
Curiosidade 29 Jan
Se você nos acompanha diariamente, muito provavelmente já percebeu que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais munidos de um fácil passo a passo para que possa extrair o máximo de seus aplicativos e dispositivos.
Dando sequência a essa rotina, apresentaremos a seguir uma excelente dica para que você, estimado leitor usuário do Windows 10, possa tirar ainda mais proveito do seu computador. Ensinaremos como particionar os discos da sua máquina, separando a unidade dedicada ao sistema operacional de uma unidade voltada exclusivamente ao armazenamento de dados, por exemplo.
Para quem ainda não entendeu do que trataremos logo a seguir, vamos a uma breve explicação. Uma partição nada mais é do que uma divisão do espaço disponível em um disco, seja ele HDD ou SSD, sendo apenas uma separação lógica da unidade inteira.
A criação de novas partições permite que o usuário proprietário divida as suas prioridades de acordo com a sua vontade, associando um sistema operacional para cada uma das partições – reunindo todos em apenas um disco físico – ou deixando uma partição para o sistema e outra para dados, por exemplo.
Mas há algumas limitações. Existem, basicamente, dois tipos de partições: primária e estendida. Por padrão, a tabela de partições permite até quatro partições primárias em um único disco ou três partições primárias e uma partição estendida.
As partições primárias são responsáveis por ter um sistema operacional vinculado a elas, sendo que apenas uma delas pode estar ativa por vez (sendo essa a do sistema operacional padrão responsável por inicializar a máquina). A estendida, por outro lado, é o contêiner que contém outras partições de dados, as chamadas partições lógicas (que não podem ter um sistema operacional vinculado, mas que não tem limites quanto ao número).
Com isso em mente, sem mais delongas, vamos ao passo a passo.
Pronto, você aprendeu a criar uma nova partição usando o Windows 10! Tenha em mente, somente, que o conteúdo que foi apresentado aqui é apenas introdutório, abordando praticamente apenas a criação de uma nova partição. Pesquise por mais conteúdo sobre o assunto e entenda as vantagens e desvantagens de realizar o particionamento, além dos tipos e esquemas de particionamento realizados pelos diferentes sistemas operacionais.
Além disso, tenha em mente que o método apresentado aqui é apenas um entre os vários existentes. Há como criar partições através de uma linha de comando no Prompt ou até mesmo através de programas de terceiros – mas tudo isso é assunto para outros tutoriais.
E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários