LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: crie uma partição no Windows 10

30 de janeiro de 2020 5

Se você nos acompanha diariamente, muito provavelmente já percebeu que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais munidos de um fácil passo a passo para que possa extrair o máximo de seus aplicativos e dispositivos.

Dando sequência a essa rotina, apresentaremos a seguir uma excelente dica para que você, estimado leitor usuário do Windows 10, possa tirar ainda mais proveito do seu computador. Ensinaremos como particionar os discos da sua máquina, separando a unidade dedicada ao sistema operacional de uma unidade voltada exclusivamente ao armazenamento de dados, por exemplo.

Crie uma partição no Windows 10

Para quem ainda não entendeu do que trataremos logo a seguir, vamos a uma breve explicação. Uma partição nada mais é do que uma divisão do espaço disponível em um disco, seja ele HDD ou SSD, sendo apenas uma separação lógica da unidade inteira.

A criação de novas partições permite que o usuário proprietário divida as suas prioridades de acordo com a sua vontade, associando um sistema operacional para cada uma das partições – reunindo todos em apenas um disco físico – ou deixando uma partição para o sistema e outra para dados, por exemplo.

Mas há algumas limitações. Existem, basicamente, dois tipos de partições: primária e estendida. Por padrão, a tabela de partições permite até quatro partições primárias em um único disco ou três partições primárias e uma partição estendida.

As partições primárias são responsáveis por ter um sistema operacional vinculado a elas, sendo que apenas uma delas pode estar ativa por vez (sendo essa a do sistema operacional padrão responsável por inicializar a máquina). A estendida, por outro lado, é o contêiner que contém outras partições de dados, as chamadas partições lógicas (que não podem ter um sistema operacional vinculado, mas que não tem limites quanto ao número).

Com isso em mente, sem mais delongas, vamos ao passo a passo.

  • Com uma conta de administrador logada no Windows 10, abra o explorador de arquivos do sistema.
    • Dica: a combinação de teclas Windows + E abre o explorador.
  • Agora, usando o botão direito do mouse, clique sobre Este Computador e selecione a opção Gerenciar.

  • Na janela de Gerenciamento do computador, clique sobre a opção Repositório > Gerenciamento de disco. Os discos e partições disponíveis serão exibidos na janela.

  • Caso você não possua um espaço não alocado, isso é, não vinculado a nenhuma partição, teremos que criar um para então realizar a criação de uma nova partição.
  • Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre uma das partições existentes e selecione a opção Diminuir Volume.

  • Na nova janela, escolha o espaço que será reduzido e clique em Diminuir. O espaço descontado será o utilizado para criar uma ou mais partições.
    • Especifique o tamanho em megabytes. Ex. 10240 MB = 10 GB; 1 GB = 1024 MB.

  • Agora que o disco foi reduzido, clique com o botão direito do mouse sobre o espaço não alocado recém-criado e, no menu de contexto, clique em Novo Volume Simples...

  • O Assistente para Novas Partições Simples será aberto; clique em Avançar.

  • Escolha o tamanho da partição que deseja criar. A nova unidade terá que ter um valor igual ou inferior ao espaço não alocado previamente criado.
    • Especifique o tamanho em megabytes. Ex. 10240 MB = 10 GB; 1 GB = 1024 MB.
  • Escolhido o tamanho, clique em Avançar.

  • Selecione a letra que será atribuída a nova partição e clique em Avançar.
    • Sob dúvida, deixe a letra pré-definida.

  • Agora, na tela de Formatar partição, escolha as configurações da sua preferência e clique em Avançar mais uma vez.
    • Sob dúvida, deixe as configurações pré-definidas.

  • Na nova tela, revise as configurações selecionadas e, se tudo estiver ok, clique em Concluir. Aguarde até que a nova partição seja criada.

Pronto, você aprendeu a criar uma nova partição usando o Windows 10! Tenha em mente, somente, que o conteúdo que foi apresentado aqui é apenas introdutório, abordando praticamente apenas a criação de uma nova partição. Pesquise por mais conteúdo sobre o assunto e entenda as vantagens e desvantagens de realizar o particionamento, além dos tipos e esquemas de particionamento realizados pelos diferentes sistemas operacionais.

Além disso, tenha em mente que o método apresentado aqui é apenas um entre os vários existentes. Há como criar partições através de uma linha de comando no Prompt ou até mesmo através de programas de terceiros – mas tudo isso é assunto para outros tutoriais.

E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos!


5

Comentários

TudoCelular Ensina: crie uma partição no Windows 10
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista