LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Facebook quer ativar o microfone do seu celular com ajuda de propagandas na TV e obter ainda mais dados

28 de junho de 2018 14

Parece que o medo da invasão de privacidade do Facebook com seus usuários está longe de acabar. Isso porque a companhia acaba de registrar uma patente que, se utilizada, poderá ativar os microfones do seu smartphone de forma secreta durante a execução de propagandas.

A patente é descrita como um sinal pode instruir o smartphone a gravar o "áudio ambiente" que rodeia o dispositivo, identificar as informações do usuário dono do smartphone e então enviar uma amostra do áudio ao Facebook para ser analisado.

Usuários felizes tendo suas conversas gravadas pelo Facebook.

"O sistema online, com base em dados de áudio ambiente, identifica o indivíduo e o item de conteúdo correspondente e registra uma impressão para o item de conteúdo após a determinação que houve uma impressão do item de conteúdo certificado identificado," revela a patente.

Ou seja: basicamente, um sinal de som não audível aos ouvidos humanos é emitido durante uma propaganda para que os smartphones de seus usuários possam entender o sinal e iniciar a gravação.

O recurso seria extremamente útil para gravar a reação dos espectadores durante a propaganda, mas obviamente que ter o seu áudio sendo gravado de forma secreta e sem permissão do usuário é algo que todos temos grande receio, ainda mais após as grandes polêmicas envolvendo o Facebook nos últimos meses.


Como o recurso pode funcionar?

  • O smartphone interpreta o sinal agudo escondido na propaganda ou em outros conteúdos.
  • Começa a gravar o "áudio ambiente" incluindo o som do anúncio que contém o código.
  • Então é gerada uma "impressão de áudio ambiente" que é armazenada em um "sistema online" que também identifica as informações sobre a pessoa dona do smartphone.
  • Os dados são enviados ao Facebook, que descobre se a pessoa assistiu ao anúncio e se houve engajamento.

Essas informações seriam utilizadas pelo Facebook para que a rede social indicasse anúncios mais relevantes aos usuários.

Câmera e microfone do notebook de Zuckerberg cobertos por fitas adesivas.

Na foto acima, Zuckerberg aparece ao lado de seu notebook que possui câmera e microfone cobertos por fita adesiva. Seria esta a melhor forma para não tornarmos tão expostos às ferramentas da rede social do próprio Zuckerberg?

Apesar de ter registrado a patente, o Facebook afirma que não possui intensões para implementar a tecnologia. Em comunicado, o vice-presidente do Facebook Allen Lo, afirmou que a patente foi registrada "para evitar agressão de outras companhias," além de apontar que "patentes tendem a focar na tecnologia voltada para o futuro, que muitas vezes é de natureza especulativa e pode ser comercializada por outras companhias."


14

Comentários

Facebook quer ativar o microfone do seu celular com ajuda de propagandas na TV e obter ainda mais dados
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista