gasolina.

                                            • A saber (coisa que vc não sabe) no tempo da Dilma, os preços vinham sendo represados, o verdadeiro problema são os impostos, muito altos, tanto com Dilma quanto com Temer ou qq outro, o problema foi a quebra da Petrobras, agora jogam a conta pra gente pagar, sacou?

                                              • Não entendo qual a necessidade de criar essas fake news.
                                                É muita falta do que fazer na vida.

                                                  • O que parou mesmo foi a Volkswagen de montar carro

                                                    Android

                                                    Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

                                                    Especiais

                                                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                    Android

                                                    TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                    Android

                                                    TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular