Acessórios 12 Fev
Em uma época onde consoles retrô estão vendendo como água - e até mesmo a Sony aproveitou para embarcar nessa moda - nada mais justo que trazermos até o Windows 95 de volta.
Quem teve essa ideia foi o programador Felix Rieseberg, que no ano passado iniciou o desenvolvimento de um mini-emulador para o sistema operacional da Microsoft. A primeira versão trouxe uma interface funcional com alguns softwares básicos, mas a versão recém-lançada traz novidades interessantes.
Nela estão incluídos softwares como o FrontPage e Netscape - o antecessor do Internet Explorer - além de jogos como Doom, Wolfstein 3D e Grand Prix Circuit, todos em seus gloriosos gráficos avançados para a década de 90. O bom é que, aqui, você não precisará se preocupar com requisitos mínimos de hardware para rodá-los.
Além disso, finalmente recursos de som ficam disponíveis. Além disso se torna possível reinicializar a máquina virtual sem precisar fechar o programa. Ele, aliás, foi desenvolvido em Javascript, então se prepare para algumas limitações e dores de cabeça.
Ironicamente o projeto Windows95 é compatível não apenas com Windows, como também macOS e Linux. Para rodá-lo certifique-se de ter entre 200 MB e 300 MB disponíveis em disco rígido.
Vale lembrar, você não precisa revisitar o Windows 95 para jogar Doom, dada a versatilidade do jogo e uma comunidade aficionada por fazê-lo em rodar nas mais diversas plataformas possíveis. Um vídeo que comemorou o aniversário da franquia inclusive ressaltou como essa brincadeira vez o game ficar disponível em eletrônicos... inusitados.
E você, vai matar as saudades dos anos 90 com esse mini-emulador? Conte para a gente nos comentários!
Comentários