LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo Digital Labs: espaço de inovação cria soluções com novo conceito aos clientes

21 de agosto de 2018 2

Inaugurado no último mês de abril, o Vivo Digital Labs é um espaço de inovação focado em desenvolver soluções aos clientes da operadora e promover uma espécie de “transformação digital” nos serviços da empresa.

Localizado em um dos prédios da Vivo na Zona Sul de São Paulo, o laboratório se estende por metade de um andar, onde era a sala do presidente da empresa até algum tempo atrás. As salas foram desmontadas e, em seus lugares, criaram 12 “squads” correspondentes a diferentes diretorias e diversos outros ambientes, onde trabalham mais de 200 profissionais.

O TudoCelular visitou o local e separou as principais características a seguir:

Recepção

Logo na entrada, o visitante pode interagir com a assistente virtual Vivi, com tecnologias de realidade aumentada e reconhecimento de fala, a fim de alertar um colaborador para atendê-lo.

Também na chegada, é destacado um painel com várias unidades de post-it colocadas na parede. Cada um representa uma mensagem deixada por alguém que visitou o espaço.

Squads sem hierarquia

Entre os 12 squads, é possível observar a criação em cada setor de uma forma que mistura organização nos quadros nas laterais e descontração logo em sua entrada. Sejam nos nomes ou nos desenhos do seu painel de entrada, esses “esquadrões” têm a função de desenvolver ou aprimorar os recursos presentes nos serviços da operadora – desde o app Meu Vivo até os demais canais de atendimento digital da companhia.

As divisões foram inseridas com uma proposta: não haver portas. Desta maneira, a Vivo procurou quebrar as hierarquias e proporcionar um ambiente mais integrado de produção. Assim, é possível trocar experiências entre os diferentes segmentos e até expandir as áreas, ao abrir as divisórias e unir dois ou mais squads em um.

Áreas de descompressão

Outro destaque no Vivo Digital Labs é a presença de diversas áreas para os colaboradores relaxarem. Desde uma horta até espaços com minigolfe e mesa de bilhar, a companhia acredita que oferecer momentos de lazer aos funcionários pode permitir um rendimento maior nos momentos de trabalho.

O laboratório ainda possui um espaço para café e conversas informais, além de outro com um sofá, TV e videogame aos funcionários.

Testes com clientes

Durante o desenvolvimento de uma nova solução ou melhoria de um serviço já existente, a Vivo promove testes com clientes. Selecionados por meio de pesquisas, os usuários da empresa podem experimentar alguma ferramenta enquanto seus comportamentos de uso são estudados por observadores.

Criações e transformação digital

O Vivo Digital Labs já rendeu frutos à operadora e ainda pretende promover outros avanços nas soluções e formas de comunicação com os clientes. Uma das novidades feitas e aprimoradas no espaço foi o atendimento aos assinantes de planos de telefonia fixa em meios digitais.

Para o futuro, os squads irão atuar, entre outras áreas, no desenvolvimento de integrações com serviços de internet banking e melhorias no e-commerce da companhia. Para Fernando Moulin, diretor de Experiência Digital da Telefônica/Vivo, essa transformação digital pela qual passa a operadora irá durar por mais algum tempo:

“No nosso mantra interno, a transformação digital vai acontecer nos próximos três anos.”


Fernando Moulin

Diretor de Experiência Digital da Telefônica/Vivo

Vale lembrar que a companhia disponibilizou desde o início de agosto a retirada em loja para compras de smartphones.

O que você achou do Vivo Digital Labs? Como é a sua experiência com os serviços da operadora? Conte para a gente a sua opinião!


2

Comentários

Vivo Digital Labs: espaço de inovação cria soluções com novo conceito aos clientes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista