LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como dar um toque vintage a suas fotos no Instagram

24 de dezembro de 2018 0

Apesar de estarmos em um período da história em que temos a nossa disposição, em nossos bolsos, smartphones com câmeras surpreendentes, capazes de fazer registros em altíssima qualidade, algo tem chamado bastante atenção nas redes sociais, principalmente no Instagram: fotos com aspecto antigo, vintage.

No entanto, ao contrário do que muitos podiam imaginar, esses registros não foram feitos de fato em uma câmera fotográfica da última década, com fotos reveladas em filmes. Para alcançar o efeito "retrô" dessas publicações, foram utilizados apps baixados nas principais lojas de aplicativos - pelo menos em grande parte delas.

Dando seguimento ao nosso quadro de tutoriais aqui do TudoCelular, mostraremos a seguir para você, estimado leitor, como deixar suas fotos com um aspecto vintage, levantando o seu status no Instagram. Vale ressaltar que todos as aplicações que serão abordadas aqui são de download gratuito, apesar que algumas delas podem conter compras internas. Se você deseja um tutorial com foco nos apps pagos, conta para a gente nos comentários. Vamos aos apps!

Huji Cam

Disponível para Android e iOS, diferente da grande maioria dos apps de fotografia, o Huji Cam não permite – em sua forma gratuita, importar fotos para realizar a aplicação dos filtros. Na verdade, a proposta do app parece ser justamente a de utiliza-lo como uma câmera de fato, uma vez que até mesmo os efeitos de luz ou de distorção de objetos, por exemplo, dependem do momento em que a foto foi tirada, dando um ar mais realista a captura.

Ao abrir o app, o usuário irá se deparar com algo muito semelhante ao visto na imagem de exemplo colocada abaixo.


A interface do aplicativo é bem simples. Para visualizar a tela de captura, toque no canto superior esquerdo (1); para acessar as fotos tiradas com o app, basta acessar a opção Lab (2); para ativar o flash e tirar uma foto, utilize o botão de flash (3) e o de captura (4), respectivamente.

Com a tela de captura aberta, a simplicidade do app se mantêm, disponibilizando pouquíssimas opções, assim como sinalizado na imagem a seguir.


  1. Toque nessa opção para alternar entre as câmeras frontal e traseira;
  2. Ative ou desative os efeitos de luz aleatório – confira a seguir a diferença;
  3. Defina um timer de 3 ou de 10 segundos para tirar a foto;
  4. Defina a qualidade da imagem entre Baixa e Original.
A esquerda, foto tirada com os efeitos de luz ligados. A direita, desligados.

Para poder configurar alguns aspectos das imagens e, se esse for o propósito, comprar o conteúdo extra da aplicação, confira a seguir.

  • Toque na opção Lab;
  • Para ter acesso a mais opções de configuração, toque nas três linhas paralelas localizadas na parte superior;
  • Com o painel aberto, as opções são as seguintes:
    • Carimbo de data:
      • Data: permite que a data registrada nas capturas seja referente ou ao ano de 1998, ou a data atual ou ainda, tocando em Nenhum, que não apareça.
      • Formato: possibilita uma formatação diferente para a data.
    • Opções:
      • Salvar Localização: atrela uma localização à foto;
      • Importar Fotos e usar opções extras: custando R$$ 3,39 no Android e R$ 3,90 no iOS, uma vez adquiridas, essas opções permitem que o usuário possa importar fotos para o app, salvar automaticamente as capturas, compartilhar e salvar múltiplas fotos de uma vez e ainda utilizar o app sem ver anúncios.

Para exportar as fotos tiradas ou compartilhá-las diretamente no Instagram, os passos necessários são poucos, confira:

  • Com a tela de captura aberta, toque na opção Lab;
  • Toque na foto que deseja exportar ou compartilhar;
  • Para exportar para a galeria:
    • Toque no ícone com a seta para baixo;
  • Para compartilhar diretamente no Instagram:
    • Toque no ícone com a seta disposta na horizontal;
    • Toque no ícone do Instagram na barra de compartilhamento;
    • Escolha onde deseja publicar o registro; no Stories ou no Feed.

Caso queira excluir a imagem, basta tocar no ícone de lixeira localizado no canto inferior direito. Para apagar várias imagens de uma vez, na tela Lab, toque em Selecionar, selecione as imagens que deseja apagar e clique no ícone de lixeira localizado na parte inferior da tela.

Huji Cam

Desenvolvedor: Manhole, Inc.

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: varia de acordo com a plataforma.

Lomographica (Android) / Lomograph (iOS)

Trazendo, diferente do Huji Cam, a opção de importar fotos tiradas anteriormente, o Lomographic vem com uma interface mais semelhante a outros apps de edição de imagens. No entanto, por aplicar os filtros pós a captura – deixando que o usuário escolha sob a sua preferência, pode ser que o resultado final seja um tanto quanto artificial. Confira a seguir como tirar uma foto com o app ou importar uma imagem da galeria.

  • Para tirar uma foto usando o app, toque em Camera;
    • Com a interface de câmera aberta, escolha o melhor ângulo para a foto e faça a captura;
    • Com a foto tirada, toque em Ok (Android) ou Use Photo (iOS) para utilizar esta captura. Caso queira refazer a foto, basta tocar em Cancelar (Android) ou Retake (iOS).
  • Para importar uma imagem da sua galeria, toque em Gallery (Android) ou Photo (iOS);
    • Selecione a imagem desejada;

Com a foto aberta no app, a aplicação dos filtros é simples, bastando ao usuário selecionar entre as várias opções disponíveis no painel inferior – que pode ser deslizado para os lados. É possível escolher entre as variantes de cada filtro, que podem ser vistas ao tocar sobre a foto, no caso do iOS, ou deslizar sobre a mesma, no caso do Android.


No entanto, vale ressaltar que grande parte dos efeitos, dispostos em pacotes, necessitam ser comprados para serem utilizados. Cerca de 10 filtros gratuitos estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS. Confira a seguir como explorar mais algumas opções do app e como salvar na galeria a imagem editada.

  • Para explorar as opções adicionais do app, com a foto selecionada ou tirada, toque no ícone de engrenagem localizado ao centro da tela;
  • Com o painel aberto, as opções são as seguintes:
    • Apply Date Stamp: adiciona o selo de data a imagem;
    • Current Date: define que o selo de data terá a data do dia em que a edição está sendo feita;
    • Random Date: define que o selo de data terá uma data aleatória;
    • Custom Date: permite que o usuário defina qual será a data da foto;
    • No caso do iOS, há ainda as opções de Apply dust, que da um aspecto mais antigo a imagem, e Apply distortion, que deixa a imagem levemente distorcida, implicando uma idade artificial a captura.

Para salvar a imagem modificada na galeria de fotos, basta clicar no ícone de disquete, no caso do Android, ou no ícone com uma seta apontada para baixo, no caso do iOS, ambos localizados no canto superior direito da tela. Para selecionar outra imagem, descartando a atual, basta clicar no X localizado no canto superior esquerdo.

Exclusivo do Android, para compartilhar a imagem com outro app, a exemplo do Instagram, basta clicar no ícone localizado a esquerda da opção de salvar.

Lomographica/Lomograph

Desenvolvedor: Content Arcade Apps

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: varia de acordo com a plataforma.

Snow

Sendo talvez a opção mais completa entre os três apps apresentados hoje – uma vez que oferece outros modos e efeitos, o Snow também está disponível para Android e iOS, podendo ser baixado através de um cartão localizado ao fim desta seção. Para encontrar e definir os efeitos “retrô” junto ao app, siga o passo a passo a seguir.

  • Com o app aberto, toque no ícone localizado ao centro da tela na parte superior;
  • Defina o formato da foto de acordo com os disponíveis;
  • Agora, toque na opção Filter;
  • Deslize o menu de efeitos para a direita até encontrar os filtros R1, R2 e R3; esses são os responsáveis por dar um aspecto vintage a foto;
  • Com um dos três modos selecionados, defina a intensidade do filtro através da barra deslizante;
  • Toque no botão branco para efetuar a captura.

Para aplicar o efeito em uma foto da galeria, o procedimento é praticamente o mesmo. Toque em Album, localizado na parte inferior esquerda, selecione a imagem desejada e toque em Edit. Deslize a barra inferior de filtros até encontrar um dos filtros vintage – assim como descrito logo acima. Para definir a intensidade do filtro, toque mais uma vez sobre ele e defina a intensidade através da barra deslizante.

Por ser um app de muitos outros filtros e funções, contando até mesmo com um modo de embelezamento, não abordaremos nesse tutorial em específico todas as funcionalidades do app. No entanto, no que tange o assunto tratado, a aplicação pode deixar um pouco a desejar, uma vez que não traz consigo a opção de mudar a data no selo da foto, por exemplo, assim como visto nas duas propostas anteriores.

O Snow pode ser considerado muito mais como uma opção competente para edição e captura de fotos e vídeos com os filtros vintage do que um app voltado apenas a esse fim. No entanto, ele ainda é uma boa pedida para aqueles que preferem ter um app com vários recursos, mesmo que básicos, do que vários apps para vários recursos, apesar de mais completos.

Snow

Desenvolvedor: Snow Inc.

Preço: grátis

Tamanho: varia de acordo com a plataforma.


0

Comentários

TudoCelular Ensina: como dar um toque vintage a suas fotos no Instagram
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista