LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! "Golpe do delivery" gera prejuízos para quem pede comida em casa

23 de outubro de 2019 14

Aplicativos como Rappi – que firmou agora uma parceria com a Vivo – , Uber Eats e iFood chegaram ao mercado com propostas fantásticas, trazendo comodidade e facilidade para aqueles que, por exemplo, não possuem tempo ou não sabem cozinhar.

Essa conveniência, aliada às inúmeras promoções diárias presentes nesse tipo de app, acabou fazendo com que eles se tornassem uma febre nacional, assim como aconteceu com os apps de carona.

O problema é que os criminosos, cada vez mais espertos, também acompanham essas tendências e já desenvolveram até mesmo uma forma de roubar dinheiro dos clientes mais desavisados.

Estamos falando do “Golpe do Delivery”, a nova prática criminosa que ocorre na hora em que o cliente vai pagar pela sua refeição.

Nessa situação o entregador geralmente se apresenta com uma maquineta que traz a tela danificada (seja com riscos ou outro detalhe), o que impede que o cliente visualize o valor real do pagamento.

Ao entregar o lanche que, por exemplo, custaria 18 reais, o criminoso passa 180 ou até 1800 sem que o cliente possa conferir no visor – como muitos não conferem o recibo ou até mesmo dispensam seu recebimento, a “armadilha” acaba fazendo cada vez mais vítimas.

Na maioria dos casos, para se proteger de possíveis acusações o entregador também registra o valor correto da compra, o que dificulta as investigações.

Como se proteger?

Você pode até pensar que é melhor sempre pagar pessoalmente, para evitar, por exemplo, que saia no prejuízo caso seu pedido não seja entregue – mas pagando através do app as chances de levar um golpe do entregador são praticamente nulas, como acontece com o Uber Eats e com o Rappi - que não trabalham com pagamento com cartão através das maquininhas, somente pelo app.

Outra opção, caso não queira pagar on-line, é optar pelo pagamento em espécie e solicitar o troco sempre que possível.

É importantíssimo pedir o comprovante fiscal da compra (aquele que sai na maquineta) também, afinal de contas, por lá é possível conferir o valor que foi debitado em seu cartão de crédito, além de te dar uma prova a mais de que você pagou.


14

Comentários

Cuidado! "Golpe do delivery" gera prejuízos para quem pede comida em casa
  • Nao paguem pelo aplicativo!!! O entregador cancela o pedido,alegando que ficou esperando 10 minutos e ninguem apareceu. Moro em condominio com porteiro 24 hs. Logo, essa alegacao é impossivel . O mais engracado é que o entregador nao devolve o pedido para o restaurante, simplesmente se apropria do pedido e o cliente e quem paga!! Uber eats é uma fraude!!! Estou na delegacia fazendo um registro de ocorrencia e vou aciona los judicialmente.. Minha dica: pagem em dinheiro sempre!!! Varias pessoas aqui do meu bairro passaram pela mesma situacao e estamos nos unindo para processar essa empresa

      • Aconteceu comigo ontem, vc conseguiu o reembolso do valor do pedido, absurdo..o dono do restaurante falou que alguns motoristas estão fazendo isso mesmo pra ficar com o prato para eles..vou tentar o cancelamento na operado do cartão de crédito, pois a Uber disse que o motorista cumpriu com todas as regras e me esperou os 10 min e tentou contato, e que eles não devolveriam o dinheiro..ridículo..

        • Compro e pago pelo aplicativo...bem mais simples...

            • Eu sou um dos que dispensa o recibo, até pq imediatamente aparece msg do app do banco, mas sempre vejo o valor (e forma) que está na tela. Vira e mexe vou digitar a senha e reparo que tá como opção crédito. Mando refazer na hr, assim como tb valor diferente.Neste tipo de golpe, eu jamais digitaria sem ver o que tá na tela. Que se vire pra trazer uma máquina que preste ou leve o lanche de volta, e ainda reportaria.Acho que esse golpe pega mais gente apressada

                • Mas isso pode acontecer com qualquer estabelecimento que passa cartão.

                    • Eu pago pelo app, se não entregar a devolução do pagamento (acredito eu) deve ser rápida.

                        • O problema é que pra vc pagar através de vale refeição é necessario o pagamento no ato da entrega, visto que a maioria dos estabelecimentos nao possuem pagamentos online para VR

                          • Tão simples pagar pelo próprio aplicativo..

                              • Brasil nojento

                                • Eu jamais iria digitar a minha senha sem ver o visor da máquina, ou deixo o meu cartão sair do meu campo de visão.Também fico com a mão no cartão após digitar a senha e já o tiro da máquina assim que dá o aprovado.

                                    • Façam sua própria comida.
                                      Mesmo que vá ficar ruim...

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Windows

                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                      Economia e mercado

                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista