LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como deletar automaticamente seu histórico de navegação no Firefox

16 de abril de 2019 0

Se você usa o Firefox há algum tempo, talvez já tenha percebido o quanto a Mozilla, desenvolvedora do navegador, preza sobre os dados de seus usuários, garantindo que sua privacidade seja preservada.

Sendo um dos browsers mais conhecidos e utilizados de todo o mundo, o Firefox traz consigo ferramentas importantes para quem quer, ao máximo, proteger as suas informações – seja de outras pessoas em um ambiente de trabalho, por exemplo, seja de grandes corporações, responsáveis por montar verdadeiros históricos sobre seus usuários de acordo com o seu uso.

Entre essas ferramentas, uma das que mais chama a atenção é a que será apresentada para você, estimado leitor, logo a seguir. Ela é capaz de limpar seu histórico de navegação automaticamente a cada vez que uma sessão é finalizada, possibilitando mais controle de suas informações e um aumento na privacidade.

Como deletar automaticamente seu histórico de navegação no Firefox

Se limpar seu histórico esporadicamente e de forma manual não é o suficiente para você, já que na grande maioria das vezes você acaba esquecendo de fazê-lo, uma excelente opção pode ser configurar um esquema de deleção automática, capaz de apagar dados pré-definidos a cada vez que uma sessão do navegador é encerrada. Para isso, confira os passos a seguir.

No computador

  • Com o Firefox aberto, clique no ícone de menu localizado na parte superior da tela e escolha a opção Preferências.

  • Clique em Privacidade e Segurança.

  • Agora, na seção Histórico, altere a opção O Firefox irá Memorizar tudo para O Firefox irá Usar minhas configurações.

  • Marque a caixa Limpar histórico quando o Firefox fechar;
  • Para configurar quais dados serão apagados ao final de uma sessão, clique na opção de Configurações localizada ao lado da caixa assinalada.

  • Com a janela Configurações para a limpeza do histórico aberta, marque os itens de acordo com a sua vontade e ao finalizar a marcação, clique em OK.
    • Caso tenha alguma dúvida sobre o que cada item representa, confira a seção Descrição dos itens logo mais abaixo.

No Android

Antes de começarmos com a sequência de instruções necessárias para fazer o procedimento na versão mobile do navegador, é válido esclarecer que não abordaremos aqui os passos necessários para que essa tarefa seja cumprida no iOS - que embarca em iPhones e iPads - simplesmente pelo fato da versão do browser voltada para esses dispositivos não apresentar essa função.

  • Com o Firefox aberto no seu Android, toque no ícone de opções localizado no menu superior e escolha a opção Configurações;
  • Agora, toque em Privacidade;
  • Toque em Limpar dados ao sair e, na nova janela, marque os itens de acordo com a sua vontade. Ao finalizar a marcação, toque em Definir.
    • Caso tenha alguma dúvida sobre o que cada item representa, confira a seção Descrição dos itens logo mais abaixo.

Limpeza local

Apesar de isso ser óbvio para alguns, vale ressaltar que a exclusão dos dados de navegação praticada aqui abrange apenas o seu ambiente local, englobando somente o seu navegador e o armazenamento do seu computador. Para o seu ISP – empresa que fornece a internet para você – as informações poderão continuar a existir, sendo eventualmente deletadas de acordo com as políticas da própria companhia ou até mesmo de acordo com a legislação do país.

Descrição dos itens

Para você que está com dúvidas quanto ao que deseja apagar a cada vez que uma sessão é encerrada ou até mesmo em uma eventual deleção manual do histórico e dos dados de navegação, essa seção foi feita para você. Confira os itens a seguir.

  • Histórico de navegação e downloads: lista dos sites visitados e dos arquivos baixados por você;
  • Histórico de formulários e pesquisa: itens que você preencheu em formulários de páginas web para a função de preenchimento automático de formulários e itens pesquisados por você através de uma nova aba ou através da própria barra de pesquisa;
  • Cookies: informações sobre os sites que você visita, desde estado de autenticação até preferências gerais, por exemplo. Cookies também podem ser utilizados para o rastreamento do usuário entre páginas;
  • Cache: arquivos temporários baixados pelo navegador para agilizar o carregamento de páginas já visitadas;
  • Logins ativos: sites que usam autenticação HTTP e que você fez login. Limpar esse aspecto irá te deslogar destes sites;
  • Dados off-line de sites: com a sua permissão, alguns sites podem armazenar informações no seu computador para que possam ser utilizados mesmo sem uma conexão. Limpar esses dados apagará as informações guardadas por estes sites, impossibilitando o uso offline;
  • Preferências de sites: preferências específicas de cada site, desde um determinado zoom na página até permissões dadas, como notificações ou exceções a bloqueios de pop-ups, por exemplo;
  • Abas abertas: abas deixadas abertas pelo usuário;
  • Downloads: lista de downloads realizados durante a sessão;
  • Abas sincronizadas: abas sincronizadas entre dispositivos a partir do serviço de sincronização da Mozilla.

E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos(as).

Navegador Firefox

Desenvolvedor: Mozilla

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

TudoCelular Ensina: como deletar automaticamente seu histórico de navegação no Firefox
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista