LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Project Zero: Google avisa que modificações de kernel criaram problemas para a Samsung

14 de fevereiro de 2020 4

Google e Samsung são grandes parceiras por razões óbvias: a sul-coreana é a maior fabricante de dispositivos móveis com Android no mundo. A boa relação é essencial para que o Google siga se alastrando pelo mundo com seu SO e produtos através dos smartphones dela, enquanto a Samsung se beneficia em ter um SO redondo, com ótima compatibilidade de apps.

Isso, porém, não isenta a fabricante de levar alguns puxões de orelha de vez em quando. A gigante de buscas possui o Project Zero, que caça bugs e exploits que possam prejudicar o uso do seu sistema e outros produtos. Um relatório bem extenso no blog da companhia detalhou uma falha crítica envolvendo o Galaxy A50, e apontou que ela surgiu a partir do momento em que a Samsung promoveu alterações desnecessárias no kernel do Android...


Claro, algumas modificações no kernel são necessárias para que o SO consiga trabalhar bem com os drivers proprietários das marcas. Porém, o Google ressaltou que algumas mudanças, inclusive a que causou esse problema, não era necessária e ainda criou um canal de acesso direto do kernel ao hardware, através de um recurso chamado PROCA (Process Authenticator), que acabava por permitir a execução de código remoto arbitrariamente. Resumindo, a má reprogramação desse kernel abria um canal livre para usuários mal-intencionados atacarem smartphones.

Como é de se esperar, o Google esperou a Samsung corrigir o problema para anunciar publicamente esse bug. Relatos detalhados do tipo atendem a propósitos técnicos, além de matarem a curiosidade de programadores com mais estudos de caso do tipo.

Sendo assim, vale sempre o aviso: por mais que muitos temam que atualizações possam trazer lentidão, maior consumo de bateria e por aí vai, o objetivo principal de patches mensais visa resguardar a segurança de uso do aparelho. Para se ter ideia, mensalmente apenas o Google corrige dezenas de falhas do Android e envia para as fabricantes, que somam a esse número correções de problemas específicos dos seus aparelhos, para então liberar o update via OTA.

E você, mantém sempre o seu aparelho atualizado? Conte para a gente nos comentários!

O Samsung Galaxy A50 está disponível na Fastshop por R$ 1.249. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 72 ofertas clique aqui.
(atualizado em 22 de fevereiro de 2020, às 19:32)

4

Comentários

Project Zero: Google avisa que modificações de kernel criaram problemas para a Samsung
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular