LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cidade de SP publica decreto de patinetes elétricos; regras para estações e velocidade máxima

13 de agosto de 2019 3

A Prefeitura de São Paulo publicou no último dia 10 de agosto decreto que regulamenta o funcionamento de start-ups de patinetes elétricos. Elas se somam àquelas medidas já adotadas em maio que causaram um apagão na oferta do serviço por lá, e já valem para as companhias e usuários.

Quem deixar um veículo fora de uma estação de devolução fará com que a prestadora do serviço receba uma multa de até R$ 500. Ela, porém, poderá repassar ao utilizador esse valor, através das informações que possui pelo cadastro do usuário. Estações serão implementadas pelas operadoras, que estudam, por exemplo, parcerias com o metrô como forma de serem uma alternativa para o complemento de viagens.

Isso, porém, fará com que essas start-ups percam um dos seus principais diferenciais, que até então era o uso livre dos dispositivos pela cidade. Por outro lado, tende a facilitar a vida do usuário que precisa de um aparelho e saberá exatamente onde achá-lo.


Os veículos também não poderão ultrapassar a velocidade de 40km por hora em vias normais da cidade, nas quais deverão trafegar pelas ciclovias ou ciclofaixas. Quem for pego usando um patinete fora delas poderá ser multado diretamente por um agente da prefeitura. Em áreas de lazer, como Minhocão e Paulista aos domingos, a velocidade máxima permitida será de 20km/h.

Menores de 18 anos também não poderão usar os serviços.

Seguem valendo também regras como uso de capacetes, peso máximo de 5kg, e a proibição de transporte de caronas.

Com uma série de novidades as quais as start-ups precisarão se adaptar, resta saber como elas readaptarão seus serviços. O Rio de Janeiro, por sua vez, também começa a regulamentar o uso dos patinetes, e a discussão deverá seguir o mesmo caminho que Uber, 99 e outras pautaram com as questões que criaram em termos de uso das cidades com as soluções que ofereceram ao mercado.

E você, o que achou das novas regras? Conte para a gente nos comentários!


3

Comentários

Cidade de SP publica decreto de patinetes elétricos; regras para estações e velocidade máxima
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular