Tech 17 Set
Sejamos honestos, emuladores nada mais são ferramentas que popularizam o acesso a videogames por aqueles que não podem investir em um console pelas mais variadas razões. A indústria, porém, possui dispositivos tão avançados que a emulação dos mesmos exigiria não apenas um trabalho homérico por parte de desenvolvedores, como também gastos absurdos com o hardware de computadores.
PlayStation 4 e Xbox One são alguns desses, mas bem, a Nintendo nunca foi um exemplo desse tipo: seus consoles são desbloqueados em tempo recorde, e os que primeiro ganham ferramentas de emulação funcionais. Prova disso é que o Yuzu - de Nintendo Switch - já consegue rodar muito bem Super Mario Odissey, apenas dois anos após o lançamento do dispositivo que deveria rodá-lo de forma exclusiva.
A mais recente versão do emulador oferece ganhos de performance acima de 45%, e o jogo em questão chega a rodar em 100 FPS em alguns momentos. A primeira vez que o game rodou no software foi em julho, mostrando que em três meses os avanços foram absurdos.
Por outro lado, por ainda ser um aplicativo muito recente, o Yuzu requer que cada jogo receba uma otimização específica para funcionar. Sendo assim, não é qualquer título que se tornará jogável rapidamente nele. É provável que os desenvolvedores foquem nos exclusivos da plataforma, posteriormente expandindo a compatibilidade.
No vídeo revelado apresentando as melhorias temos nada menos que um Ryzen 7 com 16 GB de RAM e uma placa de vídeo dedicada Nvidia GTX 1080TI. Ou seja, se você mora em um país em que a Nintendo venda oficialmente o Switch - ou seja, não depende de revendedores que cobram absurdos pelo console - vale mais a pena comprar o hardware da japonesa e o jogo original, o que acaba ainda por financiar a indústria e todos os envolvidos.
Vale lembrar, a Nintendo vem processando quem disponibiliza os jogos dela para serem baixados na internet. A companhia mantém ainda uma espécie de eShop-gambiarra, onde é possível adquirir jogos digitais para serem instalados no Switch.
Se você quer mostrar a Nintendo que o público brasileiro é um grande fã da marca, ela estará presente na Brasil Game Show 2019 ao longo da próxima semana, com um espaço de experimentação de mil metros quadrados.
E você, o que achou dos avanços do Yuzu? Conte para a gente nos comentários!
Comentários