LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oito anos depois, Nokia 808 enfrenta Galaxy S20 Ultra e se mostra competidor à altura

17 de abril de 2020 87

Anunciado em fevereiro de 2012, o Nokia 808 Pureview está prestes a completar seus oito anos de aniversário e, sendo um dos smartphones mais importantes desta década ao apresentar a impressionante tecnologia Pureview aliada ao primeiro sensor do mundo com resolução de 41 MP ainda naquela época, muito antes da popularização dos sensores de 48 MP que vemos atualmente, o dispositivo ainda é comparado com grandes lançamentos da atualidade.

Com isso em mente, agora é vez de ver como o histórico Nokia 808 com apenas uma câmera e sensor de 41 MP se sai ao lado do todo poderoso Galaxy S20 Ultra com cinco câmeras e sensor princpal de 108 MP.

60.2 x 123.9 x 13.9 mm
4 polegadas - 640x360 px
76 x 166.9 x 8.8 mm
6.9 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação

Começando com fotografias diurnas com modo de 8 MP para o Nokia 808 e 12 MP para o Galaxy S20 Ultra, já vemos de imediado algumas grandes diferenças entre ambos os smartphones nas primeiras capturas lado a lado.

Na primeira comparação abaixo notamos como o Galaxy S20 Ultra oferece um alcance dinâmico muito mais amplo com maior distinção entre as áreas mais claras e mais escuras da imagem e ótimo controle de detalhes nas pétalas da flor, enquanto o Nokia 808 se destaca pelas cores mais fortes e contraste maior.


O mesmo ocorre na imagem abaixo: a diferença entre ambos os smartphones se destacam: enquanto o S20 Ultra continua oferecendo mais detalhes na parede e com áreas claras e escuras mais nítidas, o 808 apresenta um alto contraste aliado com cores mais fortes e pronunciadas.

Isso se dá, especialmente, devido ao software e processamento. Nos modelos mais atuais as fabricantes começaram a apresentar mais destaque para a inteligência artificial e aprendizado de máquina para adaptar a câmera para praticamente todo tipo de cenário, oferecendo o melhor resultado com base em centenas de testes realizados antes do lançamento do smartphone. Isso permite que o sistema seja treinado com maior precisão para detectar a melhor configuração para o momento específico.


Entre outras capturas disponibilizadas pelo comparativo no vídeo, vemos que o Nokia 808 continua lidando com os mesmos problemas. Na foto abaixo do pôr do sol, vemos que o Galaxy S20 Ultra mostra toda a cena de forma uniforme com cores excelentes, enquanto que do outro lado o Nokia 8080 deixa o céu superexposto por oferecer um alcance dinâmico mais limitado.


Entretanto, essa falhas não garantem que o Galaxy S20 Ultra seja o melhor em todos os cenários e fotografias. Na comparação abaixo podemos ver claramente a gigantesca vantagem do Nokia 808 frente ao modelo lançado oito anos depois.

Com o zoom ajustado para 2x, vemos os 41 MP do Nokia 808 ser muito mais capaz de lidar com o cenário do que os 108 MP da lente principal do Galaxy S20 Ultra, que embora ofereça mais cores, perde completamente os detalhes para o concorrente.


Outra grande diferença fica para as fotografias noturnas. Enquanto o Galaxy S20 Ultra ainda consegue lidar melhor com granulação e ruído, ele acaba perdendo muito mais para um detalhe tão importante quanto: o ajuste na temperatura de cor.

Enquanto o flagship mais caro da Samsung até agora conta com fotografias extremamente quentes e tons completamente amarelados, o Nokia 808 de oito anos consegue gerenciar muito bem os cenários e ajusta o balanço de branco para o mais natural possível, devolvendo a cor esverdeada à couve-flor e apresentando um cenário externo branco e azulado.

No comparativo abaixo você pode ver muito claramente a diferença enorme entre o alcance dinâmico nas câmeras atuais. Enquanto S20 Ultra consegue reduzir a exposição das áreas mais claras como as regiões de reflexo das lâmpadas, o Nokia 808 mantém a exposição travada com um baixíssimo alcance, estourando a região das luzes com um brilho não natural.

Outra comparação muito interessante fica para estas duas fotos. Mesmo com os já muito citados oito anos de diferença entre ambos os smartphones, vemos que a imagem final é praticamente idêntica, com exceção de que a fotografia no Galaxy S20 Ultra é mais clara do que a do Nokia 808, sendo notável a diferença na calçada e nas fachadas dos prédios.

Mas quando você olha mais perto, a diferença se torna ainda maior e a explicação do porquê a foto do Nokia 808 é mais escura vem à tona. Para oferecer uma imagem mais definida, o software do Nokia 808 reduz a exposição para tornar a imagem mais escura e não precisar manter o obturador aberto por muito tempo, o que faria com que pequenos movimentos da mão do usuário passe para o smartphone e faça o sensor tremer.

Isso pode ser visto de forma curiosa no Galaxy S20 Ultra: mesmo com a lente principal oferecendo estabilização óptica, a exposição mais alta faz com que mais brilho entre pelo sensor e os mínimos movimentos em milésimos de segundos tornem a imagem menos definida quando o zoom é aplicado.

Você pode ver pelas configurações que o software da Samsung ajustou a velocidade de abertura para 1/50 (mais tempo de obturador aberto) com ISO 500 (mais granulação). Em contrapartida, o Nokia 808 apresenta uma velocidade menor de 1/17 e ISO 320 com menos granulação, oferecendo uma imagem mais escura, mas também com menos ruído e maior definição.


No fim, o próprio canal apresenta as pontuações em todas as categorias e apresenta o veredito: o Nokia 808 Pureview conquista 18 pontos no total, enquanto o Galaxy S20 Ultra chega ao final também com 18 pontos.

Isso acontece, em especial, porque enquanto o smartphone da Samsung é excelente em algumas características como alcance dinâmico, controle de contraste e na preservação de detalhes e baixo ruído em todas as condições de luminosidade, o velho Nokia 808 ainda oferece performance surpreendente para cores em todas as condições de luminosidade, e ótimas fotos em resolução máxima e durante o dia.

Você pode conferir o vídeo completo no player abaixo.

(atualizado em 18 de abril de 2024, às 03:06)

87

Comentários

Oito anos depois, Nokia 808 enfrenta Galaxy S20 Ultra e se mostra competidor à altura
  • A prova de que mais câmeras e megapixels não significam mais qualidade

    • Celular virou sinônimo de câmera fotográfica.
      Todo posto de tecnologia de celular novo é a disputa por câmera.

      • Sem contar que foto noturna esse Nokia da um show. Tem flash de xenon

          • podia ter mencionado o preço do Nokia 808 na época.do lançamento. Ralmente a nokia era capaz de fazer lançamentos incríveis. Sinto saudades. Eu tenho um Nokia E72 que usa Symbian mas na época era top. Fazia OCR de textos e de cartão visitas, tem bússola magnética, rádio FM sem precisar antena, GPS, falava o nome do contato quando recebia ligação, faz foto macro a 5cm com câmera de 5mp, teclado físico muito ergonômico, e muitas coisas que hoje fazem falta aos mais básicos celulares com Android. Aliás esse E72 ainda usa a bateria original e funciona, porém estraguei os alto-flantes e microfone quando derrubei um líquido (extrato de própolis). Não era à prova de líquidos.

            • Meu Nokia NO tira fotos melhores que qualquer Samsung...

                • A pergunta é, em todas as fotos as pessoas conseguem identificar os objetos, as paisagens, em fim tudo que está na foto? Sim... Um exemplo são as televisões, uma tela melhor que a outra mas quando vc assiste um filme consegue entender tudo!
                  Claro que tem diferença mas continua sendo nítido!

                    • A velha história " panela velha que faz comida boa"
                      Torço para que um dia a Nokia volte, ou para Android ou windows, que venha pra qualquer uma, espero ela de braços abertos.%uD83D%uDE09%uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7

                      • Onde eu consigo um...
                        Nokia desse?kkk

                        • Li um rascunho de uma reportagem de um jornalista Finlandês que iria virar um livro, sobre a caída da Nokia naquela época, a adoção do windows phone, e não adoção do Android.
                          E a verdade foi essa: Foi tudo culpa da Nokia, dos seus gestores, e suas decisões!
                          A Apple tava com uma escalada meteórica com o iphone, vendendo muito, e fazendo um sucesso absurdo.

                          A Google já estava com o android e estava procurando uma empresa no ramo para uma possível parceria, então de primeira ela foi atrás da Nokia que era líder na época, então a Nokia queria alguns privilégios e exclusividade, então a Google ficou de pensar no assunto, pois teve um impasse com o Nokia Maps na época.

                          Então teve uma feira de tecnologia e a Google apresentou o android para outras fabricantes, aí a Samsung e LG ficararam interressados. E menos de um ano a Samsung junto com a Google lança um smartphone com android.... e a escalada do sucesso começa....!!!

                          A Nokia perdendo rios de dinheiro desesperada.....corre atrás da Google novamente, só que a Google dessa vez não oferece nenhum privilégio, mas mesmo assim a Nokia iria lançar um smarphone com android !

                          Então surge aí a toda poderosa microsoft na parada, que estava com o windows phone, então a Microsoft ofereceu muito, mais muito, muito dinheiro para a Nokia não lançar smartphone com android, e adotar o windows phone como OS principal, o resto todos já sabem, no inicio Nokia e microsoft estavam engajadas, trabalhando juntas, mas logo vieram os prejuízos, a dificuldade com os aplicativos, os desenvolvedores não simpatizavam muito com a Microsoft.....e a grana tava indo embora, a Microsoft tava gastando mais que ganhando.....e os inúmeros problemas pessoais estavam acontecendo.

                          A Microsoft que não é amiga de ninguém, quis aproveitar o momento frágil da Nokia e deu um golpe final, que foi a compra do setor de dispositivos, mas o jornalista disse que o interesse da Microsoft era tentar ficar com as patentes da Nokia, a propriedade intelectual(patentes) é uma das maiores do mundo, mas o máximo que Microsft conseguiu foi alguns licenciamentos e a compra de algumas não tão importantes ou relevantes demais......!!!!

                          Resumindo: Tudo culpa da Nokia e seus líderes,acionistas, vacilaram feio, tomaram decisões erradas,a Samsung arriscou e hoje é líder.....!!! A Nokia sem dúvidas seria líder mundial em vendas se tivesse escolhido o android como OS principal, na época em que a Google foi atrás dela.....!!! Quando a HMD lincenciou a marca Nokia , um dos chefes da antiga nokia disse: Naquela época tínhamos tudo para ser uma potência hoje, e por decisões erradas e vaidade, teremos que começar do zero novamente..!!!

                          Essa foi a parada que rolou.......A Nokia tomou a decisão errada indo para o windows phone, a Microsoft pulou o barco e deixou a Nokia morrer....!!!

                          • Saudades das inovações que a Nokia trazia em câmera e pro Windows Phone. Estava muito a frente do seu tempo e, inclusive, Nokia e WP eram criticadas por serem diferentes demais. Hoje a gente vê várias coisas sendo copiadas pelos outros OS (modo realmente escuro era padrão do WP desde a primeira versão, por exemplo)...

                              • Só quem conheceu a antiga Nokia se lembra dos aparelhos indestrutíveis, qualidade excelente e caixa recheada de acessórios, hoje em dia as fabricantes estão tirando até o carregador, triste demais!!!%uD83E%uDD7A%uD83E%uDD7A%uD83E%uDD7A

                                • Porque ainda era Nokia raiz. Infelizmente a Nokia morreu.

                                    • A contradição no TC:

                                      O site falou mal da pontuação do smartphone da Realme, que tirou "apenas" 95 no DxOMark
                                      Mas fala bem de um smartphone da Nokia que tirou apenas 61 no mesmo teste

                                      Vai entender kkkkk

                                      • Engenheiros da Nokia daquela época que criaram a tecnologia Pure View, um trabalha na Apple , 2 na Huawei , e o outro trabalha na HMD !!! Li isso um tempo atrás no Nokiapoweruser ! O mais experiente trabalha na Apple !!! A Nokia fez escola nessa época !!! Tenho um Nokia 7 plus .....instalei o Gcam e a câmera teve uma melhora bem significativa !!! Lentes Zeiss faz muita diferença !

                                          • Tô chocado o_o

                                              • Caramba e sse Nokia e melhor que meu Xiaomi kkkkk
                                                Sério.

                                                  • Tambem olha a grossura do corpo desse smartphone tem que ter um sensor bom esmo se a sansung nao ligasse pra aparencia r lancasse o s20 com 2cm de lagura dava pra botar um sensor maior memso esse nokia ta mais pra camera celular docque celumar camera

                                                    • Impressionante

                                                        • É uma pena a Nokia ter morrido

                                                          • Se a jumenta da nokia na época fosse pro Android, ao invés ter ido pro Windows, hoje ela provavelmente continuaria líder de mercado em celulares e líder em câmera! Só acho!!!!

                                                              • Fato, até porquê Samsung e LG lançavam cada tranqueira que só Deus na causa, já a Nokia se preocupava com a qualidade dos seus produtos, além das câmeras dela serem as melhores disparadas, e hoje em dia que estão tirando até o carregador da caixa dos celulares, a Nokia com seus diversos acessórios inclusos seria rainha!!!

                                                                  • E ainda naquela lamúria toda da Nokia, eles lançaram 3 Android depois do Windows Phone: Nokia X, Nokia X+1 e Nokia XL.
                                                                    Mas ali ela só comprou o software e fez de tudo para que ele ficasse semelhante ao WP. Mesmo assim, eu achava que daria certo ela ficar no Android naquela época.

                                                                      • Ela esteve disponível e ninguém quis investir, só a Microsoft.

                                                                          • Vc está enganado. Quando o android nasceu, a Nokia era líder absoluta e vc vem dizer que "ninguém quis investir"? A Nokia foi a primeira a ser procurada pela google pra usar o android, mas algumas exigências da Nokia fizeram o acordo não ir pra frente. Depois que o android cresceu e que a Nokia viu que estava perdendo, ela ia começar a usar o android, mas ai surgiu a Microsoft... E o resto, todos ja sabem.

                                                                              • Vc está enganado. Quando o android nasceu, a Nokia era líder absoluta e vc vem dizer que "ninguém quis investir"? A Nokia foi a primeira a ser procurada pela google pra usar o android, mas algumas exigências da Nokia fizeram o acordo não ir pra frente. Depois que o android cresceu e que a Nokia viu que estava perdendo, ela ia começar a usar o android, mas ai surgiu a Microsoft... E o resto, todos ja sabem.

                                                                                • Ou tivesse simplesmente investido no próprio MeeGo, chamando desenvolvedores, e mantendo uma terceira via quando ainda era possível.

                                                                                    • MeeGO seria um sério concorrente ao android, certamente as Asiaticas iriam utilizar em peso.
                                                                                      Nokia reinaia em camera certamente.
                                                                                      Imagine como seria a Nseries hoje?

                                                                                        • Pois é, deveriam ter investido pesado ali ao invés de descartar o projeto pra investir todas as fichas no Windows Phone. E nisso eu culpo o Elop 100%.

                                                                                            • Elop foi o cavalo de Troia da Nokia. A Nokia ainda tinha salvação mas ele tomou decisões equivocadas. Tenho minhas dúvidas se o Meego iria vingar, não pela qualidade, já que o Meego era muito avançado e tinha, entre outras coisas, uma navegação por gestos mais eficiente que iOS e Android ainda hoje, mas já naquele tempo a sensação era de que a Nokia havia perdido o timing, que já era tarde demais pro Meego emplacar (pro plano da Nokia ter dado certo ela deveria ter lançado o N8 em 2009, em vez de ter insistido no esquisito e problemático N97, e o N9 em 2010 (embora acho que deveria ter de início um design mais próximo ao do N8 para que fosse mantida a câmera de 12 mpx, e num segundo momento o design que depois foi aproveitado nos Lumias), assim tinha dado tempo o Meego ganhar espaço. Outra alternativa era a Nokia ter ido de cabeça no Android, com seus recursos exclusivos à época e com ícones semelhantes aos que usava no Meego e Symbian Anna e de cara a câmera do N8 em um flagship Android.

                                                                                        • só no quesito foto, sim pode apresentar um ótimo resultado, queria ver tambem um comparativo com o panasonic lumix CM1, primeiro celular a vir com sensor de camera que é utilizado em cameras profissionais, outro fator tambem importante seria nestes comparativo ai a filmagem, afinal é um recurso bem importante relacionado a camera

                                                                                            • Caramba não fazia idéia que existia celular com câmera profissional!!!%uD83D%uDE31%uD83D%uDE31%uD83D%uDE3 1

                                                                                                • Olha filmagem não é o forte do 808,tenho ele e o lum

                                                                                                        • A Nokia fez o 808 pra ser uma espécie de cobaia da câmera que usaria no Lumia 1020 (e também criar expectativa). A Nokia não surpreendia nas câmeras desde o N8, desde então N9 e os primeiros Lumias estavam até abaixo do que as concorrentes ofereciam. Quando o 808 saiu, a expectativa por um Lumia com a essa câmera foi enorme, e a Nokia ainda trollou todo mundo. Esperava-se essa câmera no Lumia 920, que quando foi lançado veio de novo com 8 mpx, e na nomenclatura de então a família 900 era a de gama mais alta, mais aí veio o 1020, que infelizmente foi o último suspiro de grandeza da Nokia.

                                                                                                            • Mas mesmo com 8mpx o Lumia 920 dava um pau nos topa da época. Era referência em estabilização óptica, amém fale que até hoje os lumias tops são referência em captação de áudio, nenhum celular hoje tem tanta qualidade na captação de áudio quantos os lumias tops de antes

                                                                                                                • Fora que ter mais megapixels não significa maior qualidade de fotos, a Apple usou por muito tempo câmeras de 8MP nos seus tops de linha e as câmeras dela sempre foram vistas entre as melhores da época!!!

                                                                                                          • Flash xenon faz muita diferença.
                                                                                                            Capacidade muito maior de conservar as cores corretas no escuro.

                                                                                                              • Parei de ler no "...e mostra que ainda é um competidor à altura". Que coisa patética

                                                                                                                • Tenho um 808 e um lumia 1020 que câmeras!!!!

                                                                                                                  • Eu tenho esse 808 e mesmo hoje ainda é um baita celular para fotos. Eu só imagino do que ele seria capaz, hoje, se tivesse um Android Go e uma GCam...

                                                                                                                    • Já passamos da metade de abril e nada sobre o zenfone 7.
                                                                                                                      Será que não vai ter?

                                                                                                                        • Até agora só teve uma matéria sobre uma suposta imagem do zenfone 7 (que foi publicada aqui no TC, inclusive)
                                                                                                                          Com base na suposta imagem, ele teria 3 câmeras traseiras e teria notch na tela

                                                                                                                          Se for isso mesmo, prefiro meu zenfone 6 kkkk

                                                                                                                          • Prefiro as fotografias do Nokia. Na imagem com zoom, fica nítido a processamento forçado que o Galaxy tem, enquanto no 808, fica bem mais " natural"

                                                                                                                              • Pixel de 1.4 não levou pau pau do de 2.4 à noite.
                                                                                                                                Qdo eu digo que tamanho depixel só importa em iso muito alto (acima de 6400) há que duvide.

                                                                                                                                  • Sdds da Nokia de vdd!

                                                                                                                                      • Nokia 808 PureView ainda é benchmark de fotografia mobile, nem o Lumia 1020 conseguiu superá-lo. Isso só reforça o caminho enorme que a HMD tem a percorrer se quiser voltar a representar realmente o nome Nokia.

                                                                                                                                          • Até porquê não os atuais Nokia metade do que eram os antigos, aquele Nokia 2.3 não deveria nem ter sido lançado!!!

                                                                                                                                              • HMD tem que pegar a filososfia de qualdiade da Nokia de decadas atras.
                                                                                                                                                Poderiam relancar o 808 com hardware e software de camera atualizados, e uma baita bateria.

                                                                                                                                                  • O problema é que a Nokia ficou muito tempo fora do mercado e perdeu o know-how que tinha na área e teve de recomeçar do zero e nesse tempo as outras marcas avançaram muito. Também mudou muito o mercado consumidor (o que o público quer em câmeras de celulares não é a mesma coisa que queria na época do Lumia 1020. A HMD sentiu isso na pele com o Nokia 9) e a Nokia precisa de muito investimento e pesquisa antes de recuperar sua posição de destaque, mas primeiro é encurtar a distância pra depois pensar em como superá-los.

                                                                                                                                                  • 1020 tem hardware inferior usando 1/1.5"

                                                                                                                                                      • Vdd

                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                        Windows

                                                                                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista