LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como diminuir o consumo de memória RAM do Google Chrome

11 de junho de 2019 13

Considerado como um dos maiores navegadores web da atualidade, o Google Chrome carrega consigo há algum tempo a fama de ser um verdadeiro devorador de recursos, principalmente memória RAM. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a depender das características do seu computador, isso pode não ser um problema.

Isso, pois tudo que o browser do Google faz é armazenar dados da sua navegação atual na memória RAM do seu PC, possibilitando que essas informações possam ser acessadas imediatamente – já que esse tipo de memória pode ser acessada de forma muito mais rápida se comparada ao seu HD ou até mesmo SSD.

Logo, se 50 abas estão abertas em uma sessão, por exemplo, e há um consumo de 4 GB de RAM, isso pode não ser uma complicação se a sua máquina dispõe de 16 GB ou mais desse tipo de memória. O problema começa, no entanto, se o seu computador possui pouca memória e o navegador está impedindo o bom funcionamento de outros processos que também precisam de acesso a RAM – podendo ser um empecilho até mesmo para o funcionamento do seu sistema operacional.

Com isso, se você está passando por esse tipo de situação, dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, ensinaremos na seção a seguir algumas formas de diminuir o consumo de memória RAM do Google Chrome no seu computador. Não saia daí!

Como diminuir o consumo de memória RAM do Google Chrome

Talvez por sua fama de devorador, talvez como uma forma de entregar mais possibilidades para o usuário, o Chrome traz consigo um verdadeiro gerenciador de tarefas onde cada um dos seus processos pode ser acompanhado de perto e, inclusive, finalizado. Para entender mais um pouco dessa ferramenta, confira esse nosso outro tutorial.

Caso utilizar o gerenciador do navegador não seja para você – uma vez que nem sempre finalizar o funcionamento de abas, plugins ou extensões é a solução, separamos a seguir duas dicas de extensões que podem melhorar o comportamento do browser no seu computador, fazendo-o consumir uma quantidade menor de memória RAM.

The Great Suspender

O The Great Suspender é uma extensão para Google Chrome que, uma vez ativada, faz com que abas não usadas dentro de um tempo pré-definido sejam suspensas, diminuindo o consumo de memória e processamento por parte do browser. Ou seja, a ferramenta ideal para quem costuma manter inúmeras abas abertas enquanto navega.

Confira a seguir como instalar, configurar e usar essa extensão.

  • Acesse a página da extensão na Chrome web store clicando aqui;
  • Clique em Usar no Chrome e, na janela seguinte, clique em Adicionar Extensão;
  • Pronto, a extensão já está instalada no seu navegador.

  • Com a extensão instalada, chegou a hora de configurar o seu funcionamento. Uma nova aba de configuração semelhante a exemplificada abaixo será mostrada.

  • Agora, preencha as configurações de acordo com a sua necessidade.
    • O ajuste padrão da ferramenta define que abas pinadas, que possuem formulários não salvos, que estão tocando algum tipo de áudio ou que estão ativas em cada janela não serão suspensas de nenhuma forma. As que não se encaixam nesses aspectos serão suspensas após 1 hora sem uso.
  • Com tudo configurado, feche a aba aberta.
    • Caso queira acessá-la novamente, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da extensão localizado na barra superior do navegador e clicar em Opções.

Pronto, a extensão já está instalada e em operação! Agora, após o período estabelecido (por padrão, 1 hora), caso uma aba não se encaixe dentro dos pré-requisitos definidos nas configurações, ela será suspensa, economizando os recursos da sua máquina.

Para ativar uma aba suspensa, basta clicar sobre o seu conteúdo ou atualizar a página. Caso queira suspender uma aba antes do período definido, clique sobre o botão da extensão e escolha Suspend this tab now.


Para adicionar um site a lista de abas que não devem ser suspensas, acesse o site, clique sobre o botão da extensão e opte por Never suspend this domain; uma outra opção é acessar o menu de configurações da ferramenta e adicionar o site a seção Never suspend tabs with URLs from the following list.

OneTab

Além do The Great Suspender, outra extensão que pode ajudar na economia de recursos é a OneTab. Essa extensão resume todas as abas abertas em apenas uma, causando uma redução de até 95% no uso da memória – de acordo com a página da própria ferramenta.

Em nossos testes, ao ativarmos a extensão, notamos uma diminuição no consumo de RAM de cerca de 80%, resultado que pode ajudar e muito quem precisa de mais memória para rodar outro processo, mas não quer fechar as abas abertas.

Confira a seguir como instalar, configurar e usar essa extensão.

  • Acesse a página da extensão na Chrome web store clicando aqui;
  • Clique em Usar no Chrome e, na janela seguinte, clique em Adicionar Extensão;
  • Pronto, a extensão já está instalada no seu navegador.

  • Agora, para utilizá-la, basta clicar no botão recém adicionado a barra do seu navegador para ver a OneTab em ação. Ao ser ativada, ela colocará todas as abas abertas de uma janela em apenas uma aba, reduzindo e muito o consumo da memória.

  • Para reabrir um site específico, abra a aba criada pela extensão e clique sobre o seu link para que uma aba adicional individual seja aberta;
  • Caso queira abrir todas as abas novamente, clique em Restaurar todas as guias.

Como pode ser constatado, o funcionamento do OneTab é muito simples, ajudando diretamente na economia de recursos. No entanto, ele pode não ser a melhor opção para algumas pessoas, uma vez que apesar da diminuição do uso de memória, ele pode atrapalhar um tanto na facilidade de acesso a algumas abas. Com isso, cabe a você, estimado leitor, escolher o que é melhor para o seu uso e ponderar até quando a economia de recursos é o ponto principal dessa balança.

Gostou dessa dica? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos.

Google Chrome

Desenvolvedor: Google

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


13

Comentários

TudoCelular Ensina: como diminuir o consumo de memória RAM do Google Chrome
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista