
Segurança 14 Jun
17 de junho de 2019 76
O veículo The Intercept - encabeçado por Glenn Greenwald, que teve papel ativo na divulgação do episódio NSA e Snowden - afirma ter obtido acesso a históricos do Telegram em que o ex-juiz Sérgio Moro troca mensagens sobre a Operação Lava Jato com procuradores e outros juristas do caso.
Ele vem publicando em pequenas doses essas informações, mostrando as condutas do atual Ministro da Justiça, que ao lado de Jair Bolsonaro deverá migrar para um celular criptografado da ABIN.
Porém, no último domingo, o que ganhou a internet não foi mais um trecho dos diálogos do veículo, mas sim uma suposta transação financeira envolvendo Greenwald e a Rússia, o que endossaria uma teoria de que o jornalista se trava de um espião russo.
O assunto chegou a ganhar os trending topics do Twitter através da Hashtag #ShowDoPavão. Confira:
Trending mundial - 18h33 horário de Brasília#ShowDoPavão pic.twitter.com/5kyNV6c37C
— Fausto R Alves (@FaustoRAlves) 16 de junho de 2019
Acontece que a suposta denúncia acompanha alguns erros que não apenas apontam a sua fragilidade como também a sua origem.
A imagem usada para denunciar o envolvimento de Glenn com uma agência de inteligência russa usa um log de bitcoins que é apresentado em inglês. Acontece que os valores monetários usados estão usando ponto ao invés de vírgula. O padrão de pontos é adotado para moedas no Brasil, mas não em inglês, idioma no qual o suposto registro é apresentado.
Russian "rublos", não rubles.
— Hacker aqui (@ZefMarinho) 16 de junho de 2019
Em inglês se usa ponto pra separar casa decimal.
Em inglês se usa vírgula a partir de mil.
US$1,500 são mil e quinhentos dólares,
US$1.500 são um dólar e meio.
Tudo errado#ShowDoPavao pic.twitter.com/7FZlJ9lDmq
Além disso, existe uma série de erros ortográficos para um texto em inglês: ao invés da palavra "transferred" o suposto log usa "transfered" com apenas um "r". Mesmo a moeda russa é chamada de rublo (aportuguesamento) ao invés de rubles, que é como ela é chamada em inglês.
A pessoa que forjou isso deve ter faltado na aula de inglês que explica porquê “transferred” leva dois Rs e não um só 💁🏻♀️ #ShowDoPavão #desMOROnando pic.twitter.com/81XetwEKLI
— Bia Trigo 🇧🇷 (@itsbiatrigo) 17 de junho de 2019
Finalizando, o divulgador poderia ter apresentado a hash, um caminho online do log de transações de uma carteira de bitcoins que poderia afirmar a autenticidade dessas movimentações. Na ausência disso, não é possível atestar a veracidade das supostas informações apresentadas por ele.
Vale lembrar, não é a primeira vez que a #VazaJato toma conta do Twitter: as primeiras denúncias do The Intercept dividiram o Twitter no domingo 10.
O Telegram, por sua vez, se defende dizendo que não foi invadido, repassando a responsabilidade para a suposta fragilidade quanto a segurança dos celulares dos envolvidos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários