LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: faça backup do Telegram no PC e acesse suas conversas offline

20 de setembro de 2019 4

Reconhecido como um dos principais mensageiros do mundo, o Telegram oferece aos seus usuários um pacote bastante completo de ferramentas; sendo que muitas delas podem passam despercebidas aos olhos da maioria. Por conta disso, dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, apresentaremos a seguir mais um fácil passo a passo para que você, estimado leitor, possa abranger o seu conhecimento sobre o app, extraindo ainda mais dele.

Como fazer backup do Telegram no PC

Com é do conhecimento de muitos, diferente do WhatsApp, o Telegram não exige que seus usuários façam backups regulares em serviços terceiros de armazenamento em nuvem como Google Drive ou iCloud. Isso, pois todas as mensagens, assim como documentos e arquivos de mídia, ficam armazenadas na nuvem da própria aplicação, estando disponível nos chats correspondentes a qualquer momento, independentemente da plataforma utilizada.

No entanto, como se isso já não fosse o suficiente, o mensageiro também permite que seus usuários possam exportar seu histórico de mensagens, completo ou de conversas individuais – incluindo arquivos de mídia e documentos, para um arquivo HTML ou JSON direto no computador, possibilitando consultas offline. Vale ressaltar, no entanto, que a exportação para JSON, para leitura por máquinas, está disponível apenas na exportação completa do histórico.

Confira a seguir como realizar o processo no seu computador. O procedimento pode ser realizado em dispositivos com Windows, macOS ou Linux; desde que a versão para desktop do aplicativo seja compatível. Para realizar o download do app para o seu micro, acesse esse link e baixe a versão destinada ao sistema da sua máquina.

Fazer o backup de uma conversa individual

  • Com a aplicação aberta no seu computador, abra a conversa que deseja realizar o backup.
  • Clique sobre o ícone de três pontos localizado no menu superior direito da janela e escolha a opção Exportar histórico do chat.

  • Selecione os elementos da lista que deverão ser exportados: fotos, vídeos, mensagens de voz etc.
  • Deslize o slide de Tamanho máximo para definir o tamanho máximo que o backup poderá ter; quanto maior o espaço destinado, maior será a qualidade dos arquivos de mídia exportados junto ao backup.

  • Clique sobre o caminho descrito logo após “Baixar em” para mudar a pasta onde o backup será armazenado no seu computador.
  • Caso queira definir um período específico para o backup, não englobando toda a conversa, mude os parâmetros “de” e “até” para as datas desejadas. Ao clicar em cada uma das opções, um calendário será mostrado para facilitar a escolha da data.
  • Com tudo definido, toque em Exportar para que o processo inicie.

  • O andamento do procedimento poderá ser visto através de uma janela pop-up que pode ser acessada ao clicar no topo da janela da conversa.
    • Não feche o Telegram enquanto o processo estiver sendo realizado pois isso o interromperá. Caso queira cancelar o procedimento a qualquer momento, clique em Parar.

Pronto, você realizou o backup de uma conversa individual! Agora, para acessar esse arquivo, navegue até a pasta escolhida e confira a última seção desse tutorial.

Fazer o backup de todas as conversas

  • Com a aplicação aberta no seu computador, clique sobre ícone de menu localizado na parte superior esquerda da janela.

  • Escolha a opção de Configurações.

  • Clique em Avançado.

  • Clique em Exportar dados do Telegram.

  • Deslize a janela para baixo selecionando os elementos que deverão ser exportados junto ao arquivo de backup: informações da conta, lista de contatos, conversas pessoais e com bots etc.

  • Na seção de Exportação de mídia, selecione os elementos da lista que deverão ser exportados: fotos, vídeos, mensagens de voz etc.
  • Deslize o slide de Tamanho máximo para definir o tamanho máximo que o backup poderá ter; quanto maior o espaço destinado, maior será a qualidade dos arquivos de mídia exportados junto ao backup.

  • Em Outros, selecione se deseja exportar também o seu histórico de “Sessões ativas” marcando a caixa correspondente. Isso incluirá o histórico de dispositivos que fizeram login na sua conta do Telegram.
  • Marque a caixa Outros dados para exportar dados não mencionados nas seções anteriores; não há especificação de quais são esses dados.

  • Na seção Local e formato, clique sobre o caminho descrito logo após “Baixar em” para mudar a pasta onde o backup será armazenado no seu computador.
  • Selecione o formato do arquivo de backup: HTML legível ou JSON para leitura por máquinas.
  • Com tudo definido, toque em Exportar para que o processo inicie.

  • O andamento do procedimento poderá ser visto através de uma janela pop-up que pode ser acessada ao clicar no topo das janelas de conversa.
    • Não feche o Telegram enquanto o processo estiver sendo realizado pois isso o interromperá. Caso queira cancelar o procedimento a qualquer momento, clique em Parar.

Pronto, você realizou o backup de todos os seus dados no Telegram! Agora, para acessar esse arquivo, navegue até a pasta escolhida e confira a seção a seguir.

Visualizar o backup offline

Agora que você aprendeu como efetuar o backup, chegou a hora de acessá-los. Para isso, como dito, navegue até a pasta do seu computador onde o arquivo está salvo e, no caso do formato HTML, clique duas vezes sobre o arquivo para que ele seja aberto no seu navegador. Ao final de um backup, também é possível acessar o mesmo arquivo clicando no botão Mostrar meus dados.


Para os arquivos de formato JSON, as possibilidades são inúmeras. É possível converter esse tipo de arquivo para um do tipo .CSV para facilitar uma eventual consulta, importá-lo para leitura dentro de um código fonte na sua IDE ou até mesmo, abri-lo em um editor de texto simples, já que ele não passa de um arquivo de texto puro que representa informações atribuindo-as a categorias descritivas.

E aí, curtiu essa dica? Conta para a gente aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos!

Telegram

Desenvolvedor: Telegram LLC

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


4

Comentários

TudoCelular Ensina: faça backup do Telegram no PC e acesse suas conversas offline
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista