LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google confirma que o Modo noturno realmente economiza bateria, mas há um porém

09 de novembro de 2018 5

Não é de hoje que se discute a eficácia ou não do "Always On Display", bem como a utilização de cores escuras em wallpapers e aplicativos para que seja economizada a bateria de um smartphone ou tablet.

Um dos grandes pontos que podem interferir no resultado desse teste é a tecnologia utilizada na tela do aparelho, o que gera certa confusão devido à dificuldade de se entender e acima de tudo, de se identificar qual é a utilizada no aparelho que se tem em mãos.

Visando esclarecer de uma vez por todas a dúvida sobre a eficácia, o Google resolveu comparar o Google Pixel, que utiliza uma tela AMOLED) com o iPhone 7, que possui tela LCD.

Segundo esse teste, a utilização do modo noturno reduziu o consumo de bateria em 63% no Pixel, passando de 250mA para 92mA. Em contrapartida, o iPhone 7 não obteve benefícios, mantendo o consumo em 230mA tanto no uso normal quanto no noturno.

A explicação para essa diferença é simples: As telas que se baseiam na tecnologia OLED possuem pixels individualmente iluminados. Com isso, ao precisar reproduzir a cor preta, a área em questão é desligada, exigindo assim menos energia para ligar a área que é desejada.


Outro teste interessante feito pelo Google foi o impacto das cores no consumo, mostrando que cada uma delas pode consumir de forma diferente nas telas OLED. Segundo ele, a cor branca é a que mais consome bateria, seguida pelo azul, verde, vermelho e por último, o preto.


Além disso, também há o impacto relacionado ao brilho usado na tela, algo que também foi testado pelo Google.

Nesse teste, o aplicativo de vídeo do YouTube foi utilizado no modo normal e “Dark Mode”, com um vídeo pausado. Nele, é possível ver que o modo escuro economizou 14% de energia quando a tela estava com o brilho em 50% e 60%, quando a tela foi configurada para o brilho máximo.


Vale lembrar que aos poucos, o Google vem adaptando seus aplicativos para darem a opção de usar o modo escuro no Android, bem como a possibilidade de fazer o mesmo no Android 9.0 Pie.

(atualizado em 16 de novembro de 2018, às 19:20)

5

Comentários

Google confirma que o Modo noturno realmente economiza bateria, mas há um porém
Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor autonomia | Guia do TudoCelular