LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vem, custom ROMs! Código fonte do Android 11 já está disponível para download no AOSP

09 de setembro de 2020 3

A versão final – e estável – do Android 11 finalmente foi liberada pelo Google ontem (08) e algumas fabricantes já confirmaram a chegada de suas respectivas versões do software, como a Realme, a Xiaomi, a OPPO e a OnePlus. Enquanto a Realme anunciou uma versão de testes limitada a 100 usuários, a Xiaomi, por outro lado, já divulgou que dois de seus flagships – o Mi 10 e o Mi 10 Pro – receberão o update, e adicionou o POCO F2 Pro à lista de dispositivos compatíveis com o programa de testes beta do sistema.

Agora, em atenção ao fato de ser um sistema de código aberto, a gigante das buscas acaba de liberar o código fonte da nova versão do sistema operacional no AOSP – ou Android Open Source Project. Lá, entusiastas e desenvolvedores poderão baixar o arquivo e “mexer” no sistema para criar suas próprias soluções.

Como de costume, o Google sempre libera o código fonte do software após a versão estável ser anunciada. Geralmente, os códigos são bem similares aos que são utilizados nos dispositivos Pixel. No entanto, para o Android 11, alguns recursos extra foram implementados para um melhor gerenciamento da bateria.

Um deles é um recurso de proteção da bateria que diminui o limite de carga quando o aparelho está conectado à energia por muito tempo. Além disso, o próprio software possui um gerenciamento que congela aplicativos em cache que não estão em uso há muito tempo. Há relatos, ainda, que o Google trabalha na implementação de um novo controle de volume deslizante dedicado especificamente para seu Assistente digital

ROMs personalizadas

A liberação do código no AOSP é a porta de entrada para desenvolvedores terceiros criarem suas próprias custom ROMs, que são as versões modificadas do Android, que geralmente possuem vários recursos e funcionalidades extras. Dentre as principais ROMs personalizadas estão a Ressurrection Remix e a LineageOS. Esta última, inclusive, deu indícios no Twitter de que já trabalha em uma nova versão baseada no Android 11:

"É hora de começar a fazer algo de novo? Vamos começar a retomada justa"

E aí, está ansioso pela chegada de Custom ROMs do Android 11 ou prefere ficar na versão oficial do Google? Comente sua opinião com a gente no espaço abaixo.


3

Comentários

Vem, custom ROMs! Código fonte do Android 11 já está disponível para download no AOSP
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista