LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Escritora brasileira Carolina Maria de Jesus ganha homenagem em Doodle do Google

14 de março de 2019 2

Ao fazer uma busca no Google na versão para desktop ou smartphone, os usuários se depararam o rosto de uma mulher negra, de cabeça coberta por um lenço e um livro substituindo as duas letras 'O' do buscador. O Doodle homenageou a escritora brasileira Carolina, nascida há 105 anos, em Minas Gerais.

Carolina ganhou projeção internacional com o best seller "Quarto de despejo: Diário de Uma favelada", publicado originalmente em 1960. A aclamada publicação descrevia a vida nessas moradias, e foi publicada em mais de 40 países, vendendo 10 mil cópias em apenas três dias.

O que torna o feito de Carolina ainda mais relevante é o fato de ser descendente de escravos e filha de pais analfabetos. Aos 33 anos de idade, grávida e desempregada, foi morar na favela do Canindé, zona norte de São Paulo, ganhando a vida como empregada doméstica e recolhendo produtos recicláveis, como papel, latas e garrafas.

Mesmo assim, encontrou tempo para escrever um diário em que contava detalhes da luta diária em um mundo descrito por ela como a 'sala de despejo da cidade'.

Escritora Carolina Maria de Jesus, homenageada pelo Google (Imagem: Reprodução)

Nada disso seria possível sem oportunidade. Quando reclamava do comportamento de homens, e ameaçou colocar seus nomes no livro que estava escrevendo, conheceu Audalio Dantas, repórter de um jornal local, que leu a prévia do livro e reconheceu seu talento. Ele organizou ainda a publicação dos diários no jornal que trabalhavva.

O legado de Carolina é presente até hoje. A autora virou símbolo do movimento negro, ao abrir espaço para outros escritores da mesma etnia e dando voz às comunidades ainda hoje marginalizadas dos grandes centros urbanos.

Os Doodles são uma forma de o Google celebrar datas importantes, como a Copa do Mundo, em seu portal. Recentemente, a empresa comemorou os trinta anos da Rede Mundial de Computadores, o Dia Internacional da Mulher, homenageou os escritores Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu, lembrou do Halloween e celebrou seus vinte anos de história. Reveja os vinte mais marcantes já publicados pela gigante de Mountain View.


2

Comentários

Escritora brasileira Carolina Maria de Jesus ganha homenagem em Doodle do Google
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Março 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular