LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bota casaco, tira casaco: governo quer acabar com exigência da tomada de três pinos

18 de junho de 2019 130

A Secretaria de Produtividade e Competitividade está correndo atrás de implementar uma medida que deve fazer você alterar as instalações elétricas da sua casa de novo se o fez com o lançamento do padrão de tomada de três pinos.

Obrigatório desde 2011, o formato atual dos plugues só existe no Brasil e fez a indústria local se adaptar a essa medida que era recomendada pelo Inmetro desde 2000. Agora, o governo pretende mudar isso, liberando as empresas para reimplementarem o padrão antigo.

Alguns nomes do governo justificam essa necessidade pelo padrão atual ser a chamada "tomada do PT" em suas palavras. Já a secretaria especial que cuida do assunto afirma que as regras de hoje dificultam a importação de produtos pela indústria, além de gerar altos custos de adaptação.

O Inmetro chegou a divulgar um estudo alegando que os prejuízos seriam maiores que os benefícios. Conforme informa o jornal econômico Valor, a então diretora do instituto teria sido advertida pelas informações divulgadas nada favoráveis a essa ideia, e então uma nota posterior foi liberada indicando que a autarquia via viabilidade para a adoção da medida.

A ideia é que as empresas que desejarem possam seguir com o novo plugue, mas que as interessadas em voltar ao padrão antigo não encontrem restrições para tal.

A medida ainda precisa enfrentar votações que envolvem diversos ministérios como o da Educação, Economia, Relações Exteriores, Justiça, Defesa, além de autarquias como o próprio Inmetro.

Vale lembrar, outra medida em estudo pelo governo que vem chamando a atenção diz respeito a isenção de impostos sobre eletrônicos importados, que poderia baratear, por exemplo, aparelhos fabricados fora do país mas vendidos oficialmente por aqui.

E você, gostaria de voltar para o padrão antigo de tomadas? Conte para a gente nos comentários!


130

Comentários

Bota casaco, tira casaco: governo quer acabar com exigência da tomada de três pinos
  • Esse 3 pino não serve p nada,pra ter efeito toda casa teria que ter aterramento o que na maioria nao tem e ninguém faz.só serve pra fazer ganbiarras e gerar mais gastos para o consumidor.

      • É um absurdo o Governo perder tempo e ter gastos para discutir algo que está resolvido, e resolvido com segurança. O padrão brasileiro atual é muito seguro, o problema é a falta de conhecimento sobre o assunto. Antes do atual modelo, tinhamos vários outros, aparelhos importados sempre precisaram de mudanças. No atual é só mudar o plugue para o novo modelo. Custo muito baixo, seguro e prático se feito por quem tem conhecimento. Antes de criticarem, procurem saber sobre os benefícios e segurança para sua família.

          • Se você acha que é o mais seguro, explique o numero crescente de acidentes, mortes, incêndios, o fato de ser uso obrigatório, veja e pesquise as estatísticas sobre estes aumentos, se você acha que esta opção não é segura faço um desafio a você, bem simples, coloque as duas em teste, de Amperagem, Contra fogo, espessura de metal, experimente com pinos de 10 ou de 20A, use todos o s plugues que consiga encaixar na opção, porém, tudo sem usar adaptador, depois venha me dizer o resultado, passe bem!

          • O padrão europeu não tem 3 pinos, apenas os 2 pinos de neutro e fase.

              • Um padrão internacional seria o ideal mas aqui primeiro se fode o continente depois se estuda o impacto

                • Tantos problemas mais sérios para se resolver no país...

                    • É só mais uma medida desse governo para diminuir a segurança da população. Mad Max é o futuro.

                        • cara mas essa tomada n é usada só aqui, mas em portugal e outras localidades da europa

                            • Uma coisa que eu gostaria de ver acabar é a venda de água com gás. Algumas vezes eu cheguei morrendo de sede e acidentalmente peguei água com gás. Foi chatão.

                              Presidente, veja isso para a gente.

                              • quem forçou esse padrão é um ser totalmente fora do "padrão". O resultado é que TODO MUNDO que tem tomadas antigas e comprou equipamentos novos ou quem tem tomadas novas e precisa ligar equipamentos antigos foi forçado a comprar adaptadores de péssima qualidade que acabam ficando bem salientes nas tomadas e gerando ainda mais problemas. Pessoal do INMETRO que forçou esse padrão deveria ser responsabilizado porque o resultado é um desastre, detonou com tudo em vez de ajudar, gerou mais problemas e gastos desencessários do que os poucos benefícios que ele proporcionaria.

                                  • lindo vc botar a culpa no inmetro sendo que vc pode a qualquer hora trocar a tomada pelo padrão nacional e sem ficar fazendoo gambiarras como todo Brasileiro adora

                                    • Alguns "aperto$ de mão$" e tá hora de enriquecer os empresários do ramo novamente! - É assim que eu vejo!

                                        • Um país governado por lunaticos

                                            • Procurem os padrões de Tomada pelo mundo, o terceiro pino quase unanimidade, justamente pois é pensado para a seguraça do usuário, é um trabalho com mais de 20 anos Inmetro e da Associação Brasileira de Normas Técnicas, foi feita uma consulta publica e tudo mais.

                                              O pior foi o Imetro alegando que que os prejuizos com a medida seriam maiores que os lucros, provavelmente embasados em um estudo, e acabando por ser censurado. Aparentemente nesse governo não interessa a quantia do prejuizo e do lucro e sim pro Bolso de quem vai essa grana

                                                • FINALMENTE!!!
                                                  Ja perdi a paciencia em comprar adaptador pq a maioria das casa do brasil usam o velho padrão de tomada

                                                  • Em casa cansei de arrancar o pino do meio com alicate pra não comprar adaptador kkk

                                                      • Tomada tipolar e bobagem na prática não adianta merda nenhuma. E sem contar que só dificulta as instalações elétricas com emaranhado de fio sem necessidade.

                                                          • então coloca tudo ligado na sua casa e quando vir raios e trovões reze para não queimar nada dos seus eletroeletronicos alias vc nem sabe o que significa ATERRAMENTO pior que isso nem sabe o que significa a NR10 juvenil

                                                            • Só falta liberar a rinha de galo já que até a não obrigatoriedade das cadeirinhas para crianças estão sendo consideradas kkkkk prioridades deste governo....

                                                                • Meu velho, eu não gosto do bolsonaro, mas vc ja parou pra pensar em dois pontos?
                                                                  Primeiro: se a falta de uma lei que te puna, é o suficiente para você descuidar do teu filho, o problema não é o governo, é você.
                                                                  Segundo: supondo que você seja uber, 99, e afins. Você pretende andar sempre com uma cadeirinha no porta malas para viabilizar o transporte de deterninados passageiros? Ou então, caso você mesmo não tenha carro, e precise levar um filho no médico, como pretende achar um uber que se arrisque a leva-lo, podendo ser multado???

                                                                  • É cada preocupação desnecessária. Perde tempo em algo que está consolidado no mercado e só trará prejuízos. Fora que o padrão novo traz segurança na hora de conectar, coisa que a maioria não percebe. Enfim...

                                                                      • Boa tarde,
                                                                        Já que o assunto tomada está em um momento de discussão sobre ser segura ou não, que é mais segura do mundo, as explicações desencontradas, que talvez até mesmo quem estiver lendo este texto se pergunte o que é certo ou errado neste padrão da NBR 14.136, gostaria de colocar diversos esclarecimentos o que tem de positivo ou de negativo. Por esta razão resolvi enviar esta sugestão já que o Valor Econômico também publicou algo a respeito.
                                                                        Sobre tomada 3 pinos, isto é uma mentira que dizem antes eram 1500 mortes e agora são 600 por ano. Uma mentira deslavada. Agora sim temos 1500 por ano. Devido ao numero e gama de novos equipamentos eletro eletrônicos no mercado, principalmente as crianças hoje levam mais choque elétrico, afinal tem de usar um adaptador e isto é real. Se quiserem ver, um modelo universal que foi enviado, avaliado, comprovado que atende as necessidades de conexão e que esta sendo travado no INMETRO pelo monopólio? https://youtu.be/nT7Y_4NaY6Y
                                                                        Roberto Santos
                                                                        47 996992199
                                                                        Se quiser discutir o assunto estou a disposição, caso ache interessante!
                                                                        E outra coisa, o Presidente Bolsonaro não fala em acabar com a tomada de 3 pinos, apenas flexibilizar, acabar com a obrigatoriedade de usar um único modelo, se você quiser continuar com a padrão, beleza!

                                                                          • Pelo visto aumenta os custos ou até inviabiliza as importações, devido a adaptações para este modelo, que só existe no Brasil.

                                                                              • Olha, infelizmente, por aqui nada que a gente desenvolva que seja boa, mas diferente dos outros, é tido como ruim. Se criamos um padrão mais seguro que não é utilizado por países europeus ou EUA o mesmo é descartado. Nossa empresas também se adaptam quando exportam ao mercado externo e isso não é nada demais. O padrão americano é diferente de alguns países da Europa e nem por isso é questionando ou inviabilizado. Enfim, foi um mudança positiva que ocorreu durante o governo do PT, mas poderia ter ocorrido em qualquer um. É uma norma ABNT e não saiu de nenhum programa de governo, foi desenvolvido academicamente utilizando critérios elétricos e de segurança. Levar o assunto pra discussão partidária gera esse monte de comentário desnecessário. Enfim, cada um com seu cada um.

                                                                              • Alguns aqui bancando o gurus da engenharia elétrica para defender a tomada tripolar...Na teoria, algo interessante. Na prática uma confusão de dar dó que só enriqueceu fabricantes de adaptadores, tomadas e plugues. O terceiro pino (terra) só tem serventia se a residência possui aterramento conforme as normas da ABNT, e infelizmente muita casa no Brasil não tem esse aterramento. Outra coisa é a quantidade eletrodomésticos que não vem com plugue tripolar, mas o velho pino duplo, fazendo a tomada de padrão novo ser inútil também. Enfim, um bumba-meu-boi... onde não há respeito por padronização nenhuma.

                                                                                  • Em cada lugar do mundo, o formato do conector é de uma forma. Os chineses possuem um conector muito parecido com o nosso, mas com a bitola um pouco maior. Os europeus usam um padrão achatado. Os americanos também, mas com outra disposição e assim vai. Não tem jeito isso daí. O que o PT fez foi colocar toda essa variedade que era importada para uma só, mas o que o governo de agora quer fazer é desobrigar somente o uso desse padrão mais recente. Do mesmo jeito, vai precisar de adaptador, então foda-se se o governo atual tá querendo essa mudança, que só serve mais para dizer que algo no governo está sendo feito, quando coisas mais sérias não são resolvidas. O que posso criticar de fato que é errado é tirar esse pino do meio que é o "fio terra dos aparelhos", o que daria a máxima proteção aos aparelhos, projeto inútil da Joyce Hasselman que entende nada de elétrica e proteção nos equipamentos.

                                                                                    • "Voltar ao padrão antigo" Brasil nunca teve padrão, e não é o único no mundo que usa esse padrão, Africa do Sul também usa, e esse padrão nosso é tido como o padrão desenvolvido para ser universal, tanto que funciona com metade dos outros padrões que existem mundo afora.

                                                                                        • Exatamente! Nunca houve padrão de tomadas no Brasil! Tem gente reclamando de barriga cheia por ter que usar adaptadores, antigamente era um inferno por quê praticamente cada dispositivo tinha a sua tomada específica): TV e rádios usavam dois pinos cilíndricos, liquidificador e ferro de passar usavam dois pinos chatos, fornos usavam dois pinos chatos com um terra cilíndrico, o ar-condicionado e a máquina de lavar roupas usavam três pinos chatos com 45° entre eles...

                                                                                          O atual padrão não é "Tomada do PT" é um padrão que vários países desenvolveram na década de 80 para ser global (inclusive países que não tinham padrão algum, como o Brasil, estão usando esse mesmo padrão). Foi decidido na década de 90 que o Brasil o adotaria, mas como tudo no Brasil, por anos as pessoas sabem que certa legislação entrará em vigor, mas só no instante que entra em vigência que o povo inventa de reclamar.

                                                                                          Sabem porque USA, UE e UK não mudam seus padrões? Porque sai caro fazer essa mudança!
                                                                                          Se acabarem com o nosso padrão, vão usar qual? E se o problema é exportar nossos eletrônicos, ele persisitirá, pois vários países ainda tem padrões diferentes do brasileiro (que na verdade é internacional).

                                                                                            • "Eu sou universal...." Edir Macedo riu....

                                                                                              • %uD83E%uDD26%uD83C%uDFFE%u200D%u2642%uD83E%uDD26%u D83C%uDFFE%u200D%u2642%uD83E%uDD26%uD83C%uDFFE%u20 0D%u2642%uD83E%uDD26%uD83C%uDFFE%u200D%u2642 logo agora que eu tenho mais ou menos uns 20 adaptador de tomada ( mais conhecido com T)!

                                                                                                  • Putz.., agora q eu me acostumei com isso, os caras querem mudar %uD83E%uDD26%uD83C%uDFFB%u200D%u2642%uFE0F deixa a tomada em paz, vão tratar de coisas realmente necessárias como saúde, educação, segurança..

                                                                                                    • Oito anos e ainda tem gente chorando por causa de uma tomada, como se tivesse várias desvantagens além de exigir adaptador pros importados DA américa do norte. Ser plenamente compatível com os plugues padrão c usados na maior parte do mundo, Nah, bom mesmo é se livrar da maldita herança petista.

                                                                                                      • O nome disso é estado mínimo, algo que nunca tivemos devido aos governos socialistas do passado

                                                                                                        • O feeling de prioridade desse governo é ridículo.

                                                                                                            • Pior foi o feeling do governo que criou essa tomada.

                                                                                                                • Esse assunto nem deveria estar entre as prioridades.
                                                                                                                  Pensemos, por analogia: se eu administro uma escola que está com os banheiros com vasamento e as luzes, apesar de recentemente trocadas, estão com a temperatura de cor para o lado do amarelo porque o último gestor "fez essa opção", e não pelo branco azulado (detalhe, a luz já é de LED). O que eu, como gestor, devo fazer? Deixar os banheiros com o vazamento ou trocar a coloração da iluminação!?O que vocês acham, usando a síndrome do "vira-latas", que um gestor sueco, dinamarquês, norueguês, holandês, alemão, canadense, chileno, uruguaio, sul-africano, neo-zelandês, australiano, sul-coreano, japonês etc., faria!? É exatamente esse tipo de situação que contribuiu para o Brasil ser o que é e, possivelmente, nunca alcançar o potencial de uma país socialmente desenvolvido. pensamos em destruir o que já está pronto, em prol do orgulho e egoísmo, e não de olhar para o que precisa ser melhorado e, de fato, atuar para melhorar.

                                                                                                                  • Demais

                                                                                                                    • Após a não exigência do uso de tomada de 3 pinos, o PIB subiu 35%

                                                                                                                      • Independente de linha partidária, economicamente falando, é prejuízo para a sociedade e possível perigo para a vida dos indivíduos.
                                                                                                                        Explico.Todas as casas reformadas e construídas após a obrigatoriedade passaram a usar o "padrão brasileiro" que, por sinal, não é criação de qualquer partido, mas sim do Órgão Internacional que regulamenta o assunto. Nesse sentido, acabar com o padrão significa voltar "ao inferno" de ter vários tipos de plugue... (padrão americano, padrão inglês, padrão argentino, padrão europeu...).
                                                                                                                        Eu, particularmente, detestava ter que usar adaptador pra tudo, não só pela estética, mas pela segurança.
                                                                                                                        Praticamente TODOS os países seguem um padrão. Minha preocupação não seria a troca de padrão, por mais que isso também leve a prejuízos para a sociedade que terá que trocar suas tomadas, mas a ausência de um padrão. Não acho que devemos nos sujeitar a isso. América do Norte usa o padrão de pino chato, Europa usa padrão "dois pinos redondos", com suas variações, e assim vai.E não vale essa justificativa de que só o Brasil usa esse padrão (o que não é verdade), ou seja, que um só país prejudicaria a indústria. O padrão de terceito pino da itália é único deles e nem por isso deixaram "a coisa" sem padrão.Vale aqui aquela máxima: "temos a sídrome do vira-lata", o que presta é o do outro, não o nosso.
                                                                                                                        Por fim, lembremos que nosso mercado de consumo é enorme e, para as empresas, valeu a pena o investimento, até porque, nessa altura do campeonato, o investimento para produção de cabos "só para o Brasil" já deve ter sido pago.

                                                                                                                          • Eis o primeiro comentário inteligente sobre o assunto.
                                                                                                                            Esse assunto de tomadas ja deveria estar morto e enterrado.

                                                                                                                              • ei, ele só ta deixando de ser obrigatório, calma ai

                                                                                                                                  • E o problema é exatamente esse. O temor é de que o mercado seja, novamente, inundando com "duzentos" padrões diferentes.

                                                                                                                                      • E é por isso que a padronização acabará o que fará com que voltemos ao caos que era antes.Imagine só você ter que ter adaptador para todos esses tipos de plugue:https://www.viajanet.com.br/blog/padroes-de-tomada-pelo-mundo/Nos outros países existe a obrigatoriedade exatamente pelos mesmos motivos que temos aqui
                                                                                                                                        (PS: antes que falem que sou partidário... não faço parte do dualismo "direita"/"esquerda" do espéctro político, então não defendo partidos, mas sim o que é "melhor" para a sociedade).

                                                                                                                                          • justamente.. pessoal faz um escarcéu sem nem entender a parada..

                                                                                                                                          • Nego apoia os 3 pinos mas sei que arranca o Terceiro porque sua casa não tem tomada de 3 pinos kkkk

                                                                                                                                            • Se o Bolsonaro descobrir a cura do câncer o Tudocelular irá criticar.

                                                                                                                                              • É falta do que fazer que fala?

                                                                                                                                                  • só falta o TUDOCELULAR MILITANTE DA ESQUERDA ser contra a redução dos impostos dos eletronicos, igual a foice de são paulo.

                                                                                                                                                    • Pq os carregadores de celular não vem com 3 pinos ?

                                                                                                                                                      • Caracas... Comentários daqueles que tanto criticaram a implantação da tomada do PT... Agora vejo-os defendendo! Kkkkkkk... Tinha que ser esquerda!

                                                                                                                                                        • Kkkkkkkkkk, as medidas mais importantes do mito até agora: veto de bagagem gratuita em voos, aumento de 20 para 40pobtos na carteira de moteorista, fim dos radares eletrônicos e da cadeirinha e agora essa da tomada de três pinos, kkkkkkkkk, porque ninguém nunca pensou antes nisso, governar pra fuder o povo!!! E ainda falam do PT kkkkkkkkkkkk

                                                                                                                                                            Android

                                                                                                                                                            Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Julho 2019

                                                                                                                                                            Especiais

                                                                                                                                                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                                                                            Android

                                                                                                                                                            TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                            Android

                                                                                                                                                            TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular