LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como adicionar um "botão de pânico" no Google Chrome

20 de março de 2019 7

Sendo uma das melhores propostas do mercado quando o assunto são navegadores web, o Google Chrome é um dos browsers mais famosos entre usuários, trazendo uma navegação rápida com alta compatibilidade, recursos avançados de controle de tarefas e inúmeras extensões.

E por falar em extensões, a proposta do Google é recheada delas. São inúmeras e com os mais variados fins, atendendo desde aqueles que querem fazer edições simples de imagens com o navegador até os que desejam apenas se organizar através de calendários e listas de tarefas.

No meio desse mar de opções, chegando ao foco desse tutorial, na dica de hoje falaremos sobre uma extensão com um propósito muito específico: adicionar um botão de pânico ao Google Chrome. Para os que não entenderam, uma vez instalada no navegador, essa extensão permite esconder todas as suas abas abertas com apenas um clique ou atalho de teclado, sendo possível restaurá-las depois em um momento de segurança.

Como adicionar um botão de pânico no Google Chrome

Sabemos que você trabalha duro e que não tem nada a esconder de ninguém, mas também sabemos que você não deseja ser pego “com a mão na massa” quando está escolhendo um presente para a festa surpresa do seu pai/mãe, esposo(a) ou chefe(a), por exemplo. Por conta disso, as dicas e instruções a seguir podem ser extremamente úteis para você.

  • Para adicionar a extensão PanicButton ao seu browser, navegue até a seção de extensões da Chrome Web Store com o Chrome. Tenha acesso rápido clicando aqui;
  • Agora, utilizando a busca, procure por “panicbutton” – sem as aspas.

  • Na extensão PanicButton, oferecida pelo desenvolvedor “hidemyass.com”, clique em Usar no Chrome.
    • Se perguntado sobre a adição, confirme-a clicando em Adicionar Extensão.

  • Pronto, a extensão foi adicionada ao seu navegador! Um botão laranja com uma exclamação deverá aparecer ao lado da barra de navegação.

Uma vez adicionado, o funcionamento do PanicButton é muito simples. Independente da quantidade de abas que estejam abertas no momento no seu navegador, ao clicar no botão da extensão todas elas serão escondidas e a página do Google, por padrão, será exibida. O ícone da extensão passará de laranja para verde e um pequeno balão informará quantas abas estão escondidas com a extensão – no exemplo da imagem abaixo, 4 abas estão escondidas.


Para ter suas abas restauradas, clique sobre o mesmo botão novamente; ele passará de verde para laranja e todas as páginas que estavam sendo visitadas anteriormente voltarão a exibição principal. Caso não queira restaurar as abas, acesse o caminho Menu>Favoritos>Gerenciador de favoritos e exclua as páginas desejadas da pasta Outros Favoritos > temporary Panic.

Menu de opções

Apesar do funcionamento satisfatório da extensão em sua forma padrão, ela ainda tem muito mais a oferecer, tornando-se ainda mais interessante. Com alguns ajustes no seu menu de configurações, é possível adicionar um atalho de teclado para esconder a sua navegação, remover o botão da extensão da barra de tarefas e muito mais. Para acessar esse menu, confira as instruções abaixo.

  • Com o Chrome aberto, clique na opção de menu. Essa opção pode ser acessada através do ícone com três pontos dispostos na vertical localizado na parte superior direita da janela;
  • Agora, posicione o ponteiro do mouse sobre a opção Mais Ferramentas e, no novo menu, clique em Extensões.

  • Na janela de extensões, procure pela PanicButton e clique no botão de Detalhes.

  • Agora, role a janela até o rodapé e clique na alternativa Opções de extensão. Uma nova página será aberta.

  • Na nova página, role até seção Panic Button Opções.

No menu de opções da extensão, personalize suas configurações da forma que achar mais viável. É possível adicionar um atalho de teclado para ativar a extensão, esconder o botão quando a mesma estiver ativa, adicionar uma proteção por senha para liberar as abas ocultas e até mesmo definir um pacote de páginas a serem abertos quando o botão ou atalho for pressionado. Confira um exemplo de configuração na imagem abaixo.


Caso queira retornar as configurações padrão da extensão, clique no botão de Resetar Opções localizado na parte inferior da mesma seção.

Outras alternativas

Claro que assim como para outros objetivos, desenvolvedores de todo o mundo proveem centenas de alternativas com o mesmo propósito; apresentamos aqui apenas uma das que julgamos estar entre as melhores, tanto por avaliação de outros usuários, tanto por uso próprio. Sinta-se livre para testar as outras opções, o funcionamento será, provavelmente, muito semelhante ao que apresentamos aqui.

E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente nos comentários o que você gostaria de ver aqui no TudoCelular Ensina e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos (as).


7

Comentários

TudoCelular Ensina: como adicionar um "botão de pânico" no Google Chrome
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista