LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: saiba como a mídia quer combater as Fake News nas Eleições 2018

31 de julho de 2018 16

Parte das Fake News compartilhadas nas redes sociais tem em seu assunto principal a política. A coluna TudoCelular já abordou vários exemplos nos últimos meses, como pedido de Moro para tirar foto da urna e perda de valor das notas de real carimbadas com “Lula Livre”.

Em ano eleitoral, um grupo de 24 veículos de comunicação se uniu a fim de combater as notícias falsas para o pleito deste ano. Assim, foi criado o Projeto Comprova. Entenda melhor a seguir.

O que é o Projeto Comprova?

Com coordenação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Projeto Compra terá o objetivo de diminuir os efeitos das Fake News durante as Eleições 2018. Baseada em uma criação da Harvard Kennedy School – o First Draft –, a iniciativa é financiada pela Google News Initiative e pelo Facebook Journalism Project.

A medida visa treinar os jornalistas contra a disseminação de boatos na internet, além de fazer pesquisa com o assunto. Além de contar com empresas encarregadas para checar o conteúdo nas mídias sociais.

“O desafio do combate à desinformação exige uma ação coordenada. Nunca tantos veículos concorrentes se uniram em um projeto colaborativo como este, e a Abraji se orgulha de fazer parte desta iniciativa.”


Daniel Bramatti

Presidente da Abraji

A relação dos veículos de comunicação integrantes do projeto é composta por: AFP Band (TVs e rádios do grupo), Canal Futura, Correio, Correio do Povo, Estado de S. Paulo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Gazeta do Povo, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, Revista Piauí, SBT, UOL e Veja.

Como vai funcionar?

As plataformas NewsWhip, Google Trends, Crowdtangle e Tweetdeck serão utilizadas pelas companhias para identificar as notícias falsas. Para chegar à conclusão, é necessário que, ao menos, três veículos desmintam o boato – a chamada “checagem cruzada”.

Após comprovada a mentira, a central do projeto produzirá um conteúdo com linguagem simplificada, com direito a gráficos e vídeos, para confirmar a existência da Fake News.

O Projeto Comprova não irá se basear em discursos de candidatos ou comunicados oficiais. A intenção da medida é destinar sua atenção aos boatos com potencial de alta performance compartilhados nas redes sociais.

Quando começa?

O Projeto Comprova terá início de forma oficial no próximo dia 6 de agosto, quando começa a campanha eleitoral dos candidatos à Presidência da República. O público também terá a possibilidade de mandar um conteúdo para verificação aos vários canais de contato com o projeto, como o site oficial, Facebook, Twitter e WhatsApp.

Até o começo das operações do projeto, existe uma versão beta em testes pelos 24 veículos participantes da iniciativa. Para acompanhar o Comprova, você pode acessar a página oficial no link de “Fonte” abaixo.

Você considera válida a existência de um projeto para combater as Fake News durante as Eleições 2018? Compartilhe conosco a sua opinião!


16

Comentários

Detetive TudoCelular: saiba como a mídia quer combater as Fake News nas Eleições 2018
  • Altamente tendencioso!!! Não confio. É nitido.

      • Também tem o Fato ou Fake da Globo, apesar de eu não gostar da Globo, esse programa dela vai ser sucesso!

          • Ta mais com cara de controle total da informação

              • saiba como a mídia quer combater as Fake News nas Eleições 2018 criando mais fake news a midia é a maior criadora de noticias fake.

                  • Sem dúvidas, eu acho que todo mundo um momento na vida cria uma meia verdade, compartilha um fake news, etc.
                    A mídia inclusive, principalmente nos famosos furos de reportagem, muitas vezes um jornalista recebe uma informação em cima da hora e deve decidir se publica ou não, e se publicar e não acontecer? É como a renúncia do Temer, diversos jornalistas receberam o furo que ele ia sair, publicaram e ele não saiu.
                    Acontecem erros, também acontecem erros intencionais, dentro do jornalismo existem lados comprados, principalmente nos jornais municipais onde os vereadores soltam a grana pra falar mal do concorrente.
                    Mas o grande problema hoje não são essas fake news ocasionais, e sim veículos estruturados unica e exclusivamente para disseminar fake news, existem sites onde 99% das notícias são fake news, isso é muito errado e deve ser combatível.

                    • Acho que poderiam tomar medidas mais sérias contra os sites de fake news. Uma medida como tirar dos resultados de busca do Google, ou algo parecido que de fato iniba a disseminação da desinformação. Mas sempre haverá fake news, devido a falta de imparcialidade da imensa maioria dos jornalistas

                        • E os disseminadores de fake news vão acusar os veículos de informação imparciais de censura. É como diz o ditado quem não deve não teme, não foge de debate e nem de rede social.

                            • Vão fiscalizar imparcialmente ou seguindo a agenda e censurando apenas o que lhes for conveniente?

                                • Quem vai fiscalizar o fiscal da fake News?

                                  • Engraçado que sites como Brasil 247, conversa afiada com Paulo Henrique Amorim, DCM, VERMELHO não caem e as páginas do Facebook, catraca livre e quebrando o tabu (essa última o maior ESGOTO do Facebook)

                                      • Espere sentado são eles que criam as notícias falsas

                                          • O interessante é que geralmente quem cria mecanismos de combate às "fake news" são os principais criadores de notícias falsas. E refutar as informações mentirosas destes criadores de notícias é ser taxado de produtor de "fake news".

                                              • Visshhh.... Já começaram errado... Olha para o Facebook... Baniu todos os videos do Bolsonaro... e exalta o Lula... Acho que deveriam proibir mesmo é politica nas redes sociais! Mas infelizmente isso não funciona! Somente quando o estado tem interesse financeiro que entra na cena. Caso com o Bolsonaro, não vai haver interesse financeiro,por isso o ataque massivo contra o sujeito. Observe um detalhe:
                                                "O desafio do combate à desinformação exige uma ação coordenada. Nunca tantos veículos concorrentes se uniram em um projeto colaborativo como este, e a Abraji se orgulha de fazer parte desta iniciativa.%u201D Assim disse o Daniel Bramatti, atual Presidente da Abraji.
                                                Agora observem esse paragrafo:"As plataformas NewsWhip, Google Trends, Crowdtangle e Tweetdeck serão utilizadas pelas companhias para identificar as notícias falsas. Para chegar à conclusão, é necessário que, ao menos, três veículos desmintam o boato %u2013 a chamada %u201Cchecagem cruzada%u201D. Após comprovada a mentira, a central do projeto produzirá um conteúdo com linguagem simplificada, com direito a gráficos e vídeos, para confirmar a existência da Fake News."E vejamos abaixo que segue a mesma cartilha do Facebook:"O Projeto Comprova não irá se basear em discursos de candidatos ou comunicados oficiais. A intenção da medida é destinar sua atenção aos boatos com potencial de alta performance compartilhados nas redes sociais."
                                                Percebamos que visa objetivar somente para um lado desse joio politico, que na qual é a esquerda.

                                                Infelizmente estamos a mercê de um tgrande grupo de jornalismo que se diz "Jornalista", mas aceita qualquer coi$$a para poder continuar a carreira (politica não é emprego!)

                                                • Tem que ser permanente o trabalho para combater todo esse tipo de mentira. Muita gente deve estar ganhando dinheiro com a propagação dessas notícias falsas.

                                                    Android

                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                    Android

                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                    Windows

                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                    Economia e mercado

                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista