LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chrome 74 para Android recebe modo escuro, atalho para o Google Tradutor e outros recursos

26 de abril de 2019 47

Atualização: 26/04 - JS

O Google Chrome 74 para Android está recebendo diversas novidades para dar ainda mais opções de uso para quem escolhe usar o navegador no smartphone, disponibilizando em sua versão 74.0.3729.112 vários ferramentas, incluindo o modo escuro, recursos de acessibilidade e novo atalho para o Google Tradutor.

Modo Escuro

O Google está realizando a transformação dos seus aplicativos para que todos tenham acesso ao modo escuro de forma nativa, principalmente nos smartphones para deixá-los prontos para o update que está por vir, pois o Android Q tem suporte para essa funcionalidade.

Para experimentar a novidade no Chrome, basta copiar e colar o seguinte código na barra de endereço do navegador: chrome: // flags # enable-android-night-mode e ativar a opção. Vale lembrar que o modo escuro no navegador só é valido na página inicial, haja vista que seria preciso realizar algumas modificações no código de cada site para aceitar a personalização desenvolvida pelo Google.


Google Tradutor

Para quem usa muitas páginas em outro idioma, uma das maiores barreiras de uso era ter que reiniciar o site para fazer a barra do Google Tradutor voltar a aparecer, porém a nova versão do Chrome 74 agora possui o botão "Traduzir" no menu de configurações, abaixo da opção de "Download", facilitando o processo de tradução.


Acessibilidade

Nas opções de acessibilidades o Google Chrome 74 traz mais uma opção para melhorar nesse quesito, sendo a alternativa de remover a animação do navegador para que não atrapalhe a usabilidade de pessoas que possuem certa dificuldade em visualizar conteúdos.


Outros recursos
  • A nova Política de recursos da JavaScript API permite que os aplicativos da web verifiquem facilmente quais recursos (como geolocalização) estão disponíveis para quais domínios.
  • Os pop-ups ativados ao fechar uma página agora estão bloqueados, independentemente de o usuário ter o bloqueador de pop-ups ativado ou não.
  • KV Storage , um novo método para armazenar dados localmente, está disponível como um teste de origem.
  • A API Detecção de formas, introduzida no Chrome 70 , que facilita a detecção de rostos, texto ou códigos QR nas imagens nas aplicações Web, saiu da fase de avaliação da origem. Agora ele pode ser ativado com um sinalizador.
  • Várias instâncias de WebAssembly agora podem compartilhar um único objeto de memória .
  • O modo de economia de dados agora é chamado de modo Lite .
  • Os sites agora podem verificar facilmente quando um evento de transição de CSS é iniciado, finalizado ou cancelado.
  • Agora, as Ferramentas do desenvolvedor do Chrome podem destacar todos os elementos afetados por uma determinada propriedade CSS, exibir o conteúdo de uma mensagem binária do WebSocket e muito mais.
  • O Chrome OS 74 agora suporta o backup e a restauração de contêineres do Linux . Não está claro se a ativação do sinalizador # crostini-backup ainda é necessária, pois a versão estável final do Chrome OS 74 ainda não foi implementada.
  • O Chrome OS 74 tem novas ferramentas de anotação em PDF . Novamente, não está claro se a ativação do sinalizador # pdf-annotations ainda é necessária, porque a versão estável final ainda não chegou.

Atualização em 25/04/2019 - por CM

O Chrome 74 finalmente foi lançado para Mac, Linux e Windows trazendo o aguardado modo noturno. Porém, o Android também esperava ansioso pelo update, finalmente lançado para o SO móvel mais usado do mundo.

Aqui, grandes novidades são vistas também: por exemplo, o modo de economia de dados passa simplesmente a ser chamado de modo Lite, e sinaliza ao lado da URL essa característica em azul, indicando que seu 4G está sendo preservado.

Além disso, agora o navegador respeita configurações de acessibilidade como a remoção de animações nas transições. Assim, quem não gosta da suavidade entre as janelas e sistema de parallax na rolagem poderá usar o Chrome sossegado.

A posição da barra de tradução automática segue na parte inferior quando a Google julgar necessário apresentá-la. Porém, ela se apresenta de forma mais discreta a partir de agora, ocupando bem menos espaço.

Por fim toques simples na Omnibar agora apresentam a URL atual com um botão de edição na sugestão de endereços, facilitando quem quer cortar um pedaço do link ou compartilhá-lo.


Confira a seguir outras novidades já avistadas no Chrome 74 em outras plataformas:

Atualização: 24/04 - JS

Ele chegou! Google Chrome 74 recebe modo escuro em sua versão estável

E o Google Chrome 74 acaba de ser atualizado para a sua versão mais recente, tanto no Windows quanto para dispositivos móveis. Esse update fez com que a opção de ativar o "modo escuro" saísse do beta para a versão estável, disponibilizando um dos recursos mais esperados para o navegador para Windows.

Imagens: Techspot

Além disso, agora é possível remover, através nas configurações, o recurso de animação de sites no Chrome, evitando que efeitos de rolagem e zoom sejam exibidos e atrapalhem a navegação do usuário. Para quem realiza download com frequência e sempre reclamou das sandbox já pode comemorar, pois o Google não está mais exibindo essa informação ao baixar arquivos.

Para finalizar, a empresa também está aplicando um modo para melhorar a economia com conexão de internet ao usar os dados móveis, bem como a correção de diversos bugs que atrapalhariam a navegação.

Atualização: 04/04 - JS

O Google Chrome Beta para Android acaba de ganhar uma versão que traz como diferencial o modo escuro para o navegador mobile. A novidade, que já está presente no Chrome 74 para computadores, entretanto para realizar a ativação nos dispositivos móveis é preciso vasculhar um pouco dentro do app, pois a opção não é facilmente encontrada à primeira vista.

Para isso, é preciso baixar o aplicativo beta do Chrome na Play Store e digitar na barra de endereço "chrome://flags", onde vão aparecer diversas opções que podem ser habilitadas para melhorar a navegação. Pesquise por "escuro" ou "dark" para ter acesso às opções que serão ativadas, que no caso são "modo escuro do conteúdo da web do Android" e "modo escuro da interface do usuário do Chrome para Android".

Depois basta clicar em "Ativar" para usar o modo escuro enquanto navega pelas páginas da internet através do smartphone. Vale lembrar que o recurso ainda está em versão beta, então bugs podem acontecer. Fique de olho para escapar de qualquer problema que prejudique a usabilidade e aproveite essa ferramenta adicional para quem curte os aplicativos em um estilo escurecido.

Post original - 24/03

Depois de ter lançado no dia 13 de março a 73º versão do seu navegador para Windows, macOS, Linux, Android e iOS, o Google liberou na última sexta-feira, 24, a primeira beta da versão 74 do Chrome para desenvolvedores.

Mostrando novos recursos, a atualização deverá trazer novidades quanto a acessibilidade e o design do navegador. Isso, pois assim como visto na versão liberada, usuários de Windows poderão desfrutar muito em breve de um novíssimo modo escuro, assim como visto no macOS Mojave.

Ao optar pela opção de tema noturno no sistema operacional da Microsoft, toda a interface do navegador adotará um visual semelhante, alterando cores de abas, elementos de navegação e até mesmo páginas – quando disponível. Confira um exemplo a seguir.

Imagem: reprodução/9to5Google

Além das mudanças no design envolvendo a paleta de cores do navegador, novidades importantes no que tange a acessibilidade da ferramenta também deverão ser vistas. Assim como reportado no site oficial da plataforma para desenvolvedores, a partir da próxima versão as configurações de acessibilidade definidas pelo usuário no sistema operacional, como a diminuição de movimentos ou efeitos visuais, por exemplo, serão respeitadas pelo browser sempre que possível.

“Embora muitos usuários gostem de tais animações, alguns outros não gostam delas porque se sentem distraídos ou desacelerados. Na pior das hipóteses, os usuários podem até sofrer de enjoo como se fosse uma experiência de vida real, portanto, para esses usuários, reduzir as animações é uma necessidade médica.”

Com isso, se o utilizador definir junto ao seu sistema que o mesmo deverá reduzir ou remover animações, o navegador também tentará seguir esse padrão nas páginas compatíveis com a nova solução. Para que isso funcione, desenvolvedores web terão que adicionar aos seus sites uma espécie de bandeira para que o Chrome possa desativar as animações ou elementos distrativos dos sites quando requisitado.

Mas as novidades não param por aí. Além do novo modo noturno e das opções de acessibilidade, o navegador deverá exibir pesquisas recentes e sugestões assim que o usuário clicar na barra de endereços – ao contrário do que acontece na versão atual, onde é necessário começar a digitar para que as sugestões comecem a ser dadas. Uma nova opção para remoção de pesquisas recentes das sugestões também deverá ser vista.

E você, o que achou das novidades que estão por vir para o navegador da gigante de buscas? Conta para a gente nos comentários abaixo.


47

Comentários

Chrome 74 para Android recebe modo escuro, atalho para o Google Tradutor e outros recursos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista