LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ENEM 2020: MEC divulga novo prazo para inscrições e novidades sobre isenção de taxas

22 de maio de 2020 2

Atualização (22/05/2020) - Por EB

Já noticiamos recentemente que as inscrições para o ENEM tinham se iniciado em 11 de maio, entretanto, agora uma nova mudança chegou após o governo anunciar o adiamento do exame por conta das dificuldades causadas pelo coronavírus, afinal, a América do Sul se tornou oficialmente o novo epicentro da pandemia, segundo um anúncio da OMS.

Hoje então, Abraham Weintraub, que é Ministro da Educação, postou em rede social uma mensagem onde diz ter prorrogado as inscrições para o exame, que ainda segue sem data prevista para realização. Na mensagem ele afirma que as inscrições poderão ser realizadas até as 23:59 do dia 27 de maio e os boletos sobre taxas podem ser pagos até o dia 28 do mesmo mês.

A decisão também foi divulgada pelo Inep, que é responsável pelo exame.

A decisão certamente partiu das diversas reclamações dos estudantes para realizar as inscrições com erros ao percorrer as páginas do exame, boletos não gerados, falhas ao confirmar o pagamento das taxas e outros problemas que foram relatados por diversos usuários no Twitter.

O próprio Conselho Nacional de Secretários de Educação já havia enviado um ofício ao Inep solicitando prorrogação das inscrições nesta quinta-feira, 22 de maio.

Isenção de taxa de inscrição e balanço de inscrições

O Inep ainda informou que todos os estudantes que têm direto a gratuidade para realizar o exame, mesmo que não solicitem, terão acesso ao benefício. Além disso, aqueles que solicitaram, mas não compareceram ao ENEM 2019 na mesma modalidade também terão o benefício garantido caso o solicitem, diferente do que foi anunciado anteriormente, onde eles perderiam a gratuidade.

A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 28 de maio.

Ainda vale dizer que todos os candidatos, aqueles que solicitaram isenção de inscrição ou não, devem se inscrever para participar do ENEM 2020.

Por fim, o Ministro da Educação divulgou um balanço das inscrições onde mais de 5 milhões de estudantes já haviam se inscrito: 4.926.368 para a modalidade tradicional, impressa, e 101.100, no ENEM digital.

Por fim vale lembrar que o ENEM 2020 tanto em versão digital quanto impressa ainda não tem datas específicas para ocorrer.

Atualização: (18/05/20) - Por DB

Alvo de polêmicas desde o início das inscrições, na últimas semana, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi oficialmente adiado. A ideia é, segundo decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), que a nova data do exame seja adiada entre 30 e 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

O governo enfrentou questionamentos judiciais, que cobravam o adiamento da prova por conta dos efeitos da pandemia de COVID-19, que levou à suspensão das aulas presenciais. A postura do ministro da Educação, Abraham Weintraub, era de manutenção da data inicial, mesmo acionados por órgãos como a Defensoria Pública da União. Foi demovido da ideia após ouvir líderes do Centro.

Esse debate chegou ao Congresso Nacional, e o Senado votou com ampla maioria pelo adiamento (75 votos a favor e um contrário), e o texto seguirá para a Câmara dos Deputados. O governo afirmou que fará uma enquete com os envolvidos na questão para definir se o novo exame será adiado por 30 ou 60 dias.

Post original - (11/05/20):

ENEM 2020: inscrições começam hoje; veja como fazer e o cronograma do exame

Apesar dos problemas provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020) começaram nesta segunda-feira (11). De acordo com o Ministério da Educação, os estudantes podem fazer o cadastro no site oficial até o dia 22 de maio.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre os dias 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, aplicativos ou Correios. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) também esclarece que mesmo aqueles estudantes que obtiveram a isenção da taxa devem se inscrever no ENEM.

Além disso, o INEP explica que a isenção será garantida para todos que se enquadrem nos perfis especificados do edital, mesmo que o aluno não tenha feito o pedido formal:

A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.

Como se inscrever

Para realizar a inscrição do ENEM, o usuário vai informar o número do CPF e do RG. O sistema deve auxiliar na obtenção de uma senha de acesso, que também será usada posteriormente para verificar o cartão de confirmação e o resultado da prova.

O aluno ainda precisa fornecer um número de celular e um e-mail válido para que o INEP possa enviar comunicados. Segundo o órgão, até 22 de maio será possível modificar algumas informações: trocar município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e atualizar dados de contato.

Entre os dias 25 de maio e 12 de junho será possível fazer a solicitação do atendimento pelo nome social.

Além disso, a escolha pela prova imprensa ou digital será feita na inscrição e não poderá ser alterada. Já a divulgação do Cartão de Confirmação só acontecerá em outubro, mas ainda não há um dia específico para que isso ocorra.

Cronograma
  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
  • Solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 11 a 22 de maio
  • Solicitação para tratamento pelo nome social: 25 de maio a 1 de junho
  • Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição, com os locais de prova: A definir data em outubro
  • Provas presenciais: 1 e 8 de novembro
  • Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: 11 de novembro
  • Provas Enem digital: 22 e 29 de novembro
  • Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro
  • Resultado individual: janeiro de 2021

2

Comentários

ENEM 2020: MEC divulga novo prazo para inscrições e novidades sobre isenção de taxas
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 31.199 mortes em 555.383 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Lançamentos

Fone Realme Buds Q tem lançamento confirmado no mercado indiano com preço baixo

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020