LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google segue garantindo dois anos de atualizações para smartphones Android One; veja as vantagens

31 de dezembro de 2018 27

Um inegável problema do universo Android é a falta de compromisso de algumas fabricantes com atualizações para os seus aparelhos. O Google consegue firmar uma janela por parte delas por updates de no mínimo 18 meses, mas isso ainda não significa, porém, que um smartphone receberá uma versão mais atual do sistema, por exemplo.

Vimos esse ano com a linha Moto E5 que essa janela de cuidado se limitará em fornecer novidades em termos de segurança e quem sabe recursos, com os celulares nascendo no Android Oreo e morrendo nele. Isso é ruim pois muitos recursos úteis chegam com novas versões do robozinho, e ninguém deseja comprar um dispositivo que será deixado de lado rapidamente.

Quem quer evitar esse tipo de situação, no geral, deve optar por um top de linha, já que esses costumam ser elevados para pelo menos duas versões do sistema de código aberto, continuando não só atuais, como competitivos nas prateleiras para as fabricantes. Porém, a própria gigante de buscas possui um programa para transmitir confiança ao consumidor nesse sentido: o Android One.


Todo aparelho inserido no programa é planejado para receber não 18 meses, mas sim 24 de atualizações que incluem upgrades do próprio SO. Alguns usuários tomaram um susto recentemente já que essa informação havia sido removida do site da companhia, mas todos podem ficar tranquilos pois ela confirma que esse período segue inalterado.

O melhor de tudo é que esse cuidado é fornecido pela própria dona do Android, e por isso smartphones cujos updates sejam fornecidos por ela costumam sair na frente.

Observe que o Moto X4 possui uma variante nos Estados Unidos que faz parte do Android One, e por isso viu o Android Pie muito antes dos principais aparelhos da Motorola em 2018. Outro ponto interessante do programa é que não necessariamente o dispositivo precisa ser um top de linha para participar, ou seja, é possível gastar um pouco menos para ter um suporte de maior qualidade.


Mesmo a Motorola lançou no Brasil - e foi pioneira nesse sentido - o Motorola One, o primeiro Android One do nosso país. Xiaomi possui os Mi A1, A2 e A2 Lite, que lá fora são vendidos a menos de R$ 1 mil. Ótimo investimento com garantia de suporte longevo.

Mas claro, as opções acabam sendo mais limitadas, uma vez que a Google acaba arcando com o gerenciamento de todas essas atualizações. Caso você queira trocar seu celular e os modelos inseridos no programa não te agradem, é bom levar em consideração o histórico de marcas que se mostraram preocupadas nos últimos anos em prolongar a vida dos seus aparelhos.

Uma delas é a Essential, que bem, não parece andar muito bem das pernas, mas disponibilizou o Android Pie para o Essential PH-1 em menos de 24 horas após a Google tê-lo oficializado. Além disso, por ser o único modelo da companhia, ele ainda deverá receber o Android Q futuramente.


Outra que merece elogios é a OnePlus, que já levou o Pie para o OnePus 6T, 6, 5T, 5, e também colocará o SO nos 3T e 3.

Já quando falamos de marcas mais tradicionais no Brasil, podemos destacar a Sony, que foi a mais rápida empresa a lançar o Android Oreo para os seus smartphones, por exemplo.

Apesar de estarmos falando de Android, não podemos deixar de comentar que do outro lado da força - no iOS - o compromisso da Apple também é grande com os consumidores. Basta observamos que mesmo o iPhone 5S lançado em 2013 recebeu o iOS 12.

Vale lembrar, Android One também significa a experiência Android na sua forma mais próxima do sistema puro. Se isso é um ponto positivo ou negativo vai depender muito de como o usuário gosta de usar um smartphone. Se prefere interfaces personalizadas, mais autênticas, e com recursos mais intuitivos, ou se é do tipo que opta por algo simples, objetivo, e no geral mais rápido.

E você, o que acha do Android One? Tem um smartphone suportado pelo programa? Conte para a gente nos comentários!

(atualizado em 23 de abril de 2019, às 22:20)

27

Comentários

Google segue garantindo dois anos de atualizações para smartphones Android One; veja as vantagens
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular