LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vai dar certo? Puffin OS tem vídeo comparativo divulgado por youtuber

29 de julho de 2019 7

Recentemente vimos aqui que a CloudMosa, empresa responsável pelo navegador Puffin estaria trabalhando em um sistema operacional próprio para smartphones, tendo como base a utilização de aplicativos em nuvem, batizado de Puffin OS.

Buscando concorrer com versões mais leves (o que inclui o Android Go e o KaiOS), o conceito inicialmente deu a entender que este seria muito próximo do que já vimos anteriormente com o FireFox OS, projeto que não decolou e acabou extinto pouco tempo depois.

Para esclarecer e trazer mais informações a respeito do novo sistema, a empresa disponibilizou a um youtuber duas unidades do smartphone Redmi Go, sendo um com o Android originalmente embarcado no aparelho e outro, com o sistema proprietário, inspirado no sistema do robozinho verde.

O primeiro ponto que pode ser falado a respeito do novo sistema é que, segundo a própria desenvolvedora, ele é mais eficiente na gestão do hardware, conseguindo tirar mais desempenho. Para se ter uma noção, em testes realizados com o Jetstream 1.1, a distribuição conseguiu atingir 190.53 pontos contra 12.519 em aparelhos com preço abaixo dos US$ 100.


O truque por trás da clara melhoria no desempenho fica por conta do como o Puffin lida com os dados do usuário. Segundo a CloudMosa, a forma tradicional de navegação utiliza como base o acesso à sites e servidores que combinam seu acesso com outros, exigindo assim um fluxo que torna o acesso à informações mais lento.

Em contrapartida, a tecnologia proprietária embarcada no Puffin deixa esse acesso por conta de um servidor de alto desempenho próprio, ficando esse responsável por centralizar todas as informações, otilizar e repassar posteriormente para o usuário final.

Entrando na experiência de uso propriamente dita, é possível observar que a distribuição é identica ao Android tradicional, o que poderá ao menos inicialmente facilitar a migração de usuários, evitando assim a necessidade de adaptação para o novo sistema.

Outro ponto que pode ser observado é a inclusão dos serviços proprietários, o que significa dizer que por aqui temos o navegador Puffin e uma loja de aplicativos própria com uma quantidade satisfatória de aplicativos, sendo estes baseados no uso via web (tal qual no FireFox OS). O lado positivo é que economiza-se armazenamento interno mas em compensação, perdem-se aplicativos como o Spotify e mais.

E aí, o que você achou do conceito apresentado pela CloudMosa? Conta pra gente nos comentários!

O Redmi Go está disponível na Amazon por R$ 389. O custo-benefício é bom e esse é um dos melhores modelos nessa faixa de preço. Para ver as outras 12 ofertas clique aqui.
(atualizado em 19 de agosto de 2019, às 17:22)

7

Comentários

Vai dar certo? Puffin OS tem vídeo comparativo divulgado por youtuber
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular