LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores criam "WiFi ultra-rápido" usando transmissor de rádio a laser

26 de abril de 2019 2

Como sabemos, conforme a tecnologia evolui, mais gente se conecta em redes WiFi. Isso faz com que novas soluções precisem ser criadas para garantir o tráfego de um volume cada vez maior de dados. Caso não seja desenvolvida uma solução adequada, corremos o risco de enfrentar um gargalo em breve.

Pensando nesse tipo de problema, pesquisadores da Universidade de Harvard desenvolveram um novo método para transmitir radiofrequência sem fio usando um laser semicondutor. A descoberta estabelece que esse tipo de equipamento pode ser usado para emitir micro-ondas, modulá-las e até mesmo receber sinais externos de rádio.

Com isso, abre-se uma nova porta para o fornecimento de um "WiFi de altíssima velocidade". Isso porque um pente de frequência infravermelha pode ser adicionado em um laser para gerar sinais terahertz. Assim, os pesquisadores conseguiram transmitir dados a uma velocidade "centenas de vezes" mais rápida do que o atual WiFi.

Para quem não está familiarizado com o assunto, ao contrário dos lasers convencionais, que emitem uma única frequência, os pentes de frequência podem emitir frequências múltiplas simultaneamente.


Na publicação dos resultados, os pesquisadores afirmam que a solução necessita de uma antena "estilo orelhas de coelho" para que os dados possam ser decifrados e transmitidos pelo laser. Para provar que o experimento já era totalmente funcional, a música "Volare", de Dean Martin, foi transmitida.

A equipe também conseguiu descobrir que os pentes de frequência a laser permitem que dispositivos funcionem como transmissores ou receptores integrados. Assim, a informação pode ser codificada de forma mais eficiente, algo que amplia o poder da nova tecnologia.

Pela primeira vez, foi estabelecido que um laser em comprimentos de onda óticas funciona como um dispositivo de micro-ondas. Isso porque frequências diferentes de luz batem juntas para gerar radiação de micro-ondas, disseram os pesquisadores.

Por enquanto, a novidade deve passar por muitos testes internos. Com isso, ainda vai demorar um pouco para que a nova tecnologia vire um produto comercial. De toda forma, é importante notar que pesquisadores já estão de olho em formas de melhorar o nosso tradicional WiFi.


2

Comentários

Pesquisadores criam "WiFi ultra-rápido" usando transmissor de rádio a laser
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular