LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estudo aponta que fake news dominaram a discussão no Facebook durante eleição na Europa

27 de maio de 2019 4

Em tempos de disputa pelas narrativas, a imprensa vem cada vez mais disputando a atenção do sociedade com as fake news, e bem, o Brasil pôde conferir um pouco disso no final de 2018, quando redes sociais foram inundadas por mentiras durante o período eleitoral.

Agora chegou a vez da União Européia passar por isso: um estudo conduzido pelo Instituto de Internet da Universidade de Oxford apontou que durante a véspera e o dia do pleito, período de 23 a 26 de maio, quem gerou mais engajamento no Facebook foram os agentes disseminadores de informações falsas.

Isso é, eles obtiveram mais curtidas, compartilhamentos e comentários em suas publicações, classificadas pelo estudo como ideologicamente extremos, enganosos, ou apresentadores de fatos incorretos. Alguns portais com essas práticas chegaram a ter quatro vezes mais engajamento que veículos estabelecidos no mercado.


Certamente essa é uma derrota para o jornalismo e também a população, uma vez que a imprecisão de fatos ou a completa distorção deles pode levar a sociedade a escolhas com as informações erradas, escolhas essas que tendem a representar o cenário político e em decisões que afetam diretamente os cidadãos.

Em todo caso, o estudo também levantou dados no Twitter, e por lá houve uma reviravolta: apenas 4% dos 380 mil tweets analisados no período representou o campo das fake news, com exceção da Polônia onde essa categoria chegou ao montante de 21% das notícias. A imprensa tradicional no passarinho azul ocupou 34% de fatia.

E você, checa bem as informações que chegam até você? Verifica em mais de uma fonte possíveis fatos sobre pessoas ou acontecimentos antes de compartilhá-los? Conte para a gente nos comentários!


4

Comentários

Estudo aponta que fake news dominaram a discussão no Facebook durante eleição na Europa
  • Estudo aponta que tudo aquilo que é considerado "fake news" é por conta de alguma derrota da esquerda.

      • A esquerda não tem mais desculpa, então, tudo pra eles é fake News _é mais fácil do que admitir que são um fracasso bizarro nato.

          • Engraçado, toda vez que um partido ou governante de direita chega ao poder, a mídia diz que fakenews tomaram conta....perceberam? Olha o que aconteceu com a eleição do Trump, que foi atacado de todas as mentiras, disseram até que tinha envolvimento com o governo russo e 3 anos depois viram que foi uma curtina de fumaça para impedi-lo de chegar ao poder. Ano passado foi com o bolsonaro, dizendo que ele usava um exercito de robos (kkkkk só as esquerda asquerosa para achar que os outros acreditariam nisso) e assim vai por todo lugar, Austrália, Europa... enfim: O CHORO È LIVRE!!!!

            Android

            Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

            Especiais

            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

            Android

            TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

            Android

            TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular