LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estudo aponta que Google personaliza resultados de pesquisa mesmo quando você está offline

04 de dezembro de 2018 0

Um estudo realizado pelo concorrente do Google, o DuckDuck Go, mostra que não é possível evitar a personalização da pesquisa nem mesmo ao se deslogar da conta do Google e navegar de forma privada.

O estudo foi realizado em junho deste ano, momento mais crítico do período eleitoral dos Estados Unidos, nas votações para o Legislativo. A ideia era observar se os resultados de pesquisa ajudam a aumentar o efeito bolha, ao sugerir informações que cada usuário já havia demonstrado interesse em obter através de dados coletados pela ferramenta.

Vale ressaltar que, como concorrente do Google, a DuckDuckGo tem interesses na divulgação do resultado desse estudo, o que sugere um olhar atento para as conclusões. Contudo, a pesquisa mostra a variação dos resultados de busca do Google mesmo quando se controla fatores como localização.

Pesquisas como "controle de armas", "imigração" e "vacinas" geraram resultados diferentes para a maioria dos participantes, como mostra a imagem abaixo.


Metodologia

O DuckDuckGo compilou 87 conjuntos de resultados (76 no desktop e 11 mobile) e realizou as pesquisas de forma consecutiva e simultânea a partir das 21h do dia 24 de junho de 2018. Fez também testes em navegação anônima e logado a uma conta do Google. Assim, descobriu que o uso de navegação privada praticamente não muda em relação à busca feita com login ativo no site.

Alguns elementos-chave da variação incluíram mudanças nas fontes de notícias e o posicionamento de links às vezes idênticos em posições diferentes, o que tem um impacto drástico na probabilidade de serem clicados.

"Vimos que, ao comparar aleatoriamente os modos privados das pessoas entre si, havia mais que o dobro da variação do que ao comparar o modo privado de alguém com o modo normal", diz o estudo.

Conclusão

O estudo, já com as limitações mencionadas anteriormente, mostra que não há uma maneira fácil de utilizar a pesquisa do Google sem que o software busque determinar sua identidade ou interesses, o que não é necessariamente ruim.

Vale a curiosidade de saber o quanto os algoritmos trabalham para oferecer resultados personalizados em uma simples pesquisa.


Outro lado

O Google não teve acesso ao estudo de sua concorrente, mas a empresa diz que os resultados da pesquisa podem mudar a cada minuto e às vezes até no segundo, especialmente para tópicos de notícias.

O Google também diz que a personalização é feita em apenas uma pequena fração do número total de consultas inseridas na pesquisa. A gigante norteamericana disse ainda que não personaliza os resultados para pesquisas anônimas usando o histórico de pesquisa conectado.


0

Comentários

Estudo aponta que Google personaliza resultados de pesquisa mesmo quando você está offline
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular