
Android 20 Mar
20 de março de 2020 96
São comuns por aqui as notícias de que o mesmo modelo da Samsung equipado com chipset Exynos perde em velocidade para aqueles com Snapdragon. Por esse e outros motivos uma petição foi apresentada no Change.org para pressionar a fabricante a parar de lançar seus flagships com o SoC de fabricação própria.
Mas o pedido não para no chipset. Os manifestantes querem ainda que a Samsung pare de usar seu próprio sensor para a câmera, e passe a adotar os modelos fabricados pela Sony.
Como alegação, dizem que os modelos com Exynos são mais lentos e têm pior duração de bateria que os celulares com Snapdragon. Consideram ainda que os sensores de câmera da Samsung são piores e que esquentam mais.
A prática de lançar modelos com chipsets diferentes conforme o mercado é uma prática já tradicional da Samsung. Normalmente, Europa e Ásia e América do Sul ficam com a versão com chip Exynos, enquanto América do Norte ganha a variante com Snapdragon.
O ponto é que, na prática, os chips não possuem desempenho igual. A Samsung ainda perde para a Qualcomm em velocidade. O Snapdragon 865 inclui os núcleos Cortex A77, que aumentam em até 20% o desempenho em comparação com o Cortex A76 no chipset Exynos 990. A GPU Adreno 650 também supera a Mali G77 dos modelos com processador da Samsung.
É difícil crer que, mesmo que a petição alcance um número considerável de assinaturas, a Samsung mude sua política de lançar seus flagships com duas variantes. Até o momento o pedido reúne 536 assinaturas, e os interessados podem participar direto na página do abaixo-assinado clicando aqui.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários