LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como recuperar fotos excluídas do Google Fotos

25 de julho de 2019 7

Anunciado em 2015 sob a proposta de substituir o lendário Picasa, o Google Fotos é o responsável por ajudar centenas de milhares de usuários ao redor do mundo a manter suas recordações organizadas e, mais do que isso, seguras, disponibilizando backup automático ilimitado, precavendo de incidentes ou exclusões da memória local.

Mas acidentes acontecem, certo? Não é difícil encontrar casos de pessoas que, sem a intenção, deletaram fotos ou vídeos importantes de momentos com a família ou com os amigos da galeria do aplicativo, eliminando recordações preciosas como de uma festa de aniversário ou de uma viagem internacional, apagando lembranças inevitavelmente únicas.

Pensando nisso, dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, ensinaremos na curta seção a seguir como recuperar fotos excluídas do Google Fotos através das ferramentas da própria plataforma; confira!

Como recuperar fotos excluídas do Google Fotos

Antes de iniciarmos as instruções de fato, algumas informações precisam ser esclarecidas. Assim como informado pelo Google, por padrão as mídias excluídas permanecerão salvas em uma espécie de lixeira da aplicação por até 60 dias, podendo ser restauradas sem nenhum tipo de perda, retornando ao seu lugar na linha cronológica e até mesmo para o álbum ao qual fazia parte.

No entanto, para exclusões que ultrapassam esse limite, talvez seja necessário usar algum tipo de ferramenta extra para recuperação de dados, restaurando informações apagadas da memória local do seu dispositivo, seja essa interna ou do cartão microSD.

Para esses casos, softwares como o EaseUS MobiSaver, para computador, ou DiskDigger, app para Android, podem ajudar. Para dispositivos Apple, além do citado MobiSaver, procurar pelas fotos apagadas em um backup anterior do iDevice ou até mesmo no rolo de apagados, sincronizado com o iCloud, pode ser uma boa pedida.

Caso você ainda esteja dentro do prazo de 60 dias, confira as instruções abaixo.

Android & iOS

  • Com o aplicativo do Google Fotos aberto no seu smartphone ou tablet, toque no ícone de menu localizado na parte superior esquerda da tela;
  • Agora, toque em Lixeira.

  • Com a tela da lixeira aberta, toque na opção Restaurar localizada na parte superior da tela;
  • Procure entre as mídias apagadas as fotos e vídeos que deseja restaurar. Encontradas, toque sobre elas até selecionar todo o conteúdo desejado;
  • Terminada a seleção, toque na opção Restaurar localizada na parte inferior direita da tela.
    • Caso queira realizar uma exclusão permanente da mídia selecionada, toque na opção de Excluir, vizinha a opção de restauração.

Pronto, você restaurou as mídias excluídas! Agora, caso isso volte a acontecer, repita o processo descrito acima e fique tranquilo com as suas recordações. Caso você não tenha conseguido, sugerimos tentar utilizar alguns dos softwares ou soluções citados anteriormente.

Além disso, ativar o backup e a sincronização automática do Google Fotos pode ser uma excelente decisão para evitar que exclusões permanentes desse tipo voltem a acontecer; para isso, acesse as configurações do aplicativo, acesse o menu de Backup e sincronização e ative a chave da opção Backup e Sincronização.

Computador

  • Usando o navegador web da sua preferência, acesse a sua lixeira do Google Fotos clicando aqui;
    • Caso ainda não esteja logado junto ao serviço, insira os dados da sua conta e efetue o processo de login.
  • Usando o campo de seleção localizado no lado superior esquerdo das mídias, selecione qual conteúdo será restaurado. Caso queira selecionar períodos inteiros, mantenha a tecla shift pressionada enquanto faz a seleção;
  • Com o conteúdo selecionado, clique no ícone de restauração localizado na parte superior da tela.
    • Caso queira realizar uma exclusão permanente da mídia selecionada, clique no ícone de exclusão, vizinho a opção de restauração.

Pronto, você restaurou as mídias excluídas! Agora, caso isso volte a acontecer, repita o processo descrito acima e fique tranquilo com as suas recordações. Caso você não tenha conseguido, sugerimos tentar utilizar alguns dos softwares ou soluções citados anteriormente.

Além disso, ativar o backup e a sincronização automática do Google Fotos no seu smartphone pode ser uma excelente decisão para evitar que exclusões permanentes desse tipo voltem a acontecer; para isso, acesse as configurações do aplicativo, acesse o menu de Backup e sincronização e ative a chave da opção Backup e Sincronização.

E aí, o que você achou da dica de hoje? Tem ideia para algum novo tutorial? Conta tudo para a gente na seção de comentários logo mais abaixo e não esqueça de compartilhar o TudoCelular Ensina de hoje com seus amigos!

Google Fotos

Desenvolvedor: Google LLC

Preço: Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


7

Comentários

TudoCelular Ensina: como recuperar fotos excluídas do Google Fotos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista