LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Após App Store, Google Play Store também remove o Fortnite da plataforma

14 de agosto de 2020 67

Atualização (14/08/2020) - BB

Ontem a Epic Games pegou a Apple de surpresa ao atualizar o Fortnite e disponibilizar uma plataforma de pagamento in-game, para contornar o sistema de pagamento interno da App Store e evitar a fatia de 30% que a gigante de Cupertino fica sob cada compra realizada na plataforma. Com isso, os gamers podem comprar os pacotes e expansões para o jogo direto pelo app do Fortnite, sem recorrer ao sistema de pagamentos da maçã.

Em decorrência disso, a Apple removeu imediatamente o Fornite de sua loja de aplicativos, o que levou a produtora do jogo a processar a empresa.

No entanto, essa alteração não foi apenas para o jogo para iOS, e o aplicativo para Android também recebeu a mesma atualização.

Embora tenha levado um tempo a mais para banir o jogo, o Google – por fim – tomou a mesma decisão e o Fortnite não pode mais ser encontrado e baixado pela loja oficial de aplicativos da gigante das buscas.

Em declaração oficial, a empresa explicou a remoção do jogo de sua plataforma e enfatizou que cada decisão é tomada para manter a loja segura para os seus usuários e justa para todos os desenvolvedores:

O ecossistema aberto do Android permite que os desenvolvedores distribuam aplicativos por meio de várias lojas de aplicativos. Para desenvolvedores de jogos que optam por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas para os desenvolvedores e mantêm a loja segura para os usuários. Embora Fortnite permaneça disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo no Play porque viola nossas políticas. No entanto, agradecemos a oportunidade de continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play.

Em decorrência da remoção do Fortnite da Play Store, o a Epic também abriu um processo contra a empresa por supostas violações antitruste. Na ação, a produtora alega que as regras de pagamento da Play Store constituem um monopólio e, portanto, uma violação da Lei Sherman e da Lei Cartwright da Califórnia.

Vale destacar que, assim como o Google explicou na própria declaração, o Fortnite ainda pode ser instalado no Android – porém não pela Play Store. Isso só acontece no sistema operacional da empresa de Mountain View, no entanto, já que esta permite a instalação de aplicações fora de sua loja oficial ou por meio do arquivo apk.

Dessa forma, seus usuários podem baixar o jogo no site oficial da Epic Games ou pela loja de aplicativos da Samsung, a Galaxy Store, para aqueles que tenham um dispositivo da sul-coreana.

No entanto, é importante destacar que os usuários do iOS não possuem essa oportunidade, já que não é possível instalar apps fora da App Store. Portanto, para estes, o jogo foi banido completamente.

Texto original (13/08/20)

Treta! Apple remove Fortnite da App Store e Epic Games entra na justiça

Algumas horas após a Epic Gamer realizar o lançamento de um método de pagamento externo para contornar as taxas impostas pela App Store e Play Store, a Apple anunciou, por meio de nota oficial, a remoção do jogo Fortnite da plataforma, gerando mais um capítulo em uma polêmica que parece estar longe de acabar.

De acordo com as alegações da empresa, esta remoção foi realizada pela realização de uma ação que vai contra as diretrizes do site, onde é necessário que os desenvolvedores foquem em manter somente o método de pagamento da Apple para evitar falhas na segurança dos dados dos usuários, de maneira que possa comprometer os mesmo. As justificativas foram detalhadas na nota abaixo:

Comunicado oficial da Apple

Hoje, a Epic Games deu o passo infeliz de violar as diretrizes da App Store que são aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores e projetadas para manter a loja segura para nossos usuários. Como resultado, seu aplicativo Fortnite foi removido da loja. A Epic habilitou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store em relação aos pagamentos no aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem produtos ou serviços digitais.

A Epic tem aplicativos na App Store há uma década e tem se beneficiado do ecossistema da App Store - incluindo suas ferramentas, testes e distribuição que a Apple fornece a todos os desenvolvedores. A Epic concordou com os termos e diretrizes da App Store livremente e estamos felizes por terem construído um negócio tão bem-sucedido na App Store. O fato de seus interesses comerciais agora os levarem a pressionar por um acordo especial não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja segura para todos os usuários. Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações para que eles possam devolver o Fortnite à App Store.

E não para por aí!

Depois que a Apple executou a remoção, a Epic Games informou através da conta do jogo Fortnite no Twitter que está tomando as medidas cabíveis para que a empresa comandada por Tim Cook seja responsabilizada pela ação por meio de um processo judicial.

Segunda a empresa, a gigante de Cupertino está realizando uma ação de monopólio, algo que a mesma há havia mostrando-se contra em 1984, quando, durante o lançamento do primeiro Macintosh, ela fez com que o produto fosse uma quebra dessa dominância para gerar uma concorrência justa.

Para ajudar a aumentar ainda mais a polêmica, bem como demonstrar a força que a comunidade de jogadores tem, a Epic Games divulgou um teaser mostrando a quebra de domínio em conjunto com a solicitação de que os fãs utilizem a hastag #FreeFortnite para obrigar a Apple a voltar atrás na remoção.

Fortnite

Desenvolvedor: Epic Games

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


67

Comentários

Após App Store, Google Play Store também remove o Fortnite da plataforma
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista