LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: conheça o que é real ou ficção no filme "O Irlandês" da Netflix

24 de dezembro de 2019 3

ALERTA DE SPOILERS!!!

Uma das novidades da Netflix para o final de novembro deste ano, o filme “O Irlandês” retrata o mundo da máfia presente nos Estados Unidos e traz novamente o diretor Martin Scorsese a retratar esse universo.

Visto por 26 milhões de pessoas em sua primeira semana de lançamento, o longa utiliza uma mistura de fatos com “uma pitada de ficção”. Para ficar por dentro do que é real ou não na trama, a coluna Detetive TudoCelular separou algumas das principais curiosidades sobre os personagens e a história. Confira:

Inspiração para o filme

O filme “O Irlandês” nasceu com base no livro “I Heard You Paint Houses” (“Ouvi Dizer que Você Pinta Casas”, em tradução livre), escrito pelo investigador e advogado Charles Brandt e publicado em 2004. Ele retrata as histórias dos mafiosos, contadas por Frank Sheeran, pouco antes de falecer.

O nome da obra escrita consiste na primeira frase dita por Jimmy Hoffa a Frank Sheeran. A sentença foi retratada na adaptação cinematográfica. A ação de “pintar casas” nada mais significa do que matar pessoas, com a analogia na palavra “pintar” em relação ao sangue espirrado nas paredes e no chão.

Protagonistas na vida real

Frank Sheeran

Imagem: Reprodução

Interpretado por Robert De Niro, Frank Sheeran esteve em campo de batalha na Segunda Guerra Mundial durante mais de 400 dias. Quando retornou da guerra, tornou-se um assassino de aluguel e passou a integrar facções políticas e mafiosas.

Na vida real, Frank também teria conhecimento sobre como teria acontecido o assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy. Ele apenas aceitou contar as suas histórias pouco antes da sua morte, ocorrida em 2003 devido a um câncer, quando tinha 83 anos.

Jimmy Hoffa

Imagem: Reprodução

Personagem vivido por Al Pacino, Jimmy Hoffa foi – na realidade – um líder sindical do Teamsters (Sindicato dos Caminhoneiros), que desde jovem realizava uniões organizacionais. Ele partiu para o crime organizado com o objetivo de utilizar a sua influência para tirar seus adversários do mapa.

Jimmy ficou desaparecido em 30 de julho de 1975, quando foi visto pela última vez em um restaurante de Detroit. Desde então, o FBI tem investigado o que houve, mas sem conclusões definitivas. Foi declarado morte apenas no aniversário de sete anos após não ter seu paradeiro conhecido. Frank Sheeran confessou ter matado Hoffa para Brandt.

Russell Bufalino

Imagem: Reprodução

Russell Bufalino – cujo papel foi feito por Joe Pesci – teve sua vida no crime iniciada em torno dos 20 anos. Ele começou com roubos e assaltos pequenos, mas partiu para venda ilegal de bebidas alcoólicas – proibida na época – e transporte de carne, ao estabelecer uma máfia que se tornou um império na época.

Ele teria sido a pessoa que encomendou o assassinato de Jimmy Hoffa. Aos 90 anos, no final de fevereiro de 1994, o ítalo-americano morreu de causas naturais, na Pensilvânia.

Frank e Hoffa eram amigos?

No filme, é nítido observar como o personagem de Frank Sheeran ficou abalado por saber que Jimmy Hoffa seria assassinado e depois de matar o seu amigo. Mas, na vida real, essa situação parece ter sido diferente.

No livro escrito por Charles Brandt, o mafioso declara que “não sentiu nada” quando os seus chefes da máfia pediram a morte do líder sindical. Ou seja, o sentimento do assassino de aluguel para com o seu mentor teria sido uma obra de Scorsese e da equipe do filme para gerar uma dramaticidade.

Bônus track: parentesco com Ed Sheeran

Pouco antes de o filme estrear na Netflix, uma declaração do ator Stephen Graham – que interpretou o antagonista “Tony Pro” – gerou polêmica, ao afirmar que o cantor Ed Sheeran chegou a confessar que seria um parente distante de Frank.

“Eles são parentes, sabe. Honestamente por Deus – eu juro pela vida da minha avó. Foi o que Ed disse, ele disse que era seu tio distante. Tudo é baseado em fatos reais, sobre Frank Sheeran. Antes de falecer, ele deu toda essa informação a um jornalista que a transformou em um livro.”


Stephen Graham

Ator

Segundo publicação do The Daily Mail, os registros de nascimento, casamento e óbito da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos não indicam ligação direta entre os dois. Contudo, devido ao fato de o bisavô de Frank ter nascido na Irlanda – terra de origem da família de Ed – eles poderiam ser primos de quarto grau. Contudo, Ed ainda não veio a público para confirmar ou desmentir a informação.

Você já assistiu ao filme “O Irlandês”? Sabe alguma outra curiosidade sobre o longa? Conte para a gente no espaço abaixo!


3

Comentários

Detetive TudoCelular: conheça o que é real ou ficção no filme "O Irlandês" da Netflix
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista