Tech 12 Ago
De acordo com cientistas da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), foram identificados dois polos na lua que comprovam a existência de superfícies de gelo. A descoberta foi anunciada ao mundo nesta semana, sendo que esse é mais um avanço no estudo do satélite natural da Terra.
Segundo o comunicado da NASA, os polos da Lua não são expostos a luz solar e possuem características de formações antigas e distintas. Além disso, as temperaturas nesses lugares são incrivelmente frias e isso faz com que o gelo se concentre nas crateras lunares principalmente no polo sul.
Para conseguir chegar a esse resultado, os cientistas usaram dados do Moon Mineralogy Mapper (M3) da NASA, que foi lançado em 2008 a bordo da espaçonave Chandrayaan-1. Desta forma, ao estudar as propriedades reflexivas e a forma como as moléculas absorvem a luz, M3 foi capaz de dizer definitivamente que há gelo nos polos.
Todo esse trabalho de descoberta foi liderado pelos pesquisadores Shuai Li, da Universidade do Havaí e Brown University, e Richard Elphic, da Nasa. Os cientistas destacam que a descoberta de gelo na Lua pode ser algo muito importante para o futuro.
Isso porque futuras missões lunares podem utilizar esse gelo como um recurso e até mesmo estudá-lo de forma mais detalhada. Vale lembrar que, enquanto comenta o gelo na Lua, a NASA enviou recentemente uma nave que vai chegar o mais próximo possível do Sol para poder estudá-lo.
Comentários