
Curiosidade 05 Nov
Quem nos acompanha, provavelmente já percebeu que além de te manter informado sobre as últimas notícias do mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais munidos de um fácil passo a passo para que você possa extrair ainda mais de seus dispositivos e aplicativos.
Dando seguimento a essa rotina, apresentaremos a seguir uma dica simples, mas imprescindível para qualquer usuário de um celular ou tablet Android. Ensinaremos como transformar o seu aparelho em um roteador Wi-Fi.
Assim como acontece com alguns dispositivos Apple – como falamos nesse outro tutorial, o Android também permite que seus usuários usem seu smartphone ou tablet como um ponto de acesso Wi-Fi, tornando possível compartilhar a internet do seu plano de dados móveis com aparelhos não compatíveis ou com dispositivos sem um pacote junto a operadora.
Com isso, torna-se possível usar a internet em seu notebook ou tablet sem chip durante uma viagem ou em um lugar sem conexões Wi-Fi, ou até mesmo ajudar um amigo que precisa mandar uma mensagem urgente, mas está sem dados móveis.
Para usar o recurso, siga o passo a passo a seguir. É valido ressaltar, no entanto, que as instruções abaixo podem sofrer pequenas alterações a depender do seu dispositivo, uma vez que grande parte das fabricantes costumam personalizar o Android da sua maneira, realizando alterações de todo tipo.
Pronto, você configurou e definiu o seu dispositivo Android como um roteador Wi-Fi! Agora, para conectar-se a ele, no outro aparelho, nas opções de configuração de internet sem fio, escolha a rede com o nome criado por você – no nosso caso, “Huawei P20 Pro” – e complete a conexão inserindo a senha de acesso definida anteriormente.
Apesar desse tutorial ser voltado a criação de um ponto de acesso Wi-Fi, vamos estender os nossos horizontes para um pouco mais além. Caso você não queira utilizar o roteamento Wi-Fi para usar a rede móvel do seu celular no seu computador, há uma segunda opção.
Com seu Android ligado ao PC através da porta USB, acesse o menu de Vínculo e ponto de acesso portátil – assim como destacado nos primeiros passos das instruções acima, e ligue a chave da opção Vínculo USB.
Nas definições de configuração de rede do sistema operacional, selecione a opção relacionada ao seu dispositivo Android – isso, se definição já não for feita automaticamente.
Utilizar esse recurso pode ser algo bastante vantajoso em diversas situações, mas também distrativo. Mantenha-se atento ao seu uso enquanto estiver conectado e lembre-se que apesar de estar em outro dispositivo, o consumo de dados ainda está vinculado a sua banda junto à operadora e a extrapolação dos limites contratados pode levar a acréscimos significativos na sua conta no final do mês.
Além disso, certifique-se constantemente da quantidade de dispositivos conectados e evite acessos não autorizados. Para isso, mantenha uma boa senha, fugindo do óbvio, e faça o controle de conexões ativas através das ferramentas do próprio sistema.
E aí, gostou de mais essa dica? Compartilhe esse tutorial com seus amigos e diga para a gente, nos comentários, o que você gostaria de ver aqui no TudoCelular Ensina.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários