LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: organize seu feed e programe seus posts no Instagram com o UNUM

27 de dezembro de 2018 3

Depois de termos dado dicas no decorrer dos últimos dias de como produzir um conteúdo diferenciado para o seu Instagram, agora chegou a hora de saber como organizá-lo e até mesmo programá-lo com o app UNUM.

De forma bastante resumida, o UNUM é um aplicativo que permite diagramar suas postagens futuras no Instagram, permitindo que você possa planejar melhor a organização do seu feed, combinando fotos ou vídeos, criando uma certa harmonia entre os conteúdos postados – seja por cor ou por tema, você escolhe!

Disponível gratuitamente tanto para Android quanto para iOS e de funcionamento bem simples, além de permitir o planejamento do perfil – inclusive com lembretes para postagens nas datas corretas, o app ainda traz algumas informações adicionais para análise, como melhores horários para postagem, melhores posts e hashtags – tudo baseado no seu público. Vamos ver como usá-lo.

Com o app baixado e aberto, a primeira tela permite apenas uma opção: entrar com seus dados do Instagram tocando em Connect Instagram. Uma vez escolhida, o app direciona o usuário diretamente a uma página de login. Com entrada autorizada, é necessário fornecer as permissões necessárias de acesso ao app.

Organizar fotos

Assim como pode ser visto nas imagens abaixo, o app disponibiliza gratuitamente a seus usuários um feed fictício de 13 linhas, sendo 7 delas correspondentes a postagens no Instagram e as outras 6 destinadas a organização de posts futuros. Para os não satisfeitos com as 6 linhas gratuitas, o app oferece planos de assinatura, sendo o mais básico, por R$ 15,90, com 36 grades extras.

Adicionar fotos

  • Para começar a organizar as suas postagens, selecione na sua galeria quais serão as possíveis fotos. Para isso, toque primeiramente na seta preta apontada para cima (iOS) ou toque em algum espaço em branco no grid (Android);
  • Agora, toque no ícone de adição;
  • Selecione as imagens e toque em Done (iOS) ou Pronto (Android);
  • As fotos e/ou vídeos aparecerão no feed fictício.

Além das fotos da galeria, o app também permite tirar fotos dentro dele tocando na opção Camera e, no caso do iOS, adicionar as fotos de outros usuários do Instagram através da opção Search. Não está claro, mas essas duas funcionalidades parecem atuar como lembretes para postagens futuras.


Organizar

Com as fotos adicionadas, é chegada a hora de começar a organiza-las. Para isso, toque na foto, segure e arraste para o lugar de sua preferência. Se o lugar para onde o conteúdo foi arrastado já tiver uma outra imagem, o app reorganizará o feed automaticamente.

Para não ter que lidar com a organização automática inconstante do app, outra opção de organização é efetuar a troca entre imagens. Para isso, selecione as imagens que deseja colocar na troca e toque no ícone com duas setas perpendiculares. Isso trocará apenas a posição das imagens entre elas, não afetando a posição dos outros conteúdos.

Para cancelar uma seleção, basta tocar no ‘x’ localizado na barra superior. Para apagar uma foto ou vídeo, liberando espaço no feed, selecione o conteúdo e logo após toque no ícone da lixeira.


Programar posts

Apesar de ainda não ser possível postar diretamente através do app, marcando um horário para publicação, por exemplo, uma prática que pode ser adotada para aumentar ainda mais o seu planejamento é o agendamento de um post.

Isso é, marcar um determinado dia e horário para que o UNUM possa emitir uma notificação lembrando de realizar a publicação. Para fazer o agendamento, siga o curto passo a passo a seguir.

  • iOS: toque no ícone de calendário na barra inferior; Android: toque ícone de ampulheta no topo da tela;
  • Toque em Custom Post;
  • Toque no(s) post(s) que deseja agendar;
  • Selecione o dia e a hora para a emissão do lembrete;
  • Toque em SAVE;

É possível ainda definir um lembrete para postagem sem especificar um conteúdo através da opção Reminders. O funcionamento é basicamente o mesmo, sendo a única diferença a necessidade de tocar no símbolo de adição no topo da tela para adicionar o lembrete.

No caso do iOS, há ainda uma categoria extra chamada Calendar onde é possível visualizar todo o calendário de post definidos, os custom posts, ou de lembretes, os reminders.


Hashtags

Para facilitar ainda mais a postagem do conteúdo, o UNUM permite definir uma mesma legenda para várias fotos, o que pode acabar ajudando no gerenciamento de publicações que carregam consigo as mesmas hashtags. Confira abaixo como configurar a mesma legenda para várias publicações.

  • Selecione as imagens que terão o mesmo grupo de hashtags;
  • No iOS, toque no primeiro ícone da barra inferior; no Android, toque ícone de pena;
  • Para iOS: toque no ícone de pena sob o título Caption;
  • Escreva a legenda e/ou o grupo de hashtags;
  • Toque em done;
  • Pronto! Todas as publicações escolhidas estão com a mesma legenda.

Para postar o conteúdo no Instagram, basta clicar no ícone de compartilhamento localizado na barra inferior da tela principal (iOS) ou no ícone da própria rede social (Android). Com a nova janela aberta, escolha a opção Post to Instagram (iOS), para postar diretamente na rede, ou Open Instagram (Android), para abrir o Instagram e realizar a postagem.

Ferramenta de acompanhamento

Além de disponibilizar todas as opções de agendamento e organização, o UNUM ainda oferece um editor de fotos (ícone de parâmetros) e uma ferramenta para acompanhamento do seu desempenho junto ao Instagram. Nesta, é possível ver os melhores horários para realizar novas postagens, melhores hashtags e até mesmo o seus melhores posts – tudo baseado no seu próprio público.

Para ter acesso a ferramenta, basta tocar no ícone de gráfico localizado na barra inferior de ambos os sistemas. Com a nova janela aberta, os menus se apresentam de forma bastante simples, assim como explicamos a seguir.


  • Last 12 Posts: rendimento dos seus últimos posts; em cinza, comentários em seus posts, em rosa claro, likes nas fotos.
  • Followers: opção limitada ao plano pago que permite acompanhar os seus seguidores;
  • Sentiment: opção limitada ao plano pago que permite acompanhar a intenção real de seus seguidores;
  • Top Post: melhor publicação do seu instagram; toque nesse menu para ter acesso a uma lista decrescente dos melhores posts;
  • Best Times: melhores horários para publicação de acordo com o rendimento de posts anteriores;
  • Best Hashtags: melhores hashtags, com mais engajamento, usadas em publicações anteriores.

E aí, gostou de mais essa dica? Tem alguma ideia de tutorial? Conta para a gente nos comentários.

UNUM

Desenvolvedor: UNUM, Inc.

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: varia de acordo com a plataforma.


3

Comentários

TudoCelular Ensina: organize seu feed e programe seus posts no Instagram com o UNUM
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista