LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: Exército anunciou intervenção militar no Brasil após greve?

31 de maio de 2018 27

A greve dos caminhoneiros, ocorrida no Brasil desde a última semana, já gerou uma sequência de Fake News nas redes sociais. Entre as principais, estão cortes de internet e energia, “profecia” do apresentador Marcelo Rezende e suposta paralisação semelhante na Alemanha.

Agora, uma nova corrente tem se espalhado com um possível anúncio de intervenção militar no país. De acordo com a mensagem, o comunicado teria sido feito pelo comandante do Exército Eduardo Villas Bôas. Saiba mais sobre o caso a seguir:

Qual foi a mensagem?

Os usuários do WhatsApp têm recebido o recado tanto em áudio quanto em imagem sobre uma intervenção militar marcada para esta quinta-feira (31), às 8h. A carta ainda dá conta de que não somente o presidente da República seria destituído, como também o Congresso Nacional e o Judiciário.

Ouça a seguir ao áudio da mensagem e o seu conteúdo em texto:

“Brasileiros e brasileiras, aqui quem fala com vocês é o general do exército do Brasil, Eduardo Villas Bôas. Estávamos reunidos a semana inteira para tratar da crise do caminhoneiros junto ao almirante de esquadra da marinha Eduardo Ferreira e o tenente brigadeiro do ar da Aeronáutica do Brasil, Nivaldo Rossato. A Constituição Brasileira no seu artigo 142 dá ao presidente poder sobre as Forças Armadas, no entanto, esse presidente que se instituiu, se instituiu através de um golpe, e não do povo. E atendendo ao clamor popular, nós decidimos que nós iremos tomar uma decisão. O que estamos pedindo pra vocês é que essa quarta-feira, dia 30 de maio, às cinco horas da tarde, em todas as capitais brasileiras vocês saiam à ruas e peçam pela intervenção militar. Dia 31, a partir das 8 horas da manhã, nós iremos intervir. Iremos destituir o presidente junto com o Congresso Nacional e o Judiciário. Devido a corrupção que se instalou nesse país, faremos um governo interino e garantiremos a ordem e a segurança. Pedimos aos brasileiros paciência, pois não sabemos ao certo quanto tempo esse governo interino vai durar. Porém, nós não faremos golpe e sim convocaremos novas eleições. Peço ajuda a todos os brasileiros e que Deus nos abençoe.”

O suposto anúncio de intervenção das Forças Armadas no país também foi espalhado por meio da imagem abaixo:

Imagem: Reprodução
O comunicado é verdadeiro?

Apesar de terem criado uma imagem que se assemelhasse a algo oficial, a informação de intervenção militar no Brasil é falsa. A mesma situação se aplica ao áudio, com diversos erros de português e uma voz diferente da possuída pelo verdadeiro general Villas Bôas.

Para realizar uma comparação, confira no vídeo a seguir o general em uma participação no Senado, onde diz inclusive ser contra uma intervenção militar:

O Exército Brasileiro, em nota enviada por sua assessoria, também desmentiu qualquer boato sobre uma possível atuação das Forças Armadas para tirar o governo vigente.

“Tanto a declaração quanto o texto não expressam o pensamento do Exmo. Sr. General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército Brasileiro, nem da instituição. É importante destacar que Exército Brasileiro é uma Instituição de Estado, cuja atuação é baseada na legalidade e fundamentada em valores democráticos e nos princípios constitucionais.”

Constituição prevê intervenção após tempo de greve?

Outras falsas mensagens nas redes sociais afirmam que o artigo 1º da Constituição Federal prevê a tomada de poder por parte do Exército após sete dias e seis horas de greve. Leia o que, de fato, diz o trecho da legislação brasileira:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Portanto, todas as correntes que declaram haver uma intervenção militar no país, devido à greve dos caminhoneiros, não procedem e possuem várias divergências em relação ao que é real.

Você recebeu alguma dessas correntes ou ainda outras que falam sobre intervenção militar no país? Conte para a gente nos comentários abaixo.


27

Comentários

Detetive TudoCelular: Exército anunciou intervenção militar no Brasil após greve?
  • Fake news é foda mané

      • Verdade? Que verdade? Me prove! Quero provas palpáveis. Só quero dizer amigo, que, calúnia e difamação são crimes com penas impostas pelo CPB. Você não pode pegar uma igreja isolada (que sim, existem igrejas que foram criadas apebas pra lavar dinheiro), e generalizar, colocar todas as outras sobre um mesmo patamar. Sabe qual é o problema da sociedade atual? Não aceitam que existem homens honestos, que ganham dinheiro através do esforço que fazem pela sua igreja. Porque a partir do momento que um homem se tornar Pastor, ele não pode exercer qualquer função profissional. Mas bem, deixe de ser criança, largue o pc/celular e vá fazer algo que preste nessa sua vida.

        • Kkkkkkkkkkkkkkkkk sério, aquele diplominha feito do word é de rachar, que coisa medonha kkkkkkk

            • Evangelicada espalhadora de fake está a todo vapor.

              Tão falando duma possível intervenção militar, que toda mídia foi comprada e tal. Que o país é dominado pelos Iluminatis e pá. Mas na verdade o povo ignorante aqui é dominado pelos seus líderes religiosos evangélicos. Não vi ninguém protestando contra as igrejas evangélicas que, na verdade, são facções criminosas e sugadoras de dinheiro.

              • Sério que alguém acreditou nisso?

                  • meu odin.. ainda tem quem acredite nessas coisas... o nivel de inteligencia dos br está muito mal, tem gente que acredita mais em noticias de facetruk e zap do que qualquer coisa.

                      • Isso aí me lembrou anos atrás quando jogaram um audiozinho que a Venezuela estava invadindo o Brasil. Uma amiga da minha tia ficou acordada a madrugada inteira tentando descobrir como se esconder.

                        Detalhe, mora em Santa Catarina, hahahah, o engraçado era que o audio fazia menção a ataque aéreo e ela saia para fora para olhar o céu.

                        Coitada da minha tia que estava dormindo na casa dela para ir a uma consulta médica as 8 hs.

                        Tiramos sarro da senhora até hoje, mas ela não aprendeu, qualquer coisa que enviam para ela é certeiro, ela acredita.

                        • Coitadinho do garoto inocente que acha que no exército também não existe corrupção, pfv né? Se de fato fosse possível uma intervenção militar na primeira semana já dariam um jeito de roubar, as pessoas precisam entender que o problema não está nos governantes está no próprio brasileiro, o instinto de roubar virou uma cultura dentro do Brasil passada por geração, Não importa quem esteja no poder sempre iram roubar a única diferença aqui é que com um presidente/Deputado roubando nos podemos paralisar, fazer protestos e buscar nossos diretos agora se um um comandante assume o país e assume o papel de ladrão se tiver paralisação e protesto é cassetada e fuzil em todo mundo

                          • TC vai ser contratado pelo FB pra checar informações.

                              • Apesar de não ser verdade, eu iria adorar se fosse verdade! Já que temos comprovadamente casos de corrupção e envolvimento com corrupção nós três poderes.
                                Em se tratando disso eu não vejo outra forma de mudar a situação do país tendo como responsáveis pela mudança pessoas envolvidas nisso tudo?!

                                  • não adiantaria, o exército iria tomar o poder, e depois? Além do mais, os generais do exército são amiguinhos do Temer...

                                      • Essa é a realidade!
                                        Difícil uma solução quando a maioria dos que podem mudar algo estão envolvidos na corrupçãotambém.
                                        Mas o fato é que algo precisa ser feito!!!

                                      Android

                                      Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

                                      Especiais

                                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                      Android

                                      TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                      Android

                                      TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular