LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estudo da NASA sobre Oumuamua traz descoberta importante que pode te decepcionar

16 de novembro de 2018 30

Há alguns dias, um estudo sobre o misterioso viajante interestelar que passou perto da Terra no final do ano passado e que ficou conhecido como Oumuamua deixou fãs da ficção científica ansiosos. Astrônomos de Harvard chegaram a considerar, nas linhas finais de uma longa pesquisa, que o objeto podia ser uma nave espacial enviada para nos espionar.

Claro que o estudo girava em torno de outras teorias, mas essa foi a que chamou a atenção do público, especialmente de jornalistas, ávidos por trazerem grandes descobertas científicas. Enfim, era uma possibilidade que não havia sido descartada pelos especialistas, e se isso está de bom tamanho para cientistas, está de bom tamanho para nós, também.

Infelizmente, no entanto, um novo estudo, agora da NASA, praticamente derruba essa possibilidade. Observadores da agência espacial tentaram, por dois meses, encontrar o Oumuamua com o telescópio Spitzer, mas o poderoso equipamento não conseguiu enxergar o objeto. E essa descoberta foi bastante reveladora, de acordo com o estudo publicado no Astronomical Journal.

O fato de o Oumuamua ser muito pequeno para o Pitzer detectar é, na verdade, um resultado bastante valioso.

Nada de sonda alinígena

Em primeiro lugar, é bom notar, para quem não sabe, que o telescópio da NASA selecionado para observar o Oumuamua não observa a reflexão da luz, como os nossos próprios olhos. O Spitzer analisa emissões infravermelhas e de calor, "enxergando" o universo de maneira que nós, humanos, não somos capazes.

Com isso, o estudo concluiu que o objeto era bem menor do que se supunha, e seu formato possivelmente não era o de um "cigarro", mas sim esférico. E o diâmetro seria de algo em torno de 100 m a 400 m, apenas. Isso com base na composição do objeto e na quantidade de luz que ele reflete.

Provável trajetória do Oumuamua

Levando em conta essa nova teoria, uma explicação bastante plausível para a aceleração misteriosa que o Oumuamua sofreu ao passar perto do Sol é que gases presos em seu interior teriam escapado com o calor. Um objeto de tamanho tão pequeno poderia facilmente sofrer uma alteração em sua trajetória nesse caso, observa o estudo.

O objeto já veio e se foi, mas parece que ainda há muito o que se discutir sobre o Oumuamua, primeiro objeto interestelar observado pela raça humana enquanto passava pelo Sistema Solar. Qual é a sua opinião, caro leitor? Conta pra gente nos comentários.


30

Comentários

Estudo da NASA sobre Oumuamua traz descoberta importante que pode te decepcionar
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista