LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google comemora Dia do Pi com recorde mundial conquistado por engenheira

15 de março de 2019 4

Em comemoração mundial ao "Dia do Pi" - 14 de março - o Google divulgou um feito digno do livro de recordes Guinness. De acordo com a gigante das buscas, em um projeto que levou apenas quatro meses, a pesquisadora Emma Haruka, calculou o Pi para 31,4 trilhões de dígitos ( 31.415.926.535,897).

O novo recorde foi quebrado usando a computação em nuvem Google Cloud e não apresentou falhas. Isso é mais uma conquista para infraestrutura da empresa. A companhia ainda explica que a solução usada foi o Google Compute Engine, sendo que Emma executou o y-cruncher em máquinas virtuais.

Assim, durante o período do experimento, o Google usou 96 CPUs virtuais, 1.4 TB de memória RAM, leu um total de 9.02 PB em dados e escreveu outros 7.95 PB. Vale lembrar que um petabyte (PB) é equivalente a 1000 terabyte (TB).


Comentando o sucesso do experimento, Emma disse que o Google facilitou o processo ao oferecer a ferramenta e a infraestrutura necessária:

Eu tive uma conexão com Pi durante toda a minha vida. Primeiro quis calcular Pi quando tinha 12 anos, muito antes de saber muito sobre matemática. Quando ganhei acesso à internet, em 1995, consegui baixar um programa que me ajudou a calcular um milhão de dígitos

Segundo o Google, Emma se tornou a primeira a quebrar o recorde mundial de cálculo Pi usando a nuvem. O título anterior pertencia a Peter Trueb, que fez o seu experimento em 2016. Cabe ressaltar que desde 2009 engenheiros usam computadores para calcular trilhões de dígitos e estabelecem novos recordes.

  • O Google Pixel 3 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

4

Comentários

Google comemora Dia do Pi com recorde mundial conquistado por engenheira
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista