LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Protótipos Nokia Kataya e Nokia Ion Mini surgem na internet com hardware de 6 anos atrás; confira

01 de julho de 2019 2

Os primeiros anos dessa década de 2010 parecem agora muito distantes: o mercado de smartphones ainda estava crescendo, o Android dava seus passos mais sólidos, fabricantes chinesas ainda eram conhecidas como "xing-lings" sendo pouco confiáveis e sistemas operacionais estavam longe de ter tantos recursos, diferenciais e qualidade dos dias atuais.

Naquela época, entre 2013 e 2014, a Nokia ainda era consolidada no mercado global e começava a investir mais no - agora enterrado - Windows Phone com os primeiros lançamentos em 2012 como o Lumia 900 e posteriormente com o excelente Lumia 920. Acontece que durante esta mesma época a empresa trabalhava ainda em aparelhos que, por algum motivo, nunca foram exibidos ou anunciados ao público: os protótipos Nokia Kataya e Nokia Ion Mini.


Nokia Kataya

Com sistema operacional desconhecido, o protótipo Kataya está disponível para compra no eBay custando nada menos do que U$ 1.499, ou cerca de R$ 5.772, valor mais caro do que smartphones de alto desempenho para 2019 no mercado internacional como o Huawei P30 Pro, Galaxy S10 Plus e iPhone XS Max.

Na descrição da página de compra, o vendedor - que possui avaliação 100% positiva no site e 11 anos de vendas no eBay - afirma que este é um aparelho extremamente raro rodando um sistema operacional desconhecido. De modelo RM-842 e build de protótipo B1.2, o dispositivo teria sido "fabricado em Krakatoa" como indica a própria caixa do aparelho, sendo esta uma das ilhas mais famosas e turísticas da Indonésia por conta do seu monstruoso, poderoso e extremamente destrutivo vulcão. Já o desenho do dispositivo fica para a cidade finlandesa de Oulu.


Voltando ao smartphone, é dito que este é um "aparelho muito interessante", visto que o "sistema operacional não é similar a nenhum que a Nokia já tenha utilizado" com "novos estilos de ícones e animações". Quando conectado ao Wi-Fi, o vendedor afirma que o navegador embutido no protótipo exibia o WebKit do Safari 4.

É notado que o módulo de câmera, embora instalado e presente, não pode ser utilizado pelo dispositivo, além de poder ter bugs e erros por ser obviamente um aparelho protótipo e não finalizado.


Nokia Ion Mini

Outro modelo protótipo da Nokia jamais lançado ao público foi o Ion Mini. Revelado pelo diretor de marketing da Httpool Russia, Evgeny Kozlov, o executivo publicou detalhes em seu Twitter revelando que o smartphone foi desenvolvido no ano de 2013 com Android 4.3 Jelly Bean.

Na época, a Nokia parecia já estar estudando lançar um aparelho com Android ao invés do Windows Phone, e o Ion poderia ser um dos primeiros dispositivos (e sabemos agora que nunca foi).

O smartphone é extremamente compacto e todo seu corpo cabe completamente na palma da mão e, no quesito hardware, o aparelho era equipado com Snapdragon 400 com quatro núcleos rodando em até 1,19 GHz. Apesar da tela minúscula, este protótipo mostra que a Nokia não estava muito preocupada em relação à digitação, visto que não foram realizadas mudanças no teclado e, por isso, escrever em um smartphone pequeno como este seria uma dor de cabeça.





Enquanto o protótipo Kataya pode ser adquirido no eBay, o protótipo Ion Mini não está disponível para venda, pelo menos não atualmente, e Kozlov afirma que muitos poucos modelos deste smartphone nunca lançado foram produzidos.

E esta foi apenas uma visão de duas possibilidades que podiam ser apresentadas pela Nokia no início desta década mas que nunca viram a luz do dia e ficaram enterrados por muito tempo até serem revelados em 2019. É pouco provável que mais detalhes sejam revelados sobre os protótipos, então teremos que nos contentar com estas imagens e informações que foram divulgadas até o momento.


2

Comentários

Protótipos Nokia Kataya e Nokia Ion Mini surgem na internet com hardware de 6 anos atrás; confira
  • Saudades do N9 uma das melhores experiencias de usabildiade.

      • O primeiro aparelho parece rodar uma versão personalizada ou mesmo preliminar do que veio a ser a Nokia Asha Platform (que foi uma customização do S40 Touch tentando emular a experiência do finado MeeGo)
        O segundo, aparentemente, foi desenvolvido depois do Nokia X2, e a launcher já vinha com a proposta que foi adotado posteriormente pela Z Launcher (que veio embarcado no tablet N1, primeiro dispositivo lançado pela Nokia sem o intermédio da Microsoft).

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista