LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei tenta incentivar e dominar o cenário da banda larga brasileira com fibra ótica

14 de dezembro de 2018 13

A Huawei está investindo com afinco em inúmeras frentes, seja na tecnologia de 5G ou na inteligência artificial e computação em nuvem e agora, mesmo após o fim do acordo com a Positivo, ela tem olhos voltados para o Brasil, ambicionando conquistar o mercado local de fibra ótica.

Nesta sexta-feira (14), a gigante chinesa veio a São Paulo com seus executivos almejando advogar a respeito do modelo Huawei de FTTH (Fibra ao lar). A fibra é de suma importância, de acordo com o presidente da Huawei América Latina, pois sem a mesma não existiria nuvem, ou vídeo digital, nem existirá a esperada tecnologia de 5G.

17% dos acessos a banda larga fixa brasileira é via fibra ótica. Números próximos ao da China de 2013. Atualmente, porém, cerca de 86% da internet residencial e comercial na China utiliza o FTTH. O aumento repentino se deu devido ao investimento do governo, que foi definido como prioridade para a área de telecomunicações.

Logo, para que o Brasil tenha a intenção de realizar um salto similar, o governo local deve facilitar.Os incentivos às parcerias público privadas é essencial para um desenvolvimento gratificante e veloz.

Exemplificando como o governo chinês foi tão relevante no processo: uma província chinesa com aproximadamente 90 milhões de habitantes, mesmo com 50% da população vivendo em áreas rurais teve quase todas as instalações de cobre por acessos em FTTH, conseguindo marca próxima dos 90% de penetração.

O apoio governamental foi o primeiro passo, ele pagou os custos de toda a substituição da rede de cobre pela fibra ótica. A remoção do cobre é muito importante para reduzir o OPEX (capital utilizado para manter ou melhorar os bens físicos de uma empresa) e os custos com mão de obra.

As operados também devem se planejar sem medo, mas com atenção. A taxa de adoção pode ser baixa no começo, mas tende a se preencher. Ao mesmo tempo, a distância da porta à casa do cliente, não deve ultrapassar os 60 metros, pois distâncias maiores exigem uma mão de obra mais competente para instalar, além de aumentar a própria duração para introduzir e realizar manutenção.

Já houveram tentativas de incentivo à fibra ótica no governo brasileiro, todas, porém, não tiveram resultados. O PLC 79, por exemplo, está no aguardo para que o presidente do Senado, Eunício Oliveira, paute-o e ele possa enfim ser votado..


13

Comentários

Huawei tenta incentivar e dominar o cenário da banda larga brasileira com fibra ótica
  • Eu trabalho em áreas onde se faz teste em redes de todos os tipos.
    Uma coisa que muitos não sabem. Rede de internet que usa do meio fibra óptica (a de vidro que é mais comum) para trafegar dados, apesar de ser um sonho de consumo em detrimento a que usa o meio ar, não é essa coca cola toda, ainda...

    Se consegue uma banda muito maior, mas não se consegue uma latência mais baixa.
    Em se falando de enlace, o rádio é muito superior em latência baixa.
    Uma ganha em algo a outra ganho do outro lado.

    A luz é rápida, mas depende do meio. A luz não "caminha" de maneira reta dentro da fibra. Ela vai e vem por reflexão e por isso acaba por atrasar na viajem.

    Já estão trabalhando (laboratório somente) com meios de transporte da luz quase que de maneira "reta" em um sistema diferenciado. Mas, até então, em grandes distâncias conseguir um latência mais baixa que o rádio, não é possível.

    O rádio tem seus problemas na ponta onde clientes usam antenas, e por tem antenas por todos os lados, roteadores WiFi, canais se misturando, rede elétrica, todo tipo de dispositivos elétrico, a interferência acaba por prejudicar muito esse tipo de meio.
    Principalmente em frequência 2.4. Já a 5.8 é mais estável.

    Enfim, depende da estrutura da rede, mas com certeza a fibra pelos meios que temos hoje no Brasil, é a melhor solução.

      • Ah um detalhe a quem escreveu o texto, é Fibra Óptica e não Ótica! Ótica é outra coisa kkkkkkkkkkkk

        • Fibra Óptica é vida, eu pagava 107.00 pra ter 2 Mbps de internet da Vivo + telefone fixo, chegou a fibra de um provedor local em meu bairro, hoje tenho FTTH de 150 Mbps por 92 reais e ainda me livrei do fixo.!!%uD83E%uDD29

          • Em cidades pequenas como onde eu moro a maioria do povo tem internet via rádio (tudo por provedores locais). Um provedor agora resolveu colocar fibra aqui na cidade e nas cidades vizinhas. Um único provedor apenas.

            • Já passou da hora de termos uma internet de verdade, chega de internet discada, que venha logo cada vez mais fibra óptica

                • O problema é o governo de merda que só fica empatando as coisas fazendo os investidores desistirem

                    • Calma que o Bolsonaro vai entrar e vai querer imitar o Trump "barrando" a Huawei hahahaha

                        • Eu acho que Bolsonaro abriu os olhos e percebeu que os USA %uD83C%uDDFA%uD83C%uDDF8 vem dando prejuízo ao Brasil %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 faz anos. E que a China %uD83C%uDDE8%uD83C%uDDF3 até hoje só tem dado lucro ao Brasil.

                          Particularmente, eu odeio o regime chinês. E me identifico com o regime estadunidense. Porém, os negócios tem que correr por fora. E a China é a melhor parceira do Brasil neste momento.

                            • ai sim cara vc escreveu td oq eu penso

                                • comentario mais sensato que eu ja vi em toda minha vida, so n sei dessa parte "Eu acho que Bolsonaro abriu os olhos e percebeu que os USA %uD83C%uDDFA%uD83C%uDDF8 vem dando prejuízo ao Brasil %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 faz anos. E que a China %uD83C%uDDE8%uD83C%uDDF3 até hoje só tem dado lucro ao Brasil.". Se é veridica, eu mesmo votei nele, mas essa de ele n babar o trump eu n sei n

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                            Economia e mercado

                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista