LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desequilíbrio ecológico? Frequências do 5G aumentam temperatura corporal de insetos

17 de maio de 2019 32

Se há algo que une insetos e 5G, só podem ser as antenas, que são necessárias nos dois casos. De um lado, os animais precisam delas como órgão olfativo, enquanto o padrão de conexão as utiliza paa propagar ondas. Mas essa improvável combinação está presente por um motivo que envolve sustentabilidade e e equilíbrio ecológico.

Um estudo, comandado pela organização suíça Pro Natura, indica que as frequências utilizadas pelo 5G aumentam a temperatura corporal de insetos.

A organização, com base nesse estudo, realiza uma grande campanha de proteção chamada "Juntos contra o desaparecimento de insetos", em tradução livre. Na mobilização, destaque para os diversos problemas que humanos já causam a esses animais voadores, como agricultura intensiva, pesticidas, desaparecimento de ecossistemas, poluição visual, e agora o 5G se soma a esses problemas.

O estudo tem como base o fato de, com o desenvolvimento atual, os sistemas de telecomunicações passarão de 6 GHz (utilizados nos padrões de conexão atual) para frequências de até 120 GHz utilizadas nas redes 5G.


De acordo com os cientistas que conduziram o estudo, a faixa utilizada pelo pelas redes 2G, 3G e 4G não apresenta risco para a saúde dos insetos, enquanto na faixa de 10 GHz observa-se um aumento na temperatura do corpo dos insetos expostos. Ou seja, o 5G tem potencial para causar reação nos insetos, alterando seu comportamento e fisiologia. Vale destacar que as abelhas já correm risco de extinção.

A Pro Natura exige que as câmaras federais não cedam à pressão das empresas de telecomunicações e não baixem os limites de radiação permitidos. No Brasil, a Anatel confirmou a licitação da tecnologia para o início de 2020.


32

Comentários

Desequilíbrio ecológico? Frequências do 5G aumentam temperatura corporal de insetos
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 156.469 mortes em 5.352.935 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular