LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cachorros e o fim dos tempos? Falha do Google Tradutor traz presságio do apocalipse

24 de julho de 2018 8

Foi-se o tempo que o Google Tradutor era uma mero quebra-galho. A solução da gigante de buscas para leitura de textos em outros idiomas evoluiu muito nos últimos anos, e graças às tecnologias aplicadas - como de aprendizado de máquina - mais que traduzir palavras, o sistema é capaz de compreender contextos e apresentar um resultado de qualidade.

A ferramenta já ajudou inclusive um jornalista a realizar uma entrevista em francês mesmo sem saber o idioma, um caso curioso que porém ressalta o quão inclusivo o recurso pode ser. Porém, nem tudo é perfeito, e um bug que envolve a língua maori e pelo menos 18 cachorros está fazendo a Google prever a extinção da raça humana.


O que acontece é que ao digitar 18 vezes a palavra dog (cachorro) e pedir que a ferramenta traduza do maori para o português, um texto profético é obtido como resultado, e muitos podem se perguntar como é possível que uma simples palavra repetida diversas vezes resulte em sentenças que fazem algum sentido e juntas montam um texto apocalíptico.

O que acontece é que é comum o sistema da Google vasculhar a internet para apoiar seus estudos nisso e então oferecer traduções otimizadas. Porém, a disponibilidade de material na língua maori é baixa. O idioma, oficializado apenas em 1987, é falado pelo povoado maori, e em 2001 apenas 30 indivíduos (9% do total do grupo, acredite) alegava ter fluência.

Com essas informações em mãos, não é difícil imaginar que a Google não só tenha baixíssima disponibilidade desse material para trabalhar melhor em sua ferramenta, como a disponibilidade de material maori traduzido para o português seja menor ainda (e talvez inexistente), colocando a rede neural da companhia para trabalhar com muito pouco para se apoiar em cima.

Seria esse lindo corgi capaz de exterminar a raça humana?

Para se ter ideia, o idioma maori possui apenas 14 letras do alfabeto ocidental: A E I O U H K M N P R T W e "g" (apenas minúsculo). Como é possível reparar, não existe a letra D. Logo "dog" é uma palavra que nem existe no idioma.

Claro, na internet não faltou gente superinterpretando essa engraçada falha do Tradutor. Porém, ela é apenas isso, uma falha dada a baixa disponibilidade de material para consulta. Mas talvez você esbarre com essa história outras vezes pela internet, talvez em forma de conto de terror. Um conto de terror fofinho que envolve... cachorros.

E você, já passou por alguma situação parecida no Google Tradutor? Conte para a gente nos comentários!

Google Tradutor

Desenvolvedor: Google, Inc.

Preço: grátis

Tamanho: 63,4 MB


8

Comentários

Cachorros e o fim dos tempos? Falha do Google Tradutor traz presságio do apocalipse
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista