LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Procon de Minas Gerais multa Apple por negligência quanto aos microfones do iPhone 7

23 de setembro de 2019 7

Se você tem um ou teve um iPhone 7 que passou pelo famoso problema do microfone, a boa notícia é que uma ação - dessa vez por movimento do Procon de Minas Gerais - está buscando penalizar a Apple novamente.

Para quem não sabe, em abril do ano passado - com a chegada do iOS 11.3.1 - diversos iPhone 7 e iPhone 7 Plus do mundo todo tiveram seus microfones desativados, e olha que os smartphones contam com três deles. Não era possível realizar ou receber chamadas de voz, gravar áudios no WhatsApp, nada que funcionasse através desses sensores.

O mais grave é que não se tratava de um problema de software: a atualização apenas desencadeava uma falha no hardware, já que a engenharia dos dispositivos usou uma solda que é conhecida por apresentar problemas mesmo. O iOS 11.3.1 foi apenas o gatilho para a ativação do defeito que deu muita dor de cabeça à Maçã.


A Apple não soube gerenciar bem a crise, e deixou de ofertar consertos gratuitos do microfone aos consumidores, alegando que se tratava de mal uso. Com isso, muitos que não sabiam que essa era uma falha do projeto acabaram pagando para que a gigante de Cupertino reparasse os modelos, até que ela assumiu publicamente esse problema.

Por isso, o Procon-MG está fixando uma multa de R$ 2,07 milhões à Maçã, a ser paga ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Um ponto interessante dessa decisão é que a Apple de fato pagar esse montante, abrirá um precedente para que usuários que se sentiram lesados, pagaram pelo reparo ou usaram as unidades com defeito diante da negativa da empresa em repará-lo gratuitamente, poderão obter indenizações mais facilmente na Justiça.

Vale lembrar, o Procon - de São Paulo - também multou a Apple nos últimos tempos, mas pela falta de transparência nas políticas de alguns apps, muitos deles sem termos em português, na App Store. O Google entrou nesse bolo, porém ocorre que as empresas não acreditam que possam ser responsabilizadas pelas políticas de outros desenvolvedores que apenas fornecem seus serviços em suas lojas.

E você, o que achou da decisão do Procon de Minas Gerais? E da história envolvendo esse problema do iPhone 7? Conte para a gente nos comentários!

(atualizado em 09 de julho de 2020, às 08:50)

7

Comentários

Procon de Minas Gerais multa Apple por negligência quanto aos microfones do iPhone 7
  • Meu iPhone 7 está com o mesmo defeito após o iOS 13 uma vergonha, não faço chamada, não consigo gravar áudio, não consigo fazer nada que use o microfone do aparelho

      • Meu iPhone 7 parou de funcionar o áudio do celular há três dias atrás. Não consigo fazer chamada de voz nem ouvir ligações. Liguei pro suporte da Apple que disse desconhecer que o problema é recorrente no modelo 7. Não ofertaram nenhum suporte, apenas sugeriram que eh levasse a assistência e pagasse pelo conserto. ABSURDO! depois procurei na internet e encontrei esse monte de consumidores que tiveram o mesmo problema que eu. É dever da Apple fazer um recall e substituir os aparelhos modelo 7 com esse defeito. Vou a justiça se necessário, não temos que arcar com esse absurdo.

          • Vale para qualquer estado ou somente MG?

              • meu iphone 7 está com esse problema mas moro em vitoria, sera que consigo fazer a troca gratuita aqui?

                  • Pessoal fala do suporte da Apple, mas é um dos mais filhas da p que eu já vi, agora só falta indenizarem os iPhones do 5 ao 7 com as traseiras de alumínio manchadas

                      • "Finja Surpresa!"

                          • Procon finalmente está funcionado de forma massiva.

                              Tech

                              Coronavírus: Brasil chega a 67.964 mortes em 1.713.160 casos confirmados | Relatório diário

                              Google

                              Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

                              Apple

                              Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                              Android

                              Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020