LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Confira os 20 Doodles mais marcantes da história do Google

19 de setembro de 2018 5

O Google fez 20 anos de existência no último dia 4, mas a empresa resolveu comemorar durante todo o mês de setembro, e isso tem gerado várias listas vem interessantes aqui no site, desde os jogos ocultos no buscador até as funcionalidades que ele pode proporcionar.

Adicionando mais uma lista para vocês aproveitarem, o Google separou os 20 Doodles mais marcantes da história do site para que a gente possa curtir um pouco de nostalgia.

Doodle é uma alteração especial e temporária do logotipo na homepage do Google, que comemora feriados, eventos, realizações e pessoas importantes. O primeiro Google Doodle homenageou o festival Burning Man em 1998, e foi projetado por Larry Page e Sergey Brin, para notificar os usuários sobre sua ausência, caso os servidores quebrassem. - Wikipedia

O início de tudo: Burning Man Festival, 1998

Apesar de parecer algo simples e divertido, o desenho foi utilizado para avisar os usuários de que os fundadores estariam fora da cidade, participando do evento "Burning Man Festival" e pediram a compreensão de todos em caso de quedas nos servidores, pois eram apenas eles dois cuidando de todo o processo para manter o site no ar e a ausência de ambos poderia gerar bugs.

Acessar

Google Aliens, 2000

Começando a fase rotineira de Doodles, a empresa trouxe em maio do ano 2000 o Google Aliens, que tinha como principal animação uma sequência de imagens mostrando a abdução de pessoas e da própria logo do buscador para o planeta Marte.

Acessar

Dia da Bastilha, 2000

Apesar de parecer algo simples, esse desenho em homenagem ao "Dia da Bastilha" fez com que o, até então, estagiário Dennis Hwang se tornasse chefe da divisão de criação de Doodles.

Acessar

Dia das Bruxas, 2000

E no Dia das Bruxas, um dos feriados favoritos dos norte-americanos, o Google criou uma ilustração que mostra o principal elemento da data comemorativa, a abóbora, no lugar das letras "O". Outro adendo foi feito com a inserção de uma teia de aranha na letra "L", junto com o aracnídeo.

Acessar

Aniversário de 30 anos de Pac-Man, 2010

Pac-Man é um dos jogos mais lembrados por quem faz parte da "old school gamer", e para homenagear esse clássico, o Google transformou a sua logo no próprio jogo, permitindo que os usuários pudessem ter alguns momentos de entretenimento antes de realizar uma pesquisa.

Acessar

Aniversário de 122 anos de Charlie Chaplin, 2011

Um dos ícones do cinema mudo, Chalie Chaplin recebeu uma merecida homenagem em vídeo na página inicial do buscador. Mesmo sendo algo muito interessante, aqui no Brasil ficou um pouco difícil acompanhar o vídeo sem interrupções, pois na época as conexões de internet disponíveis no país eram bem inferiores às existentes nos EUA.

Acessar

Aniversário de 200 anos dos Contos de Fadas Grimm, 2012

Usando a história da "Chapeuzinho Vermelho", o Doodle mostra, em ilustrações de muita qualidade, mostra uma homenagem pelos 200 anos de histórias escritas pelos irmãos Grimm, mas sem perder a infantilidade da narrativa como já conhecemos.

Acessar

Aniversário de 60 anos da primeira publicação de Stanislaw Lem, 2011

A imagem criada para homenagear o escritor de ficção científica Stanislaw Lem marcou também o compartilhamento de uma informação confidencial do Google: eles compartilharam as 17 mil linhas de código utilizadas para a criação de um Doodle, acabando com a ilusão de quem acha fácil criar esse tipo de animação.

Acessar

Aniversário de 151 anos de Claude Debussy, 2013

O famoso pianista francês recebeu uma merecida homenagem em seu 151º aniversário. Tocando a sua música mais famosa, "Clair de Lune" em uma paisagem característica do século XVIII.

Acessar

Dia da Terra, 2012

Um GIF mostrando como as flores desabrocham foi usado para homenagear o "Dia da Terra", feriado desenvolvido para tentar conscientizar os habitantes do planeta sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Acessar

Aniversário de 117 anos de Lotte Reiniger, 2016

O vídeo aplicado na página do Google mostrava a cineasta e animadora Lotte Reiniger durante o seu processo criativo. Fazendo do principal diferencial da artista a forma de mostrar a sua importância no cenário cinematográfico, principalmente quando se trata de silhuetas, que temos hoje em dia.

Acessar

https://www.youtube.com/watch?time_continue=32&v=CkgirvbPJnw

Aniversário de 90 anos de Maya Angelou, 2018

A poetisa e ativista norte-americana ganhou uma merecida homenagem do Google esse ano, onde uma animação em vídeo ilustrava um de seus poemas mais famosos, o “Still I Rise”. Para completar toda magia literária por trás do Doodle, diversos artistas que foram diretamente inspirados pelos textos de Maya narraram partes desse texto, como Alicia Keys, Martina McBride, Oprah Winfrey e o filho da autora Guy Johnson.

Acessar

Celebração a George Méliès, 2018

Responsável por dar início ao uso do "Motion Graphics" no cinema, Méliès foi homenageado em maio desse ano, com uma ilustração que mostrava o seu lado mágico e artístico, mostrando toda a importância desse artista para o vem influenciando o audiovisual até hoje.

Acessar

Descoberta da Água na Lua, 2009

Ao descobrirem que havia água na lua, os responsáveis pela criação de Doodles, para ser mais exata a artista Jennifer Horn. Com uma fonte em estilo aquático, a logo do Google foi remodelada e uma das letras "O" se tonou uma lua com indicações de água. Além da tamanha criatividade impressa na imagem, esse foi considerado o Doodle mais rápido a ser lançado na história, levando um intervalo de 4 horas entra a postagem da notícia e aparição na página inicial do buscador.

Acessar

Dia Internacional da Mulher, 2014

Homenageando mulheres que são referência em suas profissões em vários países diferentes, o Google mostrou a importância que o sexo feminino tem para a história mundial.

Acessar

Aniversário de 44 anos do nascimento do Hip Hop, 2017

Quem curte bancar o DJ nas horas vagas ou tem a atividade como profissão ficou bem entusiasmado com o Doodle em homenagem ao nascimento do Hip Hop. Possibilitando a mistura de músicas de diversos artistas que influenciaram a existência desse ritmo, esse foi um dos incrementos mais interativos que o Google já criou.

Acessar

Celebração de Selena Quintanilha, 2017

O Google realizou uma homenagem mais que merecida a Selena Quintanilla, uma das maiores cantoras do estilo latino, mesmo sendo nascida nos EUA, e que foi assassinada com apenas 23 anos pela líder do seu fã-clube. Apesar do pouco tempo de vida, Selena conseguiu alcançar um patamar de sucesso grandioso, fazendo com que ela se tornasse cantora, compositora, produtora musical, atriz, dançarina, modelo, designer e empresária.

A lista de qualificações dela foi tão grande que, um pouco antes de completar 2 anos de sua morte, a artista ganhou um filme em sua homenagem, que foi brilhantemente estrelado por Jennifer Lopez.

Acessar

O primeiro concurso Doodle 4 Google: 2005

Em um concurso realizado no Reino Unido, o Google selecionou diversos estudantes para criarem a versão deles de um Doodle. Com o desenho intitulado “O Dia da Criança”, a menina de 11 anos Lisa Wainaina foi a vencedora e ilustrou a página inicial do buscador em 2005. Desde então, a empresa se mantém realizando esse concurso cultural pelas escolas do mundo todo.

Acessar

Quiz do Dia da Terra, 2015

Visando ajudar todos os seus usuários a aprenderem um pouco mais sobre ciência, ou simplesmente testar os seus conhecimentos, o Google criou um quiz em homenagem ao "Dia da Terra", com diversas perguntas do Reino Animal.

Acessar

Momo, o gato, no Dia das Bruxas, 2016

Em um vídeo animado com mais de 6 minutos, a artista Juliana Chen usou o seu gato de estimação como inspiração para o mini filme que já havia feito aparições no buscador em 2015 e 2017.

Acessar

Bônus

Mesmo sabendo que os 20 Doodles mostrados na matéria fizeram muito sucesso, existe um que foi extremamente interessante para mim, que foi o desenvolvido em homenagem ao aniversário de 65 anos do cantor Freddie Mercury. Usando elementos de design vintage, a animação postada em 2011 chamava a atenção por ser uma linha do tempo completa da carreira do artista e as animações eram encantadoras para quem é fã dele.

Acessar


5

Comentários

Confira os 20 Doodles mais marcantes da história do Google
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista