LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google intervém e remove definição pejorativa para pesquisas por "professora" no buscador

23 de outubro de 2019 24

Atualização em 23/10/2019 - por EM

Conforme explicamos ontem (22), o Google não é responsável direto pelo brasileirismo apresentado com os resultados da busca.

O problema ocorreu porque um dos provedores de conteúdo dos cartões informativos considerava válida a exibição da segunda definição direto nos resultados da busca. Ainda ontem a gigante de buscas enviou comunicado à imprensa explicando o porquê desse problema ter ocorrido, e hoje forneceu uma nova atualização sobre o caso.

O Google informa que as definições de verbetes são fornecidas pela Oxford University Press, que atua ao editores tradicionais de dicionários no Brasil. Contactada pela empresa, a Oxford decidiu omitir o segundo significado dos resultados do cartão, por ter constatado que a definição encontra-se em desuso atualmente e não reflete mais em um significado passível de ser apresentado.

Nossa missão é tornar as informações acessíveis e úteis para todos. Trabalhamos com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na Busca. Não editamos nem removemos as definições fornecidas pelos nossos parceiros que são os especialistas em idiomas. Em relação à palavra 'professora', a Oxford University Press, nossa parceira que trabalha com tradicionais editores de dicionário no Brasil, determinou que a segunda definição está em desuso e não é atual o bastante para ser incluída. A Oxford University Press removeu a definição e essa mudança está refletida nos resultados de dicionário exibidos na Busca para 'professora'.

Agora, se a pesquisa por "professora significado" for realizada no buscador, apenas o resultado principal aparecerá:


Artigo original de 22/10/2019

Gafe? Google apresenta brasileirismo pejorativo com definição do verbete "professora" na busca

Um erro que não é tão culpa assim do Google está movimentando a internet hoje (22). Uma semana após a data em que é comemorado o dia do professor no Brasil, uma pesquisa está trazendo um brasileirismo como um dos principais resultados, causando certo constrangimento.

Isso porque ao pesquisar por "professora significado" na gigante de buscas, aparece um cartão de informações com as definições do verbete. A primeira é o significado literal, com a profissão educacional. A segunda é um brasileirismo usado na região nordeste do país, usado para se referir à primeira mulher com a qual um homem teve relações sexuais.

Claro, o papel de um dicionário é dar conta dos diversos significados de um verbete, mas a forma como o Google apresentou os resultados causou surpresa em alguns. A "culpa" não é diretamente da plataforma, mas sim dos seus parceiros de conteúdo.


Isso porque esses cartões de informações foram criados há alguns anos como forma da empresa fornecer respostas diretas sem que o usuário precise clicar em um link. Esse conteúdo, em todo caso, segue sendo fornecido por provedores parceiros.

Assim, tudo que o Google fez foi puxar esse conteúdo de um portal parceiro e adaptá-lo na página de resultados.

Até o momento da publicação desse artigo a busca ainda apresentava o brasileirismo como uma das definições do verbete. Não se sabe se isso será alterado futuramente, até porque nos resultados da busca a plataforma deixa claro que se trata desse tipo de regionalismo.

Vale lembrar, gafes desse tipo são comuns exatamente por dependerem do conteúdo de parceiros, o que pode gerar situações que fogem do controle dos serviços. No ano passado a Siri matou Stan Lee bem antes dele de fato morrer meses depois. Isso porque sua página na Wikipedia havia sido alterada.

Posicionamento do Google

A empresa entrou em contato com o TudoCelular confirmando alguns aspectos do funcionamento do seu mecanismo de buscas, informando a parceria com provedores de conteúdo que são os responsáveis por alguns dos cartões de informações. Confira:

Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na Busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, que são exibidos diretamente na Busca. Os resultados incluem usos coloquiais que podem causar surpresa, mas não temos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros que são os especialistas em linguagem. Reconhecemos a preocupação neste caso e vamos transmiti-la aos responsáveis pelo conteúdo.


24

Comentários

Google intervém e remove definição pejorativa para pesquisas por "professora" no buscador
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista