LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como ouvir suas músicas no Spotify com qualidade máxima

14 de agosto de 2019 0

Nascido em 2008 sob a proposta de levar faixas e álbuns para as pessoas de forma mais acessível, dando uma alternativa as caras lojas de CD, sendo uma resposta direta a pirataria, o Spotify é reconhecido atualmente como líder de mercado em grande parte dos territórios em que atua.

Visto como referência entre os serviços de streaming disponíveis, a plataforma entrega para seus ouvintes muito mais do que apenas um catálogo quase que interminável de faixas, mas também uma ótima qualidade de reprodução, com padrões que se assemelham aos quase extintos CDs.

Dispondo de configurações que permitem alterar a qualidade de reprodução tanto para download quanto para streaming, assim como de ajustes para definir a normalização do volume e a equalização das faixas, a plataforma tenta atender até mesmo os usuários mais exigentes – com a audição mais aguçada, sendo uma excelente alternativa para quem quer ter com qualidade todas as suas músicas a poucos toques de distância.

Como aumentar a qualidade de reprodução do Spotify

Dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, ensinaremos nas seções a seguir como você pode alterar os padrões de reprodução do Spotify, optando por mais qualidade e, consequentemente, mais gasto de banda e espaço de armazenamento interno, ou por valores menores, economizando seus dados móveis e ocupando menos memória.

Além disso, abordaremos algumas funções adicionais, como a de equalizador e a de normalização de volume; configurações que podem agradar desde os que possuem mais conhecimento técnico na área de som, até os que buscam apenas uma experiência mais agradável na plataforma.

No entanto, é válido ressaltar que algumas das funções apresentadas aqui podem estar disponíveis apenas para os usuários premium do serviço, não podendo ser alteradas no plano gratuito com propagandas. Além disso, as opções de qualidade de som podem variar de acordo com o dispositivo usado.

De qualquer forma, acompanhe os passos abaixo e confira o que mais se adequa a sua realidade.

Alterar as configurações de áudio no Android ou iOS

  • Com o aplicativo do Spotify aberto no seu dispositivo, toque na opção de Início localizada no menu inferior;
  • Agora, toque no ícone de engrenagem no topo da tela.

  • Deslize a tela de configurações até a seção Qualidade da música;
  • Agora, selecione as configurações da sua preferência para Transmissão (streaming utilizando uma rede de dados) e Downloads (músicas baixadas no seu dispositivo). Para entender os valores de cada uma das opções destacadas, confira a seção de qualidade da música logo mais a seguir.
    • Vale ressaltar que quanto maior o padrão escolhido, maior será o consumo da rede de dados, no caso da transmissão, e maior será o espaço interno utilizado no seu dispositivo, no caso de download.
  • Pronto, você alterou a qualidade do áudio do Spotify!

Alterar as configurações de áudio no Computador

  • Com o aplicativo do Spotify aberto no seu computador, clique na seta localizada na barra de cima da aplicação e selecione a opção de Preferências.

  • Role o menu de configurações até a seção de Qualidade da música;
  • Agora, selecione as configurações da sua preferência para Streaming (transmissão das músicas utilizando a sua rede de dados). Para entender os valores de cada uma das opções destacadas, confira a seção de qualidade da música logo mais a seguir.
    • Vale ressaltar que quanto maior o padrão escolhido, maior será o consumo da rede de dados.
  • Pronto, você alterou a qualidade do áudio do Spotify!

Infelizmente, não é possível alterar a qualidade de reprodução junto ao serviço web da plataforma. Caso você esteja interessado em alterar essa configuração, terá que baixar, obrigatoriamente, o aplicativo para desktop.

Detalhes da qualidade da música

Para entender o que significa os valores de cada um dos ajustes de qualidade, confira a tabela a seguir, divulgada pelo próprio Spotify.

Imagem: reprodução/Spotify
Outras configurações

Além dos ajustes de qualidade de reprodução e armazenamento, o Spotify também disponibiliza as opções de normalização de volume e de equalizador. No caso da primeira, uma vez ativado, a aplicação definirá um nível de volume para todas as músicas disponíveis, entregando uma experiência mais uniforme ao usuário.

Para ter acesso a esse recurso, acesse as configurações do Spotify no seu dispositivo, procure pela opção de normalizar o volume e ative-a. A partir de agora, como citado, as músicas terão um volume padrão médio, podendo ser diferente do original gravado. Caso você queira alterar esse padrão para volumes mais baixos ou mais altos, mude o valor da opção Nível de volume para Silencioso (Baixo) ou Barulhento (Alto). Para voltar a configuração original, escolha Normal.

Volumes mais altos podem comprometer a dinâmica musical.


Para quem entende um pouco mais de som ou é apenas um curioso, a plataforma também disponibiliza a opção de equalizador, permitindo que cada usuário defina os seus ajustes próprios ou mude os valores normais para ajustes predefinidos.

Disponível apenas para dispositivos móveis, esse recurso também pode ser encontrado no menu de configurações da aplicação, dentro do menu de Reprodução (iOS) ou Qualidade da música (Android). Com ele aberto, basta ligar a chave de ativação e escolher entre os ajustes pré-definidos ou mexer no nível das frequências de acordo com o seu gosto.


É válido ressaltar que esse recurso pode não estar disponível em alguns dispositivos Android, variando de acordo com o fabricante do aparelho. Isso, pois graças ao funcionamento do sistema, não é possível ter equalizações diferentes para cada aplicativo, sendo que as mudanças efetuadas na equalização dos sons de uma aplicação podem surtir efeito em todas as outras.

E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos!

Spotify Music

Desenvolvedor: Spotify Ltd.

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

TudoCelular Ensina: como ouvir suas músicas no Spotify com qualidade máxima
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista