LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Será mesmo? Experts dizem que não há evidência que tempo de tela prejudica crianças

04 de janeiro de 2019 2

A Faculdade Real de Pediatras e Saúde Infantil (RCPCH) publicou os resultados das pesquisas que examinaram o impacto do tempo que crianças passam defronte de telas e, como aqueles que ficaram abismados com o número de adolescentes que usam o celular logo ao acordar, o resultado pode surpreender alguns: não há evidência de que isso prejudica qualquer aspecto da saúde da criança.

A notícia foi, obviamente, muito bem recebida pelos fãs de tecnologia, mas a RCPCH recomenda que os "pais devem continuar a ser pais", além de advertir que é importante não deixar que o uso da mesma atrapalhe outros aspectos do desenvolvimento da criança, incluindo o social e físico.

A RCPCH ainda frisa o fato de que a tecnologia não é capaz de substituir a educação familiar. E, para aqueles que querem ter maior controle sobre o tempo de uso de dispositivos digitais, ao invés de colocar um limite, ela sugere que você se pergunte algumas coisas:

  1. O tempo defronte de telas de sua família está sob controle?
  2. A tecnologia interfere no que sua família quer fazer?
  3. Ela interfere no seu sono?
  4. Você é capaz de controlar seu petiscar durante o uso?

E assim chega-se no ponto crucial da questão: se sua família não funciona como uma família, você tem um problema, e, ao contrário do que muitos pensam, o uso e abuso da tecnologia pode não ser o problema, mas um sintoma da verdadeira adversidade.

Os adultos da família devem rever, primeiro, seu próprio uso de telas, já que crianças são facilmente influenciadas e costumam imitar os mais velhos; além de cuidar do próprio bem-estar. Conversar com as crianças, também, e negociar os termos dos limites, para que todos entendam e fiquem satisfeitos é importante, mas claro que se os limites não são respeitados, devem haver consequências.


Grande tempo com a atenção presa nas telas pode ser prejudicial por motivos terceiros. Por correlação, alto uso de telas e obesidade, uma dieta ruim e menor qualidade de vida estão ligados.

As telas podem distrair a pessoa, fazendo com que a mesma "esqueça" de sentar para comer uma refeição decente e opte por lanchar algo não tão saudável. Ou até mesmo atrapalhar seus exercícios, jogar FIFA ao invés de realmente jogar bola e etc. esses hábitos interferem na saúde e são indicadores que a rotina deve ser modificada.

Uma das recomendações mais fortes é que não se deve usar qualquer dispositivo digital uma hora antes da hora de dormir, por causa das consequências que podem ter no seu sono. Ainda mais depois dos estudos mostrarem que os "modos noturnos" , embora o filtro de luz azul, sim, comprovadamente reduz a supressão da produção de melatonina.


2

Comentários

Será mesmo? Experts dizem que não há evidência que tempo de tela prejudica crianças
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular