Android 25 Jun
Pesquisa encomendada pela BGS (Brasil Game Show) junto ao Datafolha revelou o perfil e as preferências do gamer brasileiro. E, segundo esse estudo, quatro em cada dez brasileiros com idades acima de 12 anos têm o hábito de jogar videogame. E a maioria desses jogadores são homens com idade média de 30 anos e moradores da região Sudeste.
O levantamento ouviu, no primeiro trimestre de 2020, 2.446 pessoas de 145 municípios do país. E os dados são os seguintes: entre os 40% da população que jogam (67 milhões de brasileiros), 35,5 milhões (53%) são homens e 31,5 milhões (47%) são mulheres, com idade média de 30 anos. A maioria dos gamers brasileiros mora na região Sudeste (44%) e Nordeste (28%), seguidos por moradores do Sul (13%), Norte (8%) e Centro Oeste (7%).
A pesquisa procurou entender, além do perfil socioeconômico, as preferências, como principais motivações para jogar e gêneros preferidos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O dado de maioria masculina contrasta com a Pesquisa Game Brasil, divulgada em junho, que mostrou o perfil feminino como o que mais joga.
Os estilos preferidos dos que se consideram gamers são variados: ação e aventura (39%), esportes (26%), estratégia (23%) e corrida (21%), e a maior parte dos entrevistados tem o hábito de jogar dois tipos de jogos. E ainda há um dado importante sobre eSports: 40% dos gamers afirmaram que acompanham os eSports, especialmente os homens mais jovens, com idade de até 24 anos.
O fundador e CEO da Brasil Game Show, Marcelo Tavares, avalia que a pandemia de coronavírus deve mudar os hábitos dos gamers, já que, em janeiro, um terço dos gamers diziam jogar todos os dias, com consumo semanal médio de 11 horas e meia, e acredita que a próxima edição deverá mostrar horários mais largos.
Entre os entrevistados que se consideram gamers, 80% dos entrevistados veem nos jogos como uma opção de entretenimento, diversão e passatempo. A pergunta, que poderia ter mais de uma resposta, revelou ainda que 22% disseram jogar porque gostam; 11% para descansar e relaxar; 3% para exercitar a mente e a memória, e 2% para interagir com amigos e parentes.
Sempre foi um desafio encontrar dados que refletissem a realidade do mercado brasileiro de games, e o trabalho feito em parceria com o Datafolha muda totalmente este cenário. Há mais de uma década estamos em contato direto com os jogadores e as principais empresas do setor, e queremos aproveitar essa expertise para produzir e oferecer conteúdos e informações relevantes a todos aqueles que, no Brasil e no exterior, se interessam pelo nosso mercado”.
Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Show
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